26 de outubro de 2008


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
“Uma forma diferente de Noticiar!”
Edição Nº 138 – Ano I - Atualizado às 10h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
_______________________________________
Mossoró/RN, domingo, 26 de outubro de 2008.


TRANSNACIONAIS – Defendendo a Soberania Alimentar os movimentos sociais de Mossoró levantou suas bandeiras contra a instalação da Wal-Mart (Hiper Bom Preço) na cidade. Na sexta-feira (17) um Ato Simbólico aconteceu no local onde está sendo construída a obra, uma faixa de 20m foi colocada no muro denunciando a empresa de não pagar direitos trabalhistas, não permitir que seus empregados sejam sindicalizados e explorar a mão de obra com baixos salários. Cartazes foram distribuídos nos pequenos comércios e mercearias alertando-os da ameaça à falência dessa faixa de ramo.
PENAS ALTERNATIVAS – Natal. A 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte promoveu (17/10) um encontro com as instituições e entidades filantrópicas que recebem as pessoas envolvidas com o cumprimento de penas alternativas.
A reunião foi coordenada pelo Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, e contou com a participação do Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal.
Também estiveram presentes o Procurador da República Gilberto Barroso, o Juiz da 12ª Vara Criminal Gustavo Marinho e o Defensor Público Gilvanklin Marques. A coordenadora da equipe multidisciplinar da 12ª Vara Criminal Regina Coelli e a assistente social Mônica Bezerril, também integrante da equipe da 12ª Vara. Representantes de 89 entidades estiveram no evento.
Durante o encontro, o Juiz Walter Nunes explicou detalhes sobre a legislação das penas alternativas e ressaltou a necessidade das entidades estarem vigilantes para o cumprimento integral das penas. FONTE: www.jfrn.com.br
A 1ª FEIRA DE ARTESANATO de artesãos de Mossoró acontece no West Shopping de Mossoró. Iniciada no dia 21/10 e encerra-se neste domingo (26). Cerca de cinco quiosques estão instalados com exposição de vários itens como crochê, bonecas de pano, placas decorativas, peso de portas, cerâmica, escultura (madeira e coco), bolsas e artefatos.
A feira é promovida pela Associação do Artesanato Mossoroense, sob a idealização e coordenação de Heuber Fernandes Filgueira – Presidente da AMO – Associação do Artesanato Mossoense. “A feira acontece diariamente de 10h às 22 horas e os preços estão bem acessíveis para aquisição dos nossos produtos”, afirmou Herber Fernandes.
A SEMANA ESPÍRITA DE MOSSORÓ, na sua a 20ª Edição, acontece entre os dias 27/10 e 1º de novembro/08 sob o tema central “Espiritismo e Atualidade. O evento é promovido pelo Movimento Espírita de Mossoró e foram convidados para as seis palestras Luis Cláudio Costa (UF de Viçosa/MG), Sandra Borga – Presidenta da Federação Espírita do RN (Pedagoga/UFRN), Jomar Morais – Jornalista - Jornalista, Liszt Rangel – Jornalista (Recife/PE) e Adenuaer Novaes – Engenheiro Civil (BA). A Semana Espírita acontecerá no Hotel Villa Oeste e com início pontual às 19h30min com entrada franca.
Esta coluna trará, nas próximas edições, a programação diária e falaremos sobre a Feira do Livro Espírita.
PLANO DE SAÚDE NÃO PODE NEGAR TRATAMENTO médico por considerar mais caro em caso de doença que coloca em risco a vida de segurado, os planos de saúde devem cobrir o tratamento mais adequado à enfermidade.
Com esse embasamento, a 6ª Câmara Cível do TJRS confirmou sentença que determinou à Unimed Campinas Cooperativa de Trabalho Médico custear cirurgia cardiovascular para implante de stent farmacológico (Cypher).
A ré pretendia cobrir somente o uso de stent convencional, cujo valor é inferior ao dispositivo indicado pelo médico do autor da ação.
A Unimed Campinas alegou que a cobertura do implante não foi negada ao autor, havendo apenas recusa em relação ao tipo de aparelho solicitado. Salientou que o Stent Cypher não consta do rol de procedimentos e materiais editado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), não podendo ser onerada excessivamente com experimentos.
A relatora do apelo da Unimed, Desembargadora Marilene Bonzanini Bernardi, ressaltou existir comprovação científica de que o novo stent farmacológico é mais eficaz nos pacientes com artérias coronárias comprometidas por obstruções que levam ao infarto agudo do miocárdio e outras complicações.
BRONCA DO LEITOR (15) – O Mano Matuzael Aires, através de e-mail, me contempla com um bom dia e deseja que Deus ilumine meu caminho nessa nova etapa. Aproveita e manda o texto (abaixo) que eu considero como bronca. Leiam:
"Na reportagem do dia 20 de outubro, na RECORD, fala sobre a Índia, país localizado na Ásia, fronteira com China, à 19 mil km do Brasil, população de 1 bi, isso mesmo 1 bi, metade dela vive em extrema pobreza, lá, como falam os Cearenses, existe duas classes, Estribada e lascada, pois bem, duas populações do Brasil vive com uma renda de 1 dolar/dia, famílias inteira vive sem teto, mora na rua, embaixo de tendas.
Mas o que mais me chamou atenção foi o fato de que lá, a violência é 50 vezes menor do que aqui, isso mesmo, o Brasil com toda sua riqueza, a violência é maior 50 vezes, o trânsito, a pesar de não ter controle, todos por si, e Deus por todos, também mata menos do que o nosso."
____________________________________________________________________
FIQUE SABENDO... “14 Bis: considerado o 1° avião do mundo”. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos-Dumont_14-bis
O 14-bis é considerado o 1º avião do mundo, criado por Santos Dumont, e voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, em Bagatelle, França. Nos meios populares, e em jornais, o 14-bis recebeu o apelido de ave de rapina (oiseau de proie) e também de pato (canard).[1]
O avião dos irmãos Wright é considerado por especialistas americanos o 1º avião, porém não possuía todas as características de um avião moderno, pois necessitava de uma rampa de lançamento (devido à falta de um trem de pouso). Entretanto, o 14-bis pecava quanto a questões de manobrabilidade e autonomia.
As datas dos vôos dos irmãos Wright também são contestadas pelos defensores do 14-bis, já que não eram realizados em público e sim para uma platéia selecionada, pois os irmãos Wright tencionavam patentear a invenção e temiam que a tecnologia vazasse. Desse modo a discussão sobre qual a primeira "real" máquina de vôo permanece incerta, muito em parte devido às influências patrióticas de ambos os lados.
O 14-bis decolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorreu 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente, a Comissão Oficial do Aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos aeróstatos como no dos "mais pesados que o ar".
Em 12 de novembro do mesmo ano, novamente decolando por seus próprios meios, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de velocidade da época. (36,84 km/h).
CONQUISTE SEU EMPREGO – RN. A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN, está oferecendo 70 (setenta) vagas para Professores, inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro/08, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 6.497,04. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
Nacional, O ICMBio – Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade está oferecendo 175 (cento e setenta e cinco) vagas para Analista Ambiental, as inscrições estão abertas entre os dias 27 de outubro a 19 de novembro/08, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 2.956,17. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Semana 43ª e Término 69 dias;
ü “Valeu Hermes! Um ano de sucesso e competência. Obrigada pelas informações, pela coragem que transmite pelo prazer de contarmos com uma leitura saudável. Forte abraço! Linaura Freire”. – Prezada Linaura, é lendo seu depoimento e vendo seu sorriso e alegria energética no meu imaginário. Muito grato pela força que me dá.
ü “Meu Caro Amigo HERMES. Ao transmitir a notícia sobre o adiamento do jornal, percebi o quanto é comprometido e a dimensão do respeito que tens pelos seus leitores. Parabéns é raro encontrar valores tão esquecidos pelos seres humanos. Continuaremos a orar pela tua saúde. Um abraço, Queiroz Alcântara”.
– Prezado Queiroz, saúde pra você também. Utilizei as vantagens da modernidade (internet móvel) e justifiquei minha ausência na sala de espera ao submeter-me a uma tomografia computadorizada, entre um copo e outro de sulfato de bário (contraste usado para visualização). Queiroz Alcântara é servidor da UERN.
ü Nossos leitores: Prof. Chagas Silva (UERN), Conceição Bezerra (FUNDAC), Élson Belém, Fátima Gê (DATANORTE), Leoniza Oliveira (Rádio Rural), Liszt Madruga (Jornalista), Lúcia Elias, Marcos Ferreira (Jornalista), Pedro Kosiba e Queiroz Alcântara (UERN).
ü Há 55 anos (21/10/1953) Mossoró é visitada por João Goulart.
**********PANO RÁPIDO**********
v CONSULTA À LISTA TELEFÔNICA GRÁTIS – Para solicitar número de telefone basta ligar para o nº 102030 que é gratuito. Enquanto o 102 e 144 são pagos e caros; Você pode solicitar do seu celular (TIM) ou fixo para qualquer cidade do país; é só dizer o nome do assinante;
v Com 10m de cumprimento e 4,81cm de altura, pesando 290km e um motor de 50 cavalos, o Brasileiro Alberto Santos Dumont decola seu 14 Bis em data de 23/10/1906;
v Quinta-feria, dia 23 foi o Dia de Santos Dumont, Dia da Aviação e do Aviador. Sexta-feira,(24) Dia das Nações Unidas (Instalação da ONU) e Dia Mundial do Desenvolvimento.
DEDICO esta edição aos aviadores pelo seu dia e demais profissionais da força aérea brasileira.
“Quem canta...
Por que nós que salvamos vidas / Somos pessoas tão fracas? O piloto está maluco E a nossa vida só vale um minuto... . (“Aviador Maluco” – Composição: Cazuza. Canta: Cazuza).
os males espanta”.
VISITE O SITE:
www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico”.
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral