27 de janeiro de 2009

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 174 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com


Mossoró/RN, terça-feira, 27 de janeiro de 2009


Fomos forçados a uma pausa de duas edições pela dor sentimental devido a passagem do meu genitor ao mundo espiritual. Volto incompleto, como sem um pedaço, não dividíamos o mesmo teto há mais de trinta anos, mas nosso relacionamento era como um vizinho – dos bons. Boa leitura!

HORAS EXTRAS E ASSÉDIO MORALO SINTEST/RN – Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior realiza hoje, às 09h, na BCZM reunião exclusiva para servidores que têm horas extras incorporadas aos contracheques. A Assessoria Jurídica estará presente e vai esclarecer a tramitação da ação de descongelamento com pedido de liminar.

Outra atividade importante dessa semana acontecerá no dia 29/01 (quinta-feira), às 16h na sede do sindicato. Será uma reunião com todos os vigilantes que trabalham no setor de monitoramento com o objetivo de discutir ajuizamento de ação de indenização contra a UFRN, sobre o Assédio Moral que esses vigilantes vêm sendo vitimados. Essa reunião também contará com a presença do Dr. Carlos Alberto.

SANTA LUZIA DE MOSSORÓ TV A convite do Sistema JMA – José Maria Alves estarei, também, fazendo comentário semanais no canal "Santa Luzia de Mossoró TV", sobre diversos assuntos.

O canal Santa Luzia de Mossoró Tv foi ao ar pela primeira vez no dia 03 de dezembro/08 e o internauta pode acessar pelo endereço eletrônico www.kyte.tv e digitar no campo busque santa luzia de mossoró tv, em seguida já estará acompanhando toda a programação.

O canal virtual é uma idealização do Sistema JMA de propriedade do advogado e jornalista José Maria Alves, e os quadros "A opinião de quem sabe" e "Olhe para a câmera" foram recentemente lançados para que o internauta de Mossoró e do mundo saibam o que ocorre na nossa querida Capital do Oeste Potiguar - Mossoró.

Em breve confirmaremos a participação de nomes como o do Jornalista/Escritor Rubens Coelho, Jornalista Nazareno Silva, Advogado. Marcos Bezerra, Mons. Américo Simonetti, Prof. Olismar Lima e o Prof. Lúcio Ney de Souza.

O canal também oferece espaço para você opinar sobre o seu conteúdo e outro assunto, como também participar, on line, para o canal de qualquer lugar onde quer que você esteja. De repente, você poderá ser surpreendido e está sendo focalizado para o mundo! Caso queira mandar o seu recado, pode entrar na janela do CHAT, no lado direito do seu vídeo.

ARTIC SUNRISE NO BRASILPara alertar a população sobre o que fazer contra o aquecimento global, o Greenpeace trouxe para o Brasil, agora em janeiro, uma expedição com o barco Arctic Sunrise, um de principais instrumentos de ação da entidade. O barco já esteve em Manaus e nesta semana estará em Belém (durante o Fórum Social Mundial), depois segue para Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. FONTE: www.ivanaldoxavier.blogspot.com.

FAD – CONTRATAÇÃO PROVISÓRIAA Faculdade de Direito da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através de seu Departamento, está realizando Processo Seletivo para Contrato Provisório de Docente, com 40 (quarenta) horas. Uma vaga está disponibilizada para as disciplinas: Direito Tributário, Direito do Trabalho e Legislação Social.

Inscrições: No período de 26 a 28 de janeiro/09 na própria faculdade nos seguinte horários, 07 às 11 horas e de 19 às 22 horas. Maiores informações pelo fone (084) 3315-2207, Edital Completo (m anexo) ou www.uern.brded@uern.br.

FIQUE SABENDO... "Glaucoma". (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glaucoma).

Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo, contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

TIPOS - O tipo mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, freqüentemente assintomático. Uma das causas pode ser uma obstrução do escoamento do humor aquoso do olho. O humor aquoso é produzido no corpo ciliar do olho, fluindo através da pupila para a câmera anterior. A malha trabecular então drena o líquido para o canal de Schlemm e finalmente para o sistema venoso.

Todos os olhos possuem alguma pressão intraocular que é causada pela presença de alguma resistência ao fluxo do humor aquoso através da malha trabecular e do canal de Schlemm. Se a pressão intraocular (PIO) for alta demais (maior do que 21,5 mm Hg), a pressão nas paredes do olho resultará na compressão das estruturas oculares.

Entretanto, outros fatores, como perturbações no fluxo sangüíneo no nervo óptico podem interagir com a PIO e afetar o nervo óptico. Em um terço dos casos de glaucoma primário de ângulo aberto há PIO estatisticamente normal. Esses casos são chamados de glaucoma de pressão normal. Devido ao fato de exames do nervo óptico nem sempre serem realizados juntamente com medidas de PIO em pacientes de risco, o glaucoma de pressão normal é mais raramente diagnosticado até as condições se apresentarem adiantadas.

Outro tipo, o glaucoma de ângulo fechado, é caracterizado por aumentos súbitos de pressão intraocular. Isto ocorre em olhos susceptíveis quando a pupila dilata e bloqueia o fluxo do fluido através dela, levando à íris bloquear a malha trabecular. Glaucoma de ângulo fechado pode causar dor e reduzir a acuidade visual (visão borrada), e pode levar à perda visual irreversível dentro de um curto período de tempo. É considerada uma situação de emergência oftalmológica e requer tratamento imediato. Muitas pessoas com esse glaucoma podem visualizar um halo em volta de pontos de luz brilhantes, além da perda de visão característica da doença.

Glaucoma congênito é uma doença genética rara que atinge bebês. Recém nascidos com globos oculares aumentados e córneas embaçadas. Se considera que a causa da pressão intraocular elevada nesses casos é causada pela redução da permeabilidade trabecular. O tratamento é a cirurgia.

Glaucoma secundário ocorre como uma complicação de várias condições médicas, como cirurgia ocular, catarata avançada, lesões oculares, uveítes, diabetes ou uso de corticóides.

SINTOMAS - Enquanto que o glaucoma pode ou não ter sintomas distintos, uma complicação quase inevitável do glaucoma é a perda visual. A perda visual causada por glaucoma atinge primeiro a visão periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Isso pode ser feito fechando um olho e examinando todos os quatro cantos do campo visual notando claridade e acuidade, e então repetindo o processo com o outro olho fechado.

Freqüentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tunelada". Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado.

Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver glaucoma.

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos está oferecendo 160 (cento e sessenta) vagas para vários cargos, inscrições estão abertas até o dia 07 de fevereiro de 2009, escolaridade exigida: 1º, 2° e 3° graus. Salários até R$ 1.245,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL, O Instituto Rio Branco está oferecendo 105 (cento e cinco) vagas para Diplomata, inscrições até o dia 12 de fevereiro de 2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 10.906,86. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dia: 27°, Semana: 4ª e Término: 338 dias.

ü "Caro Hermes, quero te desejar boa sorte, que Deus te cubra de bênçãos e te proteja, estou te aguardando de volta, gosto muito da sua coluna de notícias. Um forte abraço. Francimar Ricarte.". – A Francimar é uma grande companheira e funcionária do IPERN/Mossoró, gratifica-me e muito a sua atenção para comigo, outro abraço.

ü "Caro Hermes, muita paz, saúde a você e toda família. Estou sempre antenado no seu blog, este final de semana conversei demoradamente com nosso amigo de guerra – Zé Màrio precisamos mais nos reunir e colocar os assuntos em dia. Um forte abraço: Cezimar". – Isso mesmo prezado Cezimar, é impossível conversar com o Zé Mário e não mencionar o seu nome e o de Diassis "P. de Lata". Obrigado pela leitura e me sinto feliz em tê-lo em minha lista. Estamos sempre ás ordens para um belo papo!.

ü Nossos/as leitores/ras que me telefonaram e passaram mensagens de pesar pelo falecimento do meu genitor – ERNANDES ALVES PEREIRA: Adailzo Vieira, Adão Galdino, Aldaci de França, Almir Nogueira, Aluísio Barros, Amarildo Sousa, Amoz Teixeira, Ana Aires, Arnóbio Xavier, Carlos Roney, Conceição Bezerra, Daniele Silveira, Edson Modesto, Edvar de Jesus, Eliézer Nunes, Eva Freitas, Gautier Falconiere, George Filadelfo, Gilberto de Oliveira, Gileno Fernandes, Gilmar Henrique, Ivanilda Xavier, João Batista – FAEF, José Maria Alves, José Mário, Josy Nicolau, Júlio (Boli-boli)Julimar Monte, Kalianne Pereira, Kildare Gomes, Laécio Lemos, Leila Barbalho, Leilane Andrade, Lisboa Batista, Lúcia Nunes, Luiz Carlos Martins, Marileide Couto, Marilene Moura, Matuzael Aires, Nilson Silva – SINAI, Nívea Barbalho, Péricles Amorim, Queiroz Alcântara, Raimunda Soares, Roberto Mitre e Família, Romero Cardoso, Rosana Soares, Rosinete Nascimento, Santino Arruda, Silvestre Paiva, Sineide Lima, Vantuil Carvalho, Valéria Bulcão, Vantiê Clínio, Vera e Wilton Carvalho.

ü Há 236 anos (27/01/1773) foi celebrado o primeiro batizado na Capela de Santa Luzia, oficializado pelo Padre José dos Santos Costa.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 038/2008 (de 24 de fevereiro), relatamos os seguintes temas: O Comitê Permanente em Defesa da Saúde dos Trabalhadores, A Última Sessão do Julgamento, O Estado do RN foi Condenado, Cia Escarcéu de Teatro, Processo Sucessório no Sindicato dos Metalúrgicos, Processo Sucessório, A Professora Socorro Batista. FIQUE SABENDO: O Menor Rádio do Mundo.

v Dívida externa subiu 3,6% em 2008, para U$$ 200,1 bilhões, diz Banco Central. No último trimestre caiu U$$ 11 bilhões. FONTE: Globo.com, em 22/01/2009;

v BNDES terá mais R$ 100 bi para emprestar a empresas. Governo condiciona empréstimos a geração de empregos. FONTE: Globo.com, em 26/01/2009;

v Hoje é Dia do Orador. Amanhã é Dia do Comércio Exterior.

DEDICO esta edição aos/as oradores e oradoras pelo seu dia, hoje.

"Quem canta...

Naquela mesa ele juntava gente / E contava contente o que fez de manhã / E nos seus olhos era tanto brilho / Que mais que seu filho / Eu fiquei seu fã... . ("Naquela Mesa" – Composição: Sérgio Bittencourt. Canta: Nelson Gonçalves).

os males espanta".

Quanta saudade do meu velho pai! Mas, os amigos estão trazendo o conforto.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.kyte.tv

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.

Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006).

Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral