5 de abril de 2010

.Crescimento

Mossoró está entre as melhores cidades do Brasil para se fazer carreira

Mossoró entre as melhores cidades do Nordeste e uma das melhores do Brasil para se fazer carreira. A informação está na pesquisa anual divulgada pela revista Você S/A, da Editora Brasil. No ranking deste ano, Mossoró é a 95ª cidade brasileira para melhor se fazer carreira no Brasil, é a 11ª do Nordeste e a segunda do interior desta região brasileira.


De acordo com a revista, são pesquisados vários aspectos econômicos de cada cidade. Dentre eles: mercado de trabalho, opções de cursos de nível superior e atendimento à saúde. A pesquisa procura associar os aspectos pragmáticos das carreiras mais rentáveis financeiramente, à qualidade de vida.


“Hoje, trabalhar em um grande centro ainda pode trazer mais projeção profissional ou um salário melhor, mas sem dúvida esses benefícios vêm em detrimento da qualidade de vida. Para escolher o que faz mais sentido para você, é fundamental conhecer as oportunidades e as limitações que cada região oferece. Para ajudá-lo nessa análise, VOCÊ S/A apresenta a oitava edição da pesquisa exclusiva As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). O levantamento avalia as cidades de acordo com três indicadores: educação, vigor econômico e serviços de saúde”, explica a revista no lead (introdução) da matéria principal.


A pesquisa é coordenada pela Fundação Getúlio Vargas e é direcionada às 127 maiores cidades do país. No ranking, estão todas as capitais e as poderosas cidades do interior paulista. Mossoró se destaca como a segunda melhor do interior do Nordeste, ficando atrás apenas de Campina Grande.

A revista explica como a pesquisa é feita: “Coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), a pesquisa analisa 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários à vista. Uma vez feita essa triagem, as cidades são avaliadas com base nos indicadores educação, vigor econômico e saúde. O item educação é o de maior peso na pesquisa e considera o número de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, além do número de graduados. São avaliados também o PIB municipal, divulgado pelo IBGE em 2006, e a infraestrutura de serviços de saúde”.


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Nilson Brasil, disse que a pesquisa mostra a cada ano aquilo que já se vê na cidade: o crescimento da sua oferta de cursos de nível superior, um atendimento à saúde de excelência e o crescimento do mercado de trabalho. Nilson lembra aspectos da economia como fomentadores para que os grandes profissionais venham fazer carreira aqui.


“Temos várias atividades econômicas que dão oportunidade de carreira com excelente remuneração aqui em Mossoró. A indústria do petróleo, a fruticultura, a construção civil, dentre outras, estão aí para concluir isso”, explicou.


05 de abril de 2010, às 14h35min


Governo garante R$ 3,8 milhões junto ao Ministério das Cidades para projeto de gestão da Caern


Por Agência RN, Caern


Governo do Estado vai investir R$ 3,8 milhões para reestruturar área da gestão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os recursos foram assegurados pelo Ministério das Cidades e irão auxiliar a empresa a executar programas de capacitação, modernização de softwares de gestão e redução de perdas operacionais de água.


O projeto é uma iniciativa pioneira da Caern, que vai contratar a coordenação de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para elaborar a consultoria que auxiliará a Companhia a se adaptar às novas diretrizes da lei 11.445, de 2007, que é o marco regulatório para o setor de saneamento do país.


A Caern realizará o estudo com recursos próprios, enquanto o Ministério destinará o mesmo montante do projeto para o programa de aquisição de hidrômetros da Companhia.


AÇÕES


A Caern vem trabalhando baseada em seu planejamento estratégico ações de capacitação de seu corpo técnico. Desde o ano passado, vem realizando palestras com diversas empresas do ramo de saneamento para reciclar seu corpo funcional.


Além disso, a Caern realiza de março a maio, o Seminário de Integração das Áreas Estratégicas para o Controle de Perdas. Este seminário tem o objetivo integrar as diversas áreas da empresa, tendo o foco no cliente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, assim como a redução de perdas.


Dentro de sua política de melhoria da gestão, a Caern também reforçou sua frota de veículos para atendimento das áreas comercial e operacional na zona sul, leste e oeste de Natal. A entrega de oito automóveis do tipo pick-up foi realizada na última quarta-feira (31). Do total de veículos, seis serão destinados aos serviços de fiscalização de ramais e combate ao desperdício e dois vão reforçar as áreas de manutenção de rede de água e de esgotos sanitários da capital.


Desde o final do ano passado, a Caern conseguiu equilibrar suas finanças, balanceando despesas com arrecadação. A empresa mantém em dia o pagamento de fornecedores e quitou o parcelamento do débito atrasado com a Cosern.


____________________________________________________________________________________




Conheça o governador do Rio Grande do Norte


Por Agência RN


Saiba mais


"Estou entregando o governo a um homem que conhece o RN", diz Wilma de Faria


Participação popular marcou noite da posse


Iberê Ferreira de Souza é o novo governador do Estado


Iberê Ferreira de Souza faz seu pronunciamento como governador; leia discurso


O novo governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, tem em sua trajetória 40 anos de vida pública. Com dois mandatos de deputado estadual e seis como deputado federal, Iberê Ferreira de Souza assumiu em cerimônia de posse realizada nesta quarta-feira (31), na Assembléia Legislativa, seu maior desafio.


Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política, além dos mandatos como deputado, o comando de diversas secretarias no Governo do Estado. Com a posse, Iberê deixa também a cadeira de titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Beneficiárias do Montepio Civil da União perdem direito à pensão


Direito havia sido conquistado em 2006 após a morte do pai das pensionistas


05/04/2010 - 17:59






Uma pedagoga de 60 anos e sua irmã professora universitária, de 57 anos, tiveram o pedido de apelação negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em julgamento realizado nesta terça-feira (30). As apelantes tinham a pretensão de anular o ato do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região que suspendeu o pagamento das suas pensões, decorrentes da inscrição do pai das aposentadas no Montepio Civil da União.


O montepio é um tipo de previdência complementar criada em 1890 para beneficiar aos servidores fazendários e seus familiares. Ao longo dos anos, a legislação pertinente ao instituto foi sofrendo modificações até o advento da Lei 4.259 de 1963 que instituiu o Montepio para os servidores públicos da União. A mudança ainda retirou o direito ao recebimento da pensão à filha maior de 21 anos, ainda solteira, que tivesse adquirido emprego federal.


As duas irmãs foram habilitadas através do ato nº 241/2207 após o falecimento do pai, ocorrido em dois de setembro de 2006. Entretanto, em 19 de outubro do mesmo ano as irmãs foram notificadas pelo TRT6 do cancelamento da pensão, contando a partir daquele ato o prazo de dez dias para a apresentação da defesa. A parte prejudicada ajuizou mandado de segurança, sob a alegação de que o cancelamento foi efetuado sem que o órgão tivesse analisado as razões das pensionistas.


A sentença entendeu que o ato administrativo do TRT6 teria sido absolutamente legal, em decorrência das alterações sofridas pela legislação pertinente. As irmãs apelaram ao TRF5 que confirmou a decisão de primeiro grau, pois as apelantes já teriam perdido a condição de beneficiárias com a vigência da Lei nº 4.259/63. Esta lei revogou outra, a 3.373/58, que admitia o recebimento da pensão. Relatou o processo o desembargador federal Francisco Barros Dias. Acompanharam o voto do relator os desembargadores federais Paulo Gadelha e Francisco Wildo Lacerda Dantas.


AC 453637 (PE)


Por: Woney Mororó - Divisão de Comunicação do TRF5 (81) 3425 9758





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral