7 de outubro de 2010

Sistema JMA -Responsabilidade e Seriedade

Mossoró (RN) 07 de outubro de 2010

José Maria Alves - Diretor Presidente

__________________________________________________________________


O Governo estadual, conforme a AGENCIA RN, promove no dia de hoje, (07) uma reunião de trabalho na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte-FIERN, com a presença de cerca de 50 empresários representantes dos 62 Parques Eólicos a serem instalados no RN, até o ano de 2013.


Integrantes da Associação Brasileira de Energia Eólica também participarão do encontro, que terá dois objetivos principais: institucionalizar o Comitê Gestor local e ouvir as demandas dos empresários. Após ouvir as sugestões de cada um, será elaborado um documeno com todos os compromissos a serem cumpridos pelas duas partes: Governo e proprietários dos parques.


Os parques eólicos do Rio Grande do Norte, foram definidos nos leilões de 2009 (23 projetos), de 2010 (30 projetos) e mais nove projetos de energia de reserva, (comprada sem o leilão).


INVESTIMENTOS.


Os 62 projetos a serem implantados no Rio Grande do Norte, representam investimentos da ordem de 10 bilhões de reais, garantindo a geração de cerca de 6.500 empregos diretos durante os serviços de instalação.


Os projetos no Rio Grande do Norte terão 1000 aerogeradores e para a implantação serão necessários 160.000 toneladas de aço para as torres, 360.000 m3 em concreto para as bases, 65.000 toneladas de aço para as fundações e 1500 km de linhas de transmissão.


Os parques estão sendo instalados nos municipios de Areia Branca, Galinhos, Guamaré, São Bento do Norte, Parazinho, João Câmara, Touros, Rio do Fogo, Lagoa Nova, Bodó e Santana do Matos.


O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Francisco Cipriano de Paula Segundo informou esta manhã que "a solicitação do Governo do Estado do RN as empresas proprietárias dos parques, é que toda a mão-de-obra para a instalação e manutenção dos parques eólicos, seja feita por empresas e profissionais do Rio Grande do Norte"


Segundo Paula lembrou ainda que "o Governo articulará junto ao IFRN a implantação de cursos de um ano de duração, para tecnólogo em energia eólica e coordenador de parque eólico. O governo quer garantir também cursos para a capacitação de eletricistas e mecãnicos ede qualificação para as funções de pedreiro, carpinteiro e armador".


O Secretario de Desenvolvimento Econômico, Segundo Paula, lembrou que o Governo do Rio Grande do Norte está incentivando a instalação de indústrias do setor eólico no Rio Grande do Norte.


Segundo Paula lembrou que "essas empresas terão a necessidade de esteram próximas dos parques para a manutenção e também para a expansão da produção de energia eólica".


___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral