16 de fevereiro de 2011

 "Carta Aberta – Walter Silva". Por Walter Silva – Professor e músico.


                        Apenas a retórica como resposta de apoio.


Caros amigos e amigas, saudações!


          É com imensa tristeza que venho através desta, informar lhes que os trabalhos do Projeto Artes vs Lixo Cultural estão suspensos por tempo indeterminado. Assim, a turnê nas escolas públicas de Mossoró, e os trabalhos do GETA (grupo de Estudo, Trabalho e Apoio do projeto), estarão também suspensos, o intuito principal desta carta é para que todos(das) aqueles(las) que apoiam moralmente, torcem, conhecem e gostam do projeto, e as escolas que estão esperando o início da turnê 2011, fiquem sabendo o porque do atraso e o possível fim do projeto.

          Apesar de ter sido contemplado com a Lei Municipal de Cultural (Vingt un Rosado) em 2009, para o exercício de 2010, funcionou precariamente por atrasos na capitação dos recursos devido a necessidade de correções na lei e decreto, os quais não foram feitos em tempo habil e insuficientes para o devido funcionamento da mesma.

         Mas, com uma parceria feita com UERN começou a entrada de recursos e que mesmo de forma precária condições de terminar os trabalhos em 2010 e fazer lançamento para o ano de 2011. Para concluir os trabalhos propostos para o ano anterior.

          Mediante estes entraves da lei, e com a portaria de trancou o orçamento do município, recentemente, mais um fator de atraso nos repasses de recursos. Parcerias firmadas e o impedimento de novas estão travadas, e a previsão de liberação de recursos pela Prefeitura de Mossoró é para abril/2011.

          Até lá, se não aparecer alguma novidade e ajuda ao projeto, estará tudo suspenso. E se caso a partir de abril não houver condições de entrada satisfatória de recursos para cobrir as despesas e compromissos financeiros já assumidos, que desde 2010 geraram dívidas que prejudicaram o projeto e a mim, na condição de coordenador e executor do projeto. Caso não tenha novos apoios financeiros, pois é fato, de que nenhum outro apoio surgiu para o projeto se não o da lei.

          Apenas a imprensa local, rádios , jornais e TV´s estiveram sempre disponíveis a ajudar este trabalho, a iniciativa privada que muito foi procurada por mim, como também autoridades públicas locais, empresários de varias áreas, e destes tive apenas a retórica como resposta de apoio.


          Então, concluindo, peço desculpas as escolas pré-selecionadas para os trabalhos em 2011 pelo atraso de início dos trabalhos. E deixo clara essa possibilidade, mediante a asfixia financeira e o silêncio, a imobilidade dos que podem e não fazem nada pela educação e cultura, será decretado o fim do projeto em Mossoró por falta apoio!

          Mas, desde já, quero agradecer aos bravos(as), que sempre me deram força até aqui, entre tantos, aos mais de 25 mil estudantes, professores e amigos que conheceram de perto neste 09 anos a minha "luta" contra O Lixo Cultural!

 Sem mais, abraço a todos(das),

José Walter da Silva.

          Nota do Editor:

          Tem nada meu caro professor WALTER DA SILVA, pela não continuidade do Projeto que combate o lixo cultural, que ficará paralisado por tempo indeterminado na cidade de Mossoró.

         A sua dedicação, o seu zelo, a sua persistência, a sua teimosia em levar ao maior número possível de pessoas, os objetivos daquele projeto, não se perderão no tempo e no espaço e serão sempre lembrados por aquelas pessoas (entre elas me incluo) que admiram o que é belo, o que é salutar, o que é arte.

          Esperamos que um dia, as autoriades que se dizem responsável pela cultura de um povo, de uma cidade, possam reconhecer a importância do seu trabalho e apoiem mais, ou melhor, passem a apoiar iniciativas dessa natureza.

         Mossoró ficou menor um pouco, com a paralisação das atividades do projeto. Os meios culturais da cidade ficam de luto, pela não continuidade de uma idéia que estava dando tão certo e que de um momento para outro deixa a todos os seus idealizadores de cabeças baixas, sem saber o que fazer com os compromissos assumidos. 

          Não baixe a cabeça grande Walter. Prossiga em frente. Não foi à tóa que deixei que a sua nota fôsse públicada com as letras em preto. Simplesmente, trata-se de um sinal de luto pelo deseparecimento do projeto, nem que seja por um rápido período, que é o que realmente esperamos.

          Que não seja infinita essa pausa, mas que tudo volte a normalidade, quando as autoridades reconhecerem a grande importância do projeto para a projeção do nome de Mossoró realmente como uma CIDADE CULTURALMENTE AVANÇADA.

José Maria Alves - Editor. 
_________________________________________________________________















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral