30 de janeiro de 2010

Sistema JMA - Responsabilidade e Seriedade
Mossoró (RN) 30 de janeiro de 2010
José Maria Alves - Diretor Presidente
_____________________________________________________________
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

COMPERVE LIBERA ACESSO AO CARTÃO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO


          A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) disponibiliza a consulta ao Cartão de Inscrição do candidato que vai participar do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2010), cujas provas serão realizadas nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro em Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Caicó, Assu e Patu.

          A COMPERVE alerta que o cartão deve ser reimpresso, já que houve alteração dos locais de prova. Nele estão contidas informações do candidato (curso, opção de língua estrangeira) e o endereço do local de prova.

          Para ter acesso ao cartão, o candidato deve informar a data de nascimento, o número da inscrição no PSV 2010 ou o número do CPF. O Cartão de Inscrição ficará disponível até o dia 7 de fevereiro, data do início das provas.

Clique abaixo e acesse o cartão:
CARTÃO
Clique AQUI e consulte o termo aditivo ao edital do PSV 2010


Mais informações:


Comissão Permanente do Vestibular - COMPERVE


Telefone: (84) 3315-2153 - FAX: (84) 3315-2172


E-mail: comperve@uern.br
__________________________________________________________________________________

Acompanhe toda a cobertura do VESTIBULAR DA UERN, através desta página http://www.sistemajma.blogspot.com/


________________________________________________________________________
XVI ENCOPE/SBPC



EVENTO ESTARÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 1º DE FEVEREIRO


          A XVI edição do Encontro de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, acontecerá em parceria com a Reunião Regional da SBPC, no período de 14 a 16 de abril.


          Dirigido para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento abordará questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do semi-árido com o tema: "Água e desenvolvimento no semi-árido".

          Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Wogel Oliveira, a SBPC realiza anualmente seus encontros regionais e anuais. "A cidade de Mossoró foi escolhida para sediar a Reunião Regional da SBPC, evento esse que antecede a Reunião Nacional da SBPC que ocorrerá em Natal", frisa. "A escolha do local e data foi definida em reunião da Diretoria da SBPC e representantes da UERN e UFERSA em Mossoró. Foi a partir dessa primeira reunião que começamos a pensar na parceria do ENCOPE e SBPC", comenta.

          Durante o evento serão realizadas conferências e mesas-redondas com a participação de pesquisadores renomados. Paralelamente serão realizados 50 mini-cursos ministrados por professores da UERN e UFERSA e apresentação de trabalhos científicos, ressalta.

   De acordo com ele, a participação no ENCOPE estará condicionada à inscrição na Reunião Regional da SBPC. A inscrição na SBPC também dá direito a participar de um mini-curso, acesso a materiais e envio de trabalhos ao próprio ENCOPE.

          Segundo o professor Wogel, uma das características da edição do ENCOPE será a presença dos pavilhões temáticos, ao invés dos grupos de trabalhos, que serão divididos em quatro temas: 1 - Meio Ambiente, agrárias e saúde; 2 - Educação e cidadania; 3 - Cultura e comunicação e 4 - Ciência, Tecnologia e Gestão. "Com esses pavilhões pretendemos que as áreas interajam em torno de um tema, fortalecendo a interdisciplinaridade", destaca o professor e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Fernandes.

As inscrições para a Reunião Regional da SBPC já estão abertas no site www.sbpcnet.org.br/mossoro e para o envio de trabalhos para o ENCOPE acontecerá a partir do dia 1º de fevereiro pelo site www.uern.br/encope.





O valor da inscrição da Regional será de R$ 15,00.





Magistrados do Juizado Especial Federal do RN promovem inspeções judiciais e flagram tentativa de fraudes contra INSS



          A Justiça Federal do Rio Grande do Norte começou a desenvolver um trabalho que busca verificar in loco os pleitos de benefício do INSS. Na 3ª Vara, que integra o Juizado Especial Federal, os magistrados estão fazendo inspeções judiciais na própria residência das partes. “Na sala de audiência há casos em que o instrumento probatório é muito pouco, por isso a necessidade da inspeção”, destacou o Juiz Marco Bruno Miranda Clementino, titular da 3ª Vara.

          Ele ressaltou que quando é identificada a fraude a denúncia é encaminhada para o Ministério Público Federal, onde é aberta uma ação criminal. No trabalho dos magistrados já foi identificado até a fraude com participação de sindicatos.

“Na inspeção judicial nós identificamos casos de pessoas que produziram provas mas não tem direito ao benefício e também o daquelas que mesmo sem provas documentais têm direito ao benefício do INSS”, explicou o Juiz José Carlos Dantas Teixeira de Souza, da 3ª Vara.

O trabalho dos magistrados tem um grande foco: identificar a veracidade das informações contidas nos autos.

Das primeiras inspeções feitas já surge uma estatística que alerta: em 40% das residências visitadas a autora tinha direito ao benefício, mas em 60% A PESSOA NÃO TINHA DIREITO A RECEBER O VALOR DO INSS.

“A inspeção judicial é feita sempre que o Juiz tem alguma dúvida sobre a informação passada pela parte”, frisou o Juiz Marco Bruno. Fonte: http://www.trf5.gov.br/



                                            COMO OCORREM AS INSPEÇÕES:


A parte autora é notificada do dia que o magistrado irá fazer a inspeção. O Juiz vai a residência acompanhado do procurador do INSS e, em alguns casos, de oficial de justiça. Após verificar a realidade dos fatos, geralmente, é feito o acordo (se o magistrado considerar que a parte tem o direito pretendido) do processo judicial no próprio local.

  1. Quando está realizando a inspeção, o magistrado ouve depoimento de diversas pessoas, vizinhas, parentes. É nesse estágio onde se identifica a tentativa de fraudar a Previdência Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral