21 de setembro de 2009

Dízimo: a Pastoral da Partilha

“Só não é dizimista, aquele que não
sabe quem é o verdadeiro Senhor”.


A pastoral missionária do dízimo foi implantada no Zonal de Mossoró em setembro de 1992, e assim neste mês está comemorando o seu décimo sétimo aniversário de evangelização, de conscientização, da educação da fé adulta e da co-responsabilidade do cristão.
O dízimo é um ato de fé em Deus e de confiança na comunidade, é um dom extraordinário de Deus. É um ato de obediência ao evangelho, o dizímo é um compromisso com Deus, com a Igreja e com os pobres
O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal - mas também como direito - em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé.
O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade.
Pelo dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus. O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe.
Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.
Deus quer que ofertemos o dízimo com alegria e liberdade. Embora a palavra dízimo tenha o significado de décima parte, ou dez por cento, cada pessoa deve livremente definir, segundo os impulsos de seu coração, sem tristeza e nem constrangimento, qual seja o percentual de seus ganhos que deve destinar ao dízimo a ser entregue para a sua comunidade. Pois o dízimo é um ato de fé em Deus, que não deixa na mão os que nele confiam.
De qualquer modo, cada dizimista deve sentir-se livre diante de Deus para fixar o percentual de sua contribuição. O dizimista não deve preocupar-se com o que sai de seu bolso (se muito ou pouco dinheiro), mas o que sai de seu coração (se pouco ou muito amor a Deus e à comunidade).
* Magnólia Perdigão é uma das mais assíduas colaboradores do Sistema JMA, enviando artigos e reflexões religiosas semanalmente. Os nossos mais sinceros agradecimentos a Magnólia e vale a pena ler o seu artigo agora publicado.José Maria Alves-Diretor Presidente.

Sistema JMA Jurídico e Jornalístico
José Maria Alves -Diretor Presidente
Mossoró (RN) 21 de setembro de 2009.
(atualização as 09 horas e minutos)
________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral