9 de outubro de 2010

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo Paula preside Comitê Gestor de Energia Eólica no Rio Grande do Norte(à direita), ao lado do jornalista José Maria Alves.
___________________________________________________________________
Greve dos bancários em Mossoró coninua com novas adesões

A greve dos bancários no estado do Rio Grande do Norte e mais precisamente na cidade de Mossoró, continua conseguindo novas adesões nos últimos dias e especialmente nesse final de semana, quando anunciaram que paralisam as suas atividades o Banco Real, HSBC e duas agências do Banco Itaú.
As agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, já se encontram com as suas atividades paralisadas, no que diz respeito ao atendimento ao público, desde o final da segunda quinzena de setembro.
As casas lotéricas da cidade de Mossoró, que atendem alguns serviços que são oferecidos pelos bancos, na tarde de ontem e manhã de hoje, registraram grandes filas, algumas delas se estendendo pelas calçadas e ruas.
____________________________________________________________________________
Sistema JMA -Responsabilidade e Seriedade
José Maria Alves - Diretor Presidente
Mossoró (RN) sábado, 09 de outubro de 2010.
___________________________________________________________________
EDITORIAL

A realização na última quinta-feira, dia 7 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - FIERN, de uma reunião com cerca de 50 empresários representantes dos 62 parques eólicos a ser instalados nesse estado até 2013, se constitui num dos acontecimentos mais importantes para alavancar o desenvolvimento do estado e especialmente das regiões onde essas estações serão instaladas.


Conforme nos disse recentemente o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Francisco Cipriano de Paula Segundo, os investimentos na implantação de todos esses projetos vão trazer empregos e renda e consequentemente trarão desenvolvimento com a movimentação da nossa economia.


No que diz respeito a região de Mossoró, que abrange municipios tais como Tibau, Grossos, Baraúna, Serra do Mel, Governador Dix-Sept Rosado e Areia Branca, neste último municipio será implantado um parque de energia eólica, de um total de 62 projetos a serem viabilizados até o ano de 2013.


Vocês não podem imaginar a importância desses projetos para o desenvolvimento da cidade salinésia e consequentemente para outros municipios próximos, trazendo emprego e renda para grande parte da população, hoje vivendo apenas de empregos públicos ou da pesca, nas praias do litoral da chamada Costa Branca.


Necessário se faz que todos os segmentos do estado se unam, para a viabilização desses projetos de energia eólica e que, a exemplo do atual governador Iberê Ferreira de Souza,que autorizou ao Secretário Segundo Paula a oferecer todos os meios necessários a implantação desses projetos, a futura governadora Rosalba Ciarlini possa também oferecer o seu apoio e o seu incentivo. (José Maria Alves).

____________________________________________________________

Programa TAM Nas Nuvens faz reportagem especial sobre potencial turístico do RN

Por Agência RN


O Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em parceria com a empresa Dromedunas, apóia a vinda da produção da TV TAM Nas Nuvens. A produção do programa de bordo da empresa aérea está no Rio Grande do Norte para uma reportagem especial sobre as nossas potencialidades turísticas. A equipe permanece no Estado até este sábado (9).


Estão no roteiro de filmagens os destinos mais procurados pelos turista que visitam o Estado, como as praias do litoral norte, com destaque para as dunas de Genipabu, e o passeio de escuna na praia de Pipa. A matéria ficará no ar durante todo o mês de novembro. O programa TAM Nas Nuvens é exibido uma vez ao mês para cerca de 3,5 milhões de passageiros da companhia.


Governo antecipa feriado do Dia do Servidor e decreta ponto facultativo nesta segunda-feira (11)

Por Agência RN


O Governo do Estado decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas estaduais nesta segunda-feira (11) em virtude do feriado de 28 de outubro – Dia do Servidor Público Estadual.

Na prática, o que o governo fez foi antecipar o feriado do Dia do Servidor, que este ano cai numa quinta-feira. O decreto governamental foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (8). A medida vale para todos os órgãos da Administração Direta, Indireta, autarquias e fundações. À exceção fica para os serviços considerados essenciais, como os de saúde, segurança e Corpo de Bombeiros, que não poderão sofrer interrupção. Os serviços na administração pública estadual voltam à normalidade na próxima quarta-feira (13).

DETALHES... DETALHES...DETALHES...


No dia 26 de agosto último, foi realizado o segundo leilão nacional de fontes alternativas de energia e mais uma vez o Rio Grande do Norte se destacou como o estado campeão, com o maior número de parques eólicos vencedores e o maior volume negociado de energia.


Dos 70 parques em disputa, 39 fecharam contrato no RN, o que representa 56% do total negociado. Atualmente, o Rio Grande do Norte tem dois parques eólicos em operação. O da Petrobrás que começou a funcionar em 2004 gerando (1,8 MW) de energia e o da Iberdrola em Rio do Fogo, que entrou em funcionamento em 2006 com a produção de 51,1 (MW).


Ainda este ano, o Parque Alegria I da empresa Multiner, em Gumaré, entra em operação com capacidade para gerar 56,1 (MW) de energia eólica. Enquanto o Alegria II, da mesma empresa e também em Gumaré, está em construção e começa a funcionar no início do próximo ano, para produzir 66,9 (MW).

A instalação dos projetos de energia eólica no Rio Grande do Norte vai gerar cerca de 3.900 empregos diretos e vai movimentar a economia do interior potiguar, mais precisamente em Areia Branca, São Bento do Norte e João Câmara, onde serão implantados os parques.

O Comitê Gestor de Energia Eólica no Rio Grande do Norte será formado pelo Governo do Estado, representantes das empresas geradoras, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Federação das Industrias do RN, CTGás,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral