11 de janeiro de 2010

Sistema JMA -Seriedade e Responsabilidade
Mossoró(RN) 11 de janeiro de 2010
José Maria Alves- Diretor Presidente
___________________________________________________________________________
ESTADOS SÃO ATINGIDOS POR TREMORES DE TERRA
Tremores de terra foram registrados no final da manhã de hoje em algumas regiões do Rio Grande do Norte, inclusive na capital, Natal, além dos estados de Pernambuco e Paraíba.
O epicentro do tremor aconteceu na região do Mato Grande e conforme o Laboratório de Cismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a intensidade do tremor alcançou 3.8 na escala Richet. Os primeiros tremores de terra no Rio Grande do Norte aconteceram na região de Mato Grande na década de oitenta, mas precisamente em 1986.
Desde o ano de 2003 não eram registrados tremores de terra tão intensos no Rio Grande do Norte. Em 1986 foram instaladas estações de obsrvação nos municipios de João Câmara, Pau dos Ferros e Taboleiro Grande.
Moradores dos estados de Pernambuco e Paraíba também sentiram os abalos que foram registrados no dia de hoje, sendo que neste último a Defesa Civil atendeu a mais de vinte chamados.
_____________________________________________________________________
As principais redes de televisão do Brasil e alguns jornais de grande circulação nacional, deram destaque aos tremores de terra que foram registrados no dia de hoje. O Jornal Nacional começou a sua edição desta segunda feira (11) com chamada sobre os ABALOS císmicos registrados em três estados da região nordeste, informando também sobre o Rio Grande do Norte.
Familiares residentes em Mossoró e municipios da região oeste e que possuem filhos estudando ou veraneando na capital do estado, iniciaram esta tarde, uma série de contatos com os mesmos, objetivando receber novas informações a respeito dos tremores de terra ocorridos no dia de hoje.
Autoridades do Laboratório de Cismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte não descartam a possibilidade de novos tremores ocorrerem nos próximos dias, "uma vez que a superfície da terra está ingressando agora num novo círculo císmico".
(José Maria Alves -Plantão do Sistema JMA)

Um comentário:

  1. bom dia,meu nome é andrea,moro no rio de janeiro,mas precisamente,próximo ao engenhão1!!eu e algumas pessoas aqui do prédio,acordamos com uns dois estrondos altíssimos que veio do céu e extremeceu o prédio,queria perguntar se alguem ou algum cismólogo sentiu algum abalo císmico?por favor me retornem,para o meu e-mail,pois perdi até meu sono,o primeiro foi 4;32+- e o segundo 4;337,desde já agradeço. e-mail: susanny_123@hotmail.com hoje: 30/03/2010

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral