6 de janeiro de 2009

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO

- Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 166 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criada em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com


Mossoró/RN, domingo, 04 de janeiro de 2009

Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado....

Hoje vou publicar agradecimento, fato que já deveria ter feito antes, mas sempre deixava para depois por questões de espaço desta coluna, vez que tenho o cuidado para não ficar muito longa e tenho um limite de páginas. Agradecer ao amigo Benilson Silva pelo CD com a coletânea dos "The Beatles", oferta do "Cavern Club" – Programa Radiofônico (Fm 96,5) com músicas do grupo e suas influências – apresentação do Benilson.

Agradecer ao Edvar Duarte pelo CD das melhores músicas de Chico Buarque de Holanda, oferta do seu "Programa Silêncio da Seresta" (Rádio Rural – Am 990khz), ao Reinaldo Azevedo da Banda Anos 60 - Instrumental (de Natal) e ao Prof. Gilberto Oliveira pelo CD da Banda Flor Mania com show "Estilo Jovem Guarda Anos 60", gravado ao vivo no Clube Edem direto de Pau dos Ferros/RN.

MÚSICA É UMA COISA FORTE

e mais, sendo dentro de mim. Se explorar esse tema, exclusivamente, aqui neste espaço não terá outros assuntos de mais importância. Sou do tempo que se lia nas capas de discos a expressão "Disco é Cultura", graças a Deus tiraram, pois, o que estão gravando nos dias atuais não merece o termo.

Canindé, Gilberto e os Concluintes 2008 da cidade de Pau dos Ferros estão de Parabéns, pelo show que deram aos pauferrenses. Eu não estava lá, mais me senti presente ouvindo as belas canções, trabalho musical e a boa seleção para gravar o disco/show.

Parabéns, especialmente, para os concluintes pela brilhante idéia da contratação da banda e "exigência" do estilo musical.

Nota do editor: Pois é meu caro Hermes. Quanto lixo tem sido rodado nessas praias do meu Brasil, nos últimos dias! Do sábado para o domingo último, não consegui dormir um pingo se quer, com tanta coisa sem futuro penetrando ouvido a dentro. Mais é isso mesmo, afinal de contas, eu nunca vi na minha vida um lixo tão caro como esse que está se vendendo agora. JMA.

QUER VIVER FELIZ? Conheça o Poranduba!!! A citação, abaixo, é do Jornalista, Escritor Rubens Coelho e também editor do Jornal Poranduba. Conheci a sua última edição de 2008 e é de boa cepa (linguagem nordestina) como eu esperava.

De cara, estranhei a entrevista com a Mara Maravilha e fui conferir e vi que a entrevista focalizava a ELIEMARY SILVA DA SILVEIRA em passagem por Mossoró, que encontrou Deus e não se deixou imbecilizar as nossas crianças através das telas de TVs, e o que é pior, endossadas pelos pais. Parabéns prezado Rubens, espero as próximas edições, afirmo: seu JORNAL É CULTURA!

"Quer viver feliz. Não veja a televisão aberta. TV Globo, Record, Bandeirante e outras. Todas se transformaram em máquina de fazer doido. Especializadas em novelas pornográficas, de cafajestadas, crimes, assassinatos, desgraças, enfim, mundo cão. Então se você não é masoquista e que ser feliz, não veja estas telas mundo cão, de alienação total. Vixe!". FONTE: Coluna Pois é... Rubens Coelho – Jornal Poranduba, novembro/2008, Ano II – Edição 13.

Olha Rubens, as tvs fechadas não estão essas coisas todas não, mas, são menos ruins. Com certeza. Fico indignado quando chego a consultórios, bancos e outros locais ditos públicos, observo a televisão ligada, de plasma, tela plana, a cabo, etc e tal, investimentos altos, pra ver o que? Globo, Bandeirantes, Sbt e Record. Ufa!!!

CONCURSO PÚBLICO PODERÁ GARANTIR NOMEAÇÃOO Projeto de Lei 4352/08, do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), torna obrigatória a nomeação dos candidatos aprovados em concurso público dentro das vagas previstas no edital. Rollemberg afirma que o seu objetivo é assegurar os direitos dos aprovados, obrigando a administração pública a preencher, durante o período de validade do concurso, pelo menos todas as vagas previstas no edital.

A proposta confirma uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de fevereiro de 2008, que definiu como direito líquido e certo a nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas em edital.

"As pessoas se inscrevem de boa-fé nos concursos, se matriculam em cursos preparatórios e compram livros por causa de uma informação que o poder público deu: a de que foram abertas vagas", ressalta o deputado. "Portanto, não é moral nem razoável que, depois de todo esse esforço dos candidatos, as vagas deixem de ser preenchidas dentro do prazo de validade do concurso por omissão da administração pública", acrescenta Rollemberg. A matéria tramita em regime de prioridade e está sujeita à analise do Plenário. FONTE: Agência Câmara.

FIQUE SABENDO... "Hemofilia: nome de diversas doenças genéticas". (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemofilia).

Hemofilia é o nome de diversas doenças genéticas hereditárias que incapacitam o corpo de controlar sangramentos, uma incapacidade conhecida tecnicamente como diátese hemorrágica. Deficiências genéticas e um distúrbio autoimune raro pode causar a diminuição da atividade dos fatores de coagulação do plasma sanguíneo, de modo que comprometem a coagulação sanguínea; logo, quando um vaso sanguíneo é danificado, um coágulo não se forma e o vaso continua a sangrar por um período excessivo de tempo.

O sangramento pode ser externo, se a pele é danificada por um corte ou abrasão, ou pode ser interno, em músculos, articulações ou órgãos. É a falta dos fatores de coagulação - a hemofilia A tem falta do fator de coagulação VIII, a hemofilia B tem falta do fator de coagulação IX e a hemofilia C tem falta do fator de coagulação XI. A hemofilia A é a mais comum, ocorrendo em 90% dos casos.

História - Existe registro da hemofilia no texto judaico, o Talmud (cerca de 50-130dC). Segundo o Talmud uma criança não deveria ser circuncidada se já tivessem morrido dois irmãos em tal procedimento. No século XII, o médico árabe Abulcasis descreveu um caso de uma família cujos homens haviam morrido de sangramento após pequenos ferimentos. Em 1803, o médico norte-americano John Conrad constatou que havia "tendências a sangramentos em algumas famílias". Ele chegou à conclusão que a doença era hereditária e acometia mais homens do que mulheres.

O termo hemofilia apareceu pela primeira vez em 1828 por Hopff da Universidade de Zurique. Em 1937, Patek e Taylor, dois médicos de Harvard descobriram a globulina anti-hemofílica. Pavlosky, um médico de Buenos Aires, separou a Hemofilia A e Hemofilia B laboratorialmente. Este teste era feito transferindo o sangue de um hemofílico para outro hemofílico. O fato corrigia o sangramento, comprovando que havia mais de um tipo de hemofilia.

A Hemofilia é, muitas vezes, associada à história da Monarquia na Europa. A Rainha Vitória do Reino Unido passou a doença ao seu filho Leopoldo, e através de várias das suas filhas, a várias famílias reais Européias, incluindo as famílias reais da Espanha, Alemanha, e Rússia. Alexei Romanov, filho to Czar Nicolau II da Rússia, foi um dos descendentes da Rainha Vitória que herdou a doença.

Durante as décadas de 1970 e 1980, a falta de outras modalidades de tratamento e a insuficiência de tecnologia para diagnosticar alguns vírus como o da AIDS acarretou em contaminação em grande escala da população hemofílica que dependiam de constantes transfusões de sangue. Mas este é um cenário que não está totalmente no passado, à maioria absoluta, em torno de 75%, da população mundial de hemofílicos não dispõe dos medicamentos básicos para o tratamento desta patologia, ficando ainda, estes, sujeitos às transfusões de sangue que pode lhes salvar a vida como também pode tirá-la.

Tipos - Hemofílico é o termo que designa o indivíduo que sofre desta doença. Os três tipos mais comuns de hemofilia são:

Hemofilia A - É conhecida também como hemofilia clássica e se caracteriza pela ausência do fator VIII da coagulação ou globulina anti-hemofílica.

Hemofilia B - É também conhecida como doença de Christmas e se caracteriza pela ausência do fator hemofílico B ou fator IX.

Hemofilia C - Este tipo de hemofilia é determinado por gene autosômico dominante não relacionado com o sexo e caracteriza-se pela ausência de um fator denominado PTA ou fator XI.

CONQUISTE SEU EMPREGO – PB, UFCG – Universidade Federal de Campina Grande está oferecendo 33 (trinta e três) vagas para Professores, as inscrições estarão abertas entre os dias 05 e 23 de janeiro/2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 6.497,16. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL – O MRE – Ministério das Relações Exteriores está oferecendo 150 (cento e cinquenta) vagas para Oficial de Chancelaria, as inscrições estão abertas até o dia 12 de janeiro/09, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 4.818,38. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dia 6°, Semana 2ª e Término 359 dias.

ü "Fala tal do Hermes! Feliz Ano Novo e tudo de bom para você e família, muita saúde e muita paz de espírito. Que Deus esteja sempre por perto de você, te iluminando e te abençoando, forte abraço. Julimar Monte". – Certo Tal de Julimar, você é sempre divertido, desconfio que o autor de "Deixa a vida me levar, vida leva eu... " és tu. Você não é "aquilo", mas estás pregado no meu peito. Saúde e Paz amigo!!!.

ü "Hermes, te parabenizo pela sua coluna de notícias, aproveitando a oportunidade te desejo um Feliz Ano Novo, que Jesus te conceda muita saúde, paz e muito sucesso. Lúcia Moreira". – Valeu Lúcia, é muito bom tê-la como nossa leitora, um ano novo de prosperidades a você e família.

ü Nossos leitores que me enviaram mensagens natalinas, recados (recados sim) e telefonaram desejando FELIZ ANO NOVO: Prof. Almir Nogueira, Profa. Ana Aires, Carlos Antônio, Carlos José, Carlos José Marques, Carlos Roney, Cleone Barbalho, Conceição Bezerra, Conceição Nogueira, Prof. Dinz, Edson Modesto, Élson Belém, Erneide Alves, Genildo Leôncio, Prof. Gilton Sampaio, José Gomes, José Mário, Julimar Monte, Kleylenda Linhares, Laécio Lemos, Prof. Lisboa Batista, Lúcia Moreira, Prof. Luiz Caros Martins, Luiz Carlos Dambroski, Marileide Couto, Nívea Barbalho, Rogério Marques, Romero Cardoso, Prof. Sueldo Leite, Sgto. Vantuil Carvalho e Vera Abreu.

ü Há 450 (04/01/1558) chegava Mem de Sá, terceiro Governador-Geral, ao Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 031/2008 (de 31/01), relatamos os seguintes temas: Mossoró, Mossoró, Mossoró, Quem Tinha Poupança, SINAI dá Largada a Campanha Salarial 2008, Serviços Básicos da CAERN, O Estado de São Paulo, Gasolina em Natal Baixa Mais Ainda, O Blog de José Maria Alves. FIQUE SABENDO: Designação de Dependente Econômico.

v Mega-Sena – Concurso número 1036 vai para um Apostador Felizardo (R$ 44.550.370,27) de São João Del Rei/MG e os números sorteados são: 10, 27, 36, 39, 41 e 52. O próximo prêmio estima-se em R$ 2 milhões milhões. Já os acertadores da Quina (177) receberão R$ 23.079,89 cada. FONTE: www1.caiixa.gov.br, Nova Andradina/MS, em 03/01/2009;

O O MENINO MUDOU DE LADO:

v Francisco José Júnior muda de lado para eleger Claudionor Santos - Dos três vereadores eleitos por partidos de oposição, em Mossoró, apenas Francisco José Júnior (PMN) resolveu compor o governismo logo neste 1º de janeiro de 2009. Ele dificilmente refluirá. . FONTE: www.blogdocarlossantos.com.br, 02/01/2009;

v Domingo foi o Dia Nacional da Abreugrafia (Aparelho que revolucionou o diagnóstico e tratamento da tuberculose, inventado por Manoel Dias de Abreu – 04/01/1892-30/04/1962) e Dia do Hemofílico.

DEDICO esta edição aos/as veranistas de todo o país, pela temporada de verão.

"Quem canta...

A praia estava deserta / O sol surgia no céu / E eu contente cantava pra você Maria Isabel / Pegue a esteira e o chapéu / Vamos para a praia que o sol já vem / Na areia escrevi seu nome / Mas logo eu apaguei / Temendo que alguém pisasse em seu nome Maria Isabel... . ("Maria Isabel" – Composição: Indisponível. Canta: Roberto Livi).

Nota do editor: O companheiro Hermes só esqueceu de colocar o refrão que diz: "Piri, piri, pom, pom, piri, pom, pom". jma.

os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.kyte.tv "Santa Luzia de Mossoró Tv.

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.

Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006).

Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral