13 de outubro de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"
Edição Nº 133 - Atualizado às 08h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, quinta-feira, 09 de setembro de 2008.

BRONCA DO EDITOR (13) Olha a bronca aí gente!"Falar em bronca, meu caro Hermes, não seria uma bronca, mas sim um esclarecimento, não sei se você tem autonomia para tal, mas por que os guardas de trânsito de Mossoró, que aliás são servidores públicos, sempre estão a disposição das escolas privadas, garantindo a segurança dos alunos das mesmas nos horários de entrada e saída de suas aulas, e nas escolas publicas isso não existe? Será que os alunos das escolas publicas não têm os mesmos direitos? Josué Damasceno – Professor."
Nossa autonomia Nobre Professor Josué, está no exercício da cidadania, meu avô sempre dizia: "quem não fala, pelo menos assovia". É bronca sim! Com a palavra o Peltran.
MERCADOS INTERNACIONAIS – Há uma onda de pânico percorrendo o sistema financeiro em todo o mundo. A crise iniciada há pouco mais de um ano, nos setor de empréstimos hipotecários dos Estados Unidos, viveu dois repiques, nos últimos dias.
Entre 15 e 16 de setembro, a falência de grandes instituições financeiras norte-americanas deixou claro que a devastação não iria ficar restrita ao setor imobiliário.
No início de outubro, começou a disseminar-se a sensação de que o pacote de 700 bilhões de dólares montado pela Casa Branca para tentar o resgate produziria efeitos muito limitados.
Concebido segundo a lógica dos próprios mercados (o secretário do Tesouro, Henry Paulson, é um ex-executivo-chefe do banco de investimentos Goldman Sachs), o conjunto de medidas socorre com dinheiro público as instituições financeiras mais afetadas, mas não assegura que os recursos irriguem a economia, muito menos protege as famílias endividadas. FONTE: intersindical@grupos.com.br
FORNECEDORES E CANDIDATOS terão de prestar informações à Justiça Eleitoral do RN sobre bens e serviços. Sob determinação da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), 1.752 empresas do Estado terão 72h, a partir do recebimento da comunicação oficial, para prestar informações a cerca do fornecimento de bens e serviços para candidatos e comitês financeiros, envolvidos com as Eleições Municipais 2008.
As comunicações às firmas foram enviadas pelo Tribunal nesta quarta-feira (08). O TRE/RN é um dos pioneiros entre os regionais brasileiros. Apenas o TRE/MG, TRE/SP e o TRE/RJ iniciaram antes este procedimento, que é chamado de "Circularização Prévia de Fornecedores".
Por exemplo, uma gráfica que tenha trabalhado para candidato em determinado serviço impresso deverá informar a Justiça Eleitoral do RN, o que forneceu para este candidato ou comitê financeiro partidário. Nestas informações deverão constar Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), dados da nota fiscal, que serão cruzadas.
A Justiça Eleitoral fará o batimento com os dados prestados e fornecidos pelos candidatos e comitês financeiros partidários. O banco de dados das empresas que forneceram bens ou serviços em épocas eleitorais foi informado pela Receita Federal.
FIQUE SABENDO... "Dia do Nordestino: 08 de outubro". FONTE:
www.ilhado.com.br – autor desconhecido.
O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, teriormente pelos índios, que antes da colonização ajudavam os europeus na extração do pau-brasil em troca de especiarias, era o escambo; mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido as constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos.
A região foi o palco do descobrimento (termo utilizado para se referir ao início do processo de colonização do Brasil), os primeiros colonizadores foram os portugueses que chegaram no dia 22 de abril de 1500, ao comando de Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.
Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o
objetivo de roubar aquela madeira tão apreciada na Europa.
Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, atual território de Alagoas, nos vários mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de 20 mil pessoas. Mas somente em 1694 é que o Macaco, "capital" de Palmares, foi finalmente tomado e destruído, depois de intensa perseguição, Zumbi dos Palmares foi finalmente capturado e teve sua cabeça degolada e exposta em praça pública no Recife.
A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava, estrategicamente, localizada em um ponto médio do litoral. O governo-geral foi uma tentativa de centralização do poder para auxiliar as capitanias, que estavam passando por um momento de crise. A atividade açucareira é até hoje a principal atividade agrícola da região.
CONQUISTE SEU EMPREGO – PE. A UNIVASF – Universidade Federal do Vale de São Francisco está oferecendo 16 (dezesseis) vagas para vários cargos, inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro/08, escolaridade Superior: Salários até R$ 3.800,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
MA – O Tribunal de Justiça do Maranhão está oferecendo 31 (trinta e uma) vagas para Juiz Substituto, as inscrições estão abertas até o dia 24 de outubro/08, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 17.785,34. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Semana 41ª e Término 83 dias.
ü É Economista. O Professor e Colunista Lisboa Batista, do Jornal de Fato, é também Economista, ele me corrige através de simpático e-mail que o citei como Contador. Lisboa encontra-se na presidência do Conselho Regional de Economia com Sede em Pau dos Ferros. Obrigado, Amigo Lisboa.
ü "Caro amigo Hermes, sempre leio o "Democratizando a Comunicação", e me sinto muito bem, é como estivéssemos juntos apresentando o programa da CUT. Você é um amigo muito especial, que o guardamos num cantinho do coração. Pessoas como você é coisa rara. Que Deus te conserve sempre assim, fazendo milhões de amigos pelos caminhos da vida. Abraços dos amigos Socorro e Arimatéia". – Profa. Socorro Morais e Arimatéia Morais, que legal! Grande colaboradora do extinto Programa Trabalho e Cidadania – Fm 96,5. Também sinto muitas saudades de você e do grupo.
ü Nossos leitores: Adriana Vieira – Cm8, Emery Costa – Programa Observador Político (Fm 93,7), Francisco Silveira – Datanorte/Cohab, Ibero Hipólito – Instituto Anatália de Melo Alves (Fm 96,5), Matuzael Aires – SINAI e Silvestre Paiva – UERN.
ü Há 210 anos (08/10/1799) nascia Evaristo Pereira da Veiga e Barros, autor do Hino da Independência do Brasil.
**********PANO RÁPIDO**********
v
Um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que o pior da atual crise financeira global ainda está por vir. O documento, intitulado "Estabilidade Financeira Global", afirma que o sistema financeiro atravessa "um período de turbulências sem precedentes" e prevê que bancos em todo mundo continuarão a registrar fortes perdas.
O FMI ressaltou a determinação dos governos em responder aos atuais desafios, mas disse que "a restauração da estabilidade financeira se beneficiaria de um comprometimento coletivo das autoridades, que devem tratar o problema com eficiência". FONTE: E-mail do Pedro Kosiba, 07/10/08.
v Quarenta milhões de brasileiros ainda não têm uma conta em um banco e, segundo estudos, a maioria não está nos estados mais pobres, mas nas cidades do Sudeste. Em três anos, 8 milhões de pessoas entraram para o sistema financeiro.
Há três meses, o BB decidiu criar um novo departamento exclusivamente para focar suas atenções nos correntistas com baixa renda. Dos 46 milhões de pessoas que contam com algum produto do BB, 23 milhões ganham até um salário mínimo. FONTE: Sindicato dos Bancários – Mossoró e Região, 07/10/08.

DEDICO esta edição aos(as) aos profissionais dos correios e aos empresários brasileiros pelas suas datas comemorativas.
Quem canta...
Quando o Carteiro chegou, e o meu nome gritou, com uma carta na mão / Ante surpresa tão rude / Não como pude, chegar ao portão... . ("Mensagem" – Composição: Cícero Nunes e Aldo Cabral. Canta: Vanusa).
os males espanta".
VISITE O SITE: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico".
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral