9 de novembro de 2009


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nota do Editor: A articulista Isabella Braz de Almeida (foto), depois de algumas semanas ausente dessa nossa página na internet, volta agora com um assunto palpitante: sono perfeito. Vale a pena acompanhar o trabalho de Isabella, principalmente lendo sobre um assunto tão importante.

SONO PERFEITO!
Isabella Braz de Almeida
O sono é essencial para revigorar o organismo, manter-nos saldáveis e recuperar as baixas acumuladas durante o dia.
Existem cinco fases do sono: a primeira forma os quinze primeiros minutos, conhecida como a desaceleração do corpo, a segunda a uma diminuição do débito cardíaco e respiratório, a terceira as ondas cerebrais tornam-se lentas, a quarta é o sono profundo fundamental na liberação de hormônios, eliminação do estresse, imunidade, equilíbrio e liberação de radicais livres (importante no combate ao envelhecimento), por fim a quinta fase ou sono de REN paralisa-se os músculos e reestabelecem a memória.
O sono varia de pessoa a pessoa de acordo com condições genéticas e biológicas, a satisfação varia em média de 7:30 h mas sofre variações com a idade. Crianças e idosos dormem mais, já adultos bem menos. O sono também é responsável por regular funções importantes como fome e pressão arterial.
Dicas para ter uma melhoria do padrão de sono: manter hábitos saudáveis de vida são fundamentais; comer alimentos leves pelo menos 2h antes de deitar, realizar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, manter horários regulares, evitar beber ou fumar antes de dormir, evitar alimentos estimulantes: cafés, chocolates e chás escuros. Dar preferência aos sucos naturais, leite e chás digestivos.
Caso não consiga pegar no sono ao deitar, por cerca de meia hora, levante-se, procure um lugar arejado e calmo e somente quando estiver com sono vá para cama, lembrando que o ambiente para dormir deve ser agradável. Tomar ducha quente também ajuda e procurar colchão e travesseiros adequados ao seu corpo.
Este texto foi construído por mim a partir de textos da graduação e de leituras da Revista anual do sono, Ortobom. Ed.009, 2009.
Acredito que com essas dicas simples, vocês possam dormir bem ou um pouco melhor. Fiquem com Deus e até a próxima!

Obs; Esse artigo, os internautas poderão acompanhar, acessando o endereço www.santaluziademossorotv.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral