2 de março de 2009


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
“Uma forma diferente de Noticiar!”
Edição Nº 185 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592
hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, Segunda-feira, 02 de março de 2009.
____________________________________________________
Retornamos ao nosso diálogo quase que diário, após uma semana. Nosso amigo e Prof. Romero Cardoso nos brinda com mais um dos seus documentários sobre o RN e publicamos no Fique Sabendo..., desta edição.


Trata-se de seu estudo realizado no Poço Feio – Leito do Rio Apodi/Mossoró na cidade de Governado Dix-Sept Rosado, eu conheci (visita feita há alguns anos) o Poço Feio e achei muito interessante o poço, a sua história e lenda. Confiram e boa leitura!

REPÚDIO – O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo - FNRA Repudia declarações do Ministro Gilmar Mendes. O fórum vem contestar as declarações carregadas de preconceito e rancor de classe do presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, Gilmar Mendes, e apoiadas pelos Presidentes do Senado Federal, e da Câmara dos Deputados, contra os movimentos sociais e sindicais do campo.
Ao longo da historia da luta pela terra no Brasil, a atuação dos movimentos tem sido inspirada pela garantia dos direitos humanos, em especial o direito à vida, à dignidade dos homens e mulheres do campo e o direito e a necessidade de realização de uma reforma agrária massiva, que contemple uma ampla e justa distribuição de terras.

CELULARES COM CARREGADOR UNIVERSAL - Celulares deverão ter carregador universal a partir de 2012. Dezessete fabricantes e operadoras de telefonia celular se comprometeram em 17/02, no Congresso Mundial da Telefonia Móvel em Barcelona, a trabalhar juntos para criar um carregador universal para os celulares, iniciativa que vai igualmente beneficiar o meio ambiente. Os mais importantes fabricantes de telefones móveis participam na iniciativa: Nokia, Motorola, LG, Sony Ericsson, Samsung assim como o criador americano de componentes para telefones, Qualcomm.

Operadoras como Orange, 3 Group, AT&T, KTF, Mobilkom Austria, Telecom Italia, Telefónica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone, também se associaram ao projeto. O objetivo é que maioria de celulares vendidos em 2012 sejam compatíveis com o carregador universal, explicou Michael OHara, diretor de marketing da associação de operadoras GSM, principal incentivador da iniciativa. Este carregador deverá também reduzir o consumo de energia em 50%. FONTE: Espaço Vital, 18/02/09. Na base de dados do site http://www.endividado.com.br/.

JUSTIÇA – PRÓTESE PARA DEFICIENTES – Uma decisão da 1ª Vara da Justiça Federal determinou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retome o fornecimento de próteses e órteses aos segurados com deficiência física. A sentença confirmou uma liminar de março de 2007, e foi motivada por uma ação civil pública proposta pelo MPF-BA (Ministério Público Federal na Bahia).

Depois de avaliar as alegações do Ministério Público, o juiz federal da 13ª Vara Cível da Bahia Carlos D´Ávila Teixeira determinou que o INSS volte a fornecer aos segurados, inclusive aos aposentados com deficiência física, órteses, próteses ou qualquer outro equipamento necessário para locomoção em prazo máximo de 30 dias. FONTE: Agência Brasil, na base de dados do site: http://www.ultimainstancia.com.br/.

SINAI FARÁ ATENDIMENTO JURÍDICO na Regional de Mossoró, em Sede Provisória, na próxima quinta-feira (05). Conforme Eliel Elias – Diretor do Departamento Jurídico, a Dra. Irany Germano irá atender os sócios que procurarem o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN em horário único a partir das dez horas. O SINAI está funcionando provisoriamente na Sede do SINTAUER, sito a Av. Dix-sept Rosado 333 – Centro.

“Esse é o primeiro atendimento jurídico do ano em Mossoró. Será uma ótima oportunidade para quem deu entrada em ação reclamatória contra a Caixa Econômica Federal, visando rever possível perdas na conta vinculada do FGTS, de falar com a advogada sobre as negativas dos juízes federais aos pedidos”, disse Eliel Elias.

ENCERROU ATIVIDADES – Desde o dia 26/02/09 o Advogado e gente fina José Maria Alves encerrou suas atividades junto a Defensoria DATIVA da Justiça Federal – 8ª Vara. O José Maria estava na função de defensor desde que a Justiça Federal foi implantada no início de 2004.


O motivo da sua decisão em deixar a defensoria deveu-se ao volume elevado de serviços como: Assessor Jurídico Estadual de Saúde Pública – SESAP, Assistência Jurídica ao Hospital Regional Tarcísio Maia e a cinquenta e nove municípios da área de jurisdição da II Unidade Regional de Saúde Pública – USAP.

CONVIVÊNCIA – “Durante os quase cinco anos que atuamos na Defensoria Dativa da 8ª Vara Federal, conseguimos receber muitas lições, especialmente aquelas vindas do grande magistrado federal que é o Juiz Marcos Mairton da Silva, além daquelas que partiam dos servidores, todos eles possuidores de atenção sempre elogiável, não importando se estava dando uma informação para qualquer advogado ou para o mais simples dos cidadãos”, afirmou o advogado José Maria Alves.
FIQUE SABENDO... “O Valor do Poço Feio para a População do Estado do Rio Grande do Norte”. Por: José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo e Professor da FAFICS/UERN.

Certos ambientes naturais e artificiais exercem atração descomunal sobre as pessoas, as quais os selecionam conforme escala de importância, integrando-os à vida social e econômica das comunidades humanas influenciadas pelos níveis de afeição e necessidades apresentados individualmente ou pelos grupos sociais.

O Poço Feio, localizado nas proximidades do leito do rio Apodi-Mossoró, na comunidade rural do Bonito, município de Governador Dix-sept Rosado, tem conferido ênfase ao extraordinário implemento ao orgulho popular em possuir e contar com o valioso capricho da natureza, personificado em caverna calcária de origem cretácea.

O Poço Feio é uma raridade entre formações rochosas metamórficas com origem biológica, tendo em vista que esse importante patrimônio espeleológico é passagem de correntes d'água em seu interior, motivo de exponencial enriquecimento de sua paisagem natural, infelizmente alvo, continuamente, de parcela da ação humana que desconhece noções elementares de educação ambiental.

Gerações inteiras, principalmente locais, vem despertando afeição ao lugar localizado em território dix-septiense, compreendido pelo Poço Feio e adjacências, pois tudo evoca maravilhas a serem deslumbradas, as quais foram também transformadas em verdadeiros elos de identidade, marcando e assinalando o imaginário popular.

Importante tarefa que precisa ser desempenhada por todos diz respeito à contínua preocupação e práxis com a preservação do Poço Feio, dispensando-lhe toda atenção para que o volume de dejetos, marcas impressas deixadas pelos freqüentadores e a prática nefasta de quebrar vidro no local não recrudesçam os impactos ambientais.

No entanto, prováveis exigências contidas na própria dinâmica do capital, poderiam futuramente pressionar implemento à viabilidade da exploração de significativos recursos naturais que formam a caverna inundada, bem como outras espalhadas ao longo do afloramento do calcário Jandaíra.

Formações rochosas iguais a do Poço Feio são relativamente raras, o que representa valo incalculável para o rico patrimônio natural que privilegiou território no qual a intervenção na natureza tem se revelado extremamente impactante, proporcionando graves ônus ambientais.

Por esses motivos, compete principalmente à população local olvidar todos os esforços para garantir duradoura existência do Poço Feio, primando por ambiente saudável que proporcione qualidade de vida às gerações presentes e futuras.

CONQUISTE SEU EMPREGO – RN, A Prefeitura Municipal de Janduís está oferecendo 160 (cento e sessenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, as inscrições estarão abertas no período de 02/03 a 03 de abril/2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 2.100,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL – A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários está oferecendo 140 (cento e quarenta) vagas para vários cargos, INSCRIÇÕES REABERTAS ATÉ 08 de março/09, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 8.389,60. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
REGISTROS:

ü “Hermes, meu abraço e amizade. Oxalá que viva um bom período momesco, e que volte logo as lides da informação justa, perfeita, e sem sofismas no “Democratizando a Comunicação Colunas de Notícias”. Saúde e Paz. Liszt Madruga”. – Grato Nobre Liszt, muito proveitoso esse período para repouso e reorganização na lista de leitores.
ü “Hermes. Não abri e-mail durante carnaval, mas aproveitei para descansar também. Bjo, Ana Aires”. – Comadre Ana, beleza contar com sua atenção. Ana Pereira Aires é professora da UFRN/Caicó.
ü Nossos/as leitores/ras: Adail Ribeiro – Agente Penitenciário, Adeirton – New Informática, Adilino Andrade – FALA/UERN, Adna Duarte – UERN, Andréa Melo, Profa. Andréa Pedrosa – FAD/UERN, Berybania Lima, Beto – Advogado, Ronaldo Moreira – Fundac e Rosa de Simone - Interindical.
ü Há 23 anos (28/02/1986) foi instituído o Plano Cruzado (Cz$). Sucedido por vários planos que esbarraram na justiça trabalhista, e até hoje milhões de trabalhadores esperam por correções dos estragos salariais causados pelos planos, Collor (I e II), Verão (I e II), Bresser e outros.
**********PANO RÁPIDO**********
v Memória: Na edição no 044/2008 (de 09 de março), relatamos os seguintes temas: O Presidente do Sistema JMA, A Marcha Mundial das Mulheres, Amarildo Sousa, Final de Semana, Uma Idéia a Ser Seguida, ADUERN Modifica Horário de Funcionamento. FIQUE SABENDO: O que é Câncer de Mama?
v Mega-Sena – Concurso número 1052 teve um ganhador do Rio de Janeiro/RJ e os números sorteados são: 08, 11, 15, 16, 52 e 57. O prêmio é de R$ 14.557.865,34. Já os acertadores da Quina (77) receberão R$ 20.599,07 cada. FONTE: www.caiixa.gov.br, São João da Barra/RJ, em 28/02/2009;
v O dia 8 de março, Dia Internacional de Luta da Mulher, vem se afirmando como o grande dia de Luta da Mulher, e também se afirmando como a grande manifestação de rua que abre o Calendário de Lutas. FONTE: conlutasrn@conlutas.org.br.
v Hoje é Dia da Vindima (Colheita de Uva) e Dia do Turismo Ecológico. Amanhã (02) é Dia Nacional do Turismo e Dia da Sociedade Amigos de Bairros.
DEDICO esta edição aos/as profissionais do turismo brasileiro.
“Quem canta...
Além do Horizonte deve ter / Algum lugar bonito prá viver em paz / Onde eu possa encontrar a natureza / Alegria e felicidade Com certeza... . (“Além do Horizonte” – Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Canta: R. Carlos).
os males espanta”.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico”, www.sindbancarios.com e www.kyte.tv
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral