16 de março de 2010

Governo assina convênio para implantação de rede de extensão tecnológica no Estado



          O Secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Segundo de Paula, representando o Governo do Estado, assinou na última   sexta-feira (12) convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a implantação da Rede Norte - riograndense de Extensão Tecnológica.

          Com isso, o Estado passará a integrar o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que prevê R$ 3 milhões de investimentos para realização de serviços de suporte tecnológico às micro e pequenas empresas (MPEs), que possibilitem a identificação, absorção e implementação de metodologias de atendimento, proporcionando as empresas informações técnicas, serviços e recomendações com vistas a melhoria da competitividade.

          Para o secretário, Segundo de Paula, a partir da rede será possível auxiliar o crescimento do setor produtivo do Estado. “A utilização do Sibratec pelas empresas do Rio Grande do Norte impulsionará o crescimento e a qualidade do setor produtivo e com isso será dado um importante passo para as micro, pequenas e médias empresas do Estado se destacarem em todo o Brasil através do uso de tecnologias modernas.”

          A rede ainda fornecerá soluções para os gargalos já existentes na gestão empresarial, corroborando com a estrutura e competitividade dos sistemas locais de produção, além de atender a Política de Desenvolvimento Produtivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de acordo com o Plano Nacional de CT&I.

          De acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sedec, Izís de Paula Albuquerque, um dos principais objetivos da rede é organizar uma base única de informações que contemple o conhecimento e a infra-estrutura tecnológica.

Secretário é entrevistado por jornalista do Ofinancial Times de Londres

          O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Segundo de Paula, recebeu esta semana em seu gabinete o Jornalista do Ofinancial Times (Londres) e do The Scotsman Newspaper (Escócia), Gordom Miller, que está entrevistando secretários de governo sobre o impacto da crise financeira no Rio Grande do Norte.


          Durante a entrevista o secretário Segundo de Paula explicou as ações que a secretária executou durante o ano de 2009 para atrair investidores e auxiliar os empresários locais nessa situação. Explicou ainda, que apesar da Crise econômica a Sedec está sendo procurada constantemente por empresários interessados em instalarem suas unidades industriais. Para atrair esses investidores o Estado oferece incentivos fiscais diferenciados, como é o caso do Proadi e Progás.


          Outra medida adotada pela secretária para driblar a crise foi às feiras de negócios que estimularam as vendas do mercado interno, dando suporte às indústrias do estado que não podiam parar de vender. Para Segundo de Paula a Feira de Negócios tem sido um diferencial para o processo de crescimento das empresas que apostam na divulgação dos seus produtos durante o evento.


          Além das Feiras Regionais, o governo participou também de missões empresariais internacionais que servirão para atrair novos investimentos e expor as potencialidades do Estado em seus diversos setores da economia já que cada evento acaba sendo uma vitrine de todos os seguimentos produtivos do Rio Grande do Norte.


          Após a missão empresarial Reino Unido – Alemanha muitos empresários ingleses visitaram o Estado interessados em conhecer as oportunidades de negócios e firmar parcerias para a Copa de 2014 e para a construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.


          O secretário finalizou a entrevista explicando que o Governo, além de dar incentivos as indústrias, apóia e valoriza os empreendedores do Estado fortalecendo ainda mais os principais arranjos produtivos já existentes no Rio Grande do Norte.


NOTA DO EDITOR: O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Cipriano de Paula Segundo, ou simplesmente Segundo Paula, com o seu trabalho, suas viagens a diversos paises, tem contribuido cada vez mais para a projeção do Rio Grande do Norte em várias partes do mundo, credenciando-o ainda mais a permanecer na equipe do governador Iberê Ferreira de Souza, que  toma posse em 02 de abril de 2010, com o afastamento da governadora Vilma Maria de Faria, para disputa de uma vaga no Senado. José Maria Alves -editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral