21 de novembro de 2009

DIABETES

"Descubra se você também é um portador"
Isabella Braz de Almeida
A saúde pública vem enfrentando graves problemas que agravam o quadro de Saúde/Doença da população, o Diabetes Mellitus é uma patologia que vem aumentando a incidência entre adultos, se agravando em indivíduos acima de 65 anos.
Existem basicamente dois tipos de diabetes que recebem o nome de diabetes tipo 1 e 2, ambas são distúrbios proveniente da disfunção do metabolismo dos carboidratos, embora o tipo 1 seja uma doença auto-imune por predisposição genética e a do tipo 2 adquirida, oriundas de várias causas no qual aparece açúcar na urina, estão associadas a fadiga, cede excessiva, aumento da micção, emagrecimento, formigamento e edema nos membros, distúrbios visuais dentre outros...
Embora não tenha uma cura definitiva para esta doença, exames laboratoriais e de glicose em jejum, juntamente com sinais e sintomas, podem detectar possíveis alterações quanto detectada precocemente, mas rápida será a intervenção medicamentosa, ideal para diminuir patologias que agregadas a ela possam levá-lo a uma maior complicação como: hipertensão, nefropatias, neuropatias e distúrbios cardiovasculares.
Está é uma doença que tem levado um grande índice de morbimortadade da população tornando-se um dos principais distúrbios crônicos e degenerativos, com grandes implicações de saúde pública, que leva a sérias limitações aos portadores da patologia e autos custos aos cofres do governo.
Em virtude disso, previna-se procure conhecer para detectar precocemente, para isso também se faz necessário manter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos e procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e sempre que possível realizar exames de acordo com a orientação de médico e enfermeira para possível acompanhamento, monitoramento e resolutividade desse problema.
Cuide-se, contribua com a construção de uma saúde bem melhor para o nosso país!
Obs: Texto construído a partir de trabalhos interdisciplinares no campo acadêmico. Obrigada mais uma vez, pela atenção dispensada .

Isabella Braz de Almeida é acadêmica de Enfermagem e articulista na área de saúde do Sistema JMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral