18 de julho de 2009

Sistema JMA Jurídico e Jornalístico

José MARIA Alves - Diretor Presidente

Mossoró (RN) 18 de julho de 2009

____________________________________________________________

Esta semana, mas precisamente na quinta-feira, acompanhei pela Rádio Rural de Mossoró, um importante debate a respeito da violência praticada nas escolas de Mossoró. O debate foi conduzido pela radialista Leoniza Oliveira, dentro do programa "Bem Viver" de responsabilidade de Valéria Bulcão, que se encontra no momento me período de férias.

As agressões praticadas por estudantes contra professores e funcionários das escolas de Mossoró, tem sido um assunto que preocupa bastante. Quando trabalhava com a vereadora Cláudia Regina, tive a oportunidade de preparar Projeto de Lei a respeito da criação de um Programa Municipal de Apoio Psicopedagógico aos professores e funcionários, atingidos por alunos através de suas agressões.

O assunto merece uma discussão mais aprofundada de toda a sociedade e de todos aqueles que se preocupam com a melhor maneira de comviver em sociedade.

_____________________________________________________________

Infecção comum em crianças!

A infecção pelo Rotavírus vai e quadros leves com diarréia, febre e vômitos até quadro graves podendo evoluir a óbito.
Esta doença é responsável por 5 a 10% dos episódios diarréicos em crianças menores de 5 anos, levando a freqüentes hospitalizações, sua incubação varia de criança para criança, chegando até 3 dias de incubação, quando os sintomas aparecem podem durar cerca de 15 dias e mesmo com a resolução da diarréia os agentes podem aparecer nas fezes, ela é transmitida a partir de contato direto fecal-anal com objetos ou alimentos contaminados, esta doença é mas freqüente em lugares de ambiente quente com variações de temperaturas.
Para evitar que sua criança possa ser contaminada, se faz necessária, medidas de higiene, saneamento básico e principalmente incluir a vacina Rotarix no calendário vacinal e cuidar para mantê-lo em dia, assim prevenira a doença ou minimizará os efeitos dela no organismo, caso apareça vômito ou diarréia oferecer bastante líquido, em especial soro caseiro, para que a criança não perca eletrólitos e não desidrate, se em 24 horas os sintomas persistirem procure o posto mais próximo de sua casa.
Esta doença é freqüente em Mossoró nesta época do ano, em virtude das variações de temperatura, espero que possa ajudar você a prevenir e identificar um caso perto de você.
Fiquem com Deus até a próxima!
Isabella Braz de Almeida
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral