13 de outubro de 2008

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
“Uma forma diferente de Noticiar!”
Edição Nº 134 - Atualizado às 08h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Edi
tor
.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
EDIÇÃO ESPECIAL DE 1º ANIVERSÁRIO
Mossoró/RN, segunda-feira, 13 outubro de 2008.
MEU PRIMEIRO PC – Dias antes do 13/10/2007, adquiri meu primeiro micro-computador ou PC (como queiram) particular, para uso em casa.
Já fazia um ano que me mudara para Natal por “espontânea necessidade” motivada pela saúde abalada, motivo que muitos já sabem, para tratar de CA de Reto. Numa manhã de inquietação sob efeitos de quimioterapia, sentei-me em frente ao pc e escrevi o seguinte:
Estimad@s Amig@s:
APRESENTAÇÃO
Sempre tive anseios de produzir um veículo próprio de comunicação,com o fim de socializar informações que obtenho no dia-a-dia, seja no meio sindical, de trabalho ou de vida comum como vivente ou sobrevivente. Lógico que meu público alvo deve ser amig@s de dentro e de fora da minha “árvore familiar”.
Então apresento, este ensaio intitulado “DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias” para apreciação d@s amig@s e receber suas opiniões e críticas, incentivo ou não, vocês é que vão viabilizar a idéia. Não sou da tv globo (nem pretendo – quem sabe uma tv comunitária?).... Mas VOCÊ DECIDE.
Assim nasceu a 1ª Edição do Democratizando a Comunicação que enviei para um pouco mais de duzentos endereços eletrônicos de amigos armazenados em mala direta. A segunda edição saiu mais rápida do que eu esperava.
Dia seguinte o telefone toca, era o Amigo/Advogado José Maria Alves cheio de alegria e simpatia para parabenizar pelo o e-mail do DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO e pedir permissão para publicar em seu blog Sistema JMA – Jurídico e Jornalístico, incentivou-me para editar o segundo e vieram outras e outras edições.
Hoje esta parceria: Hermes Oliveira, Sistema JMA e você (leitor), está de parabéns por completar um ano com a Edição nº 134.
Nosso muito obrigado! – Hermes Oliveira"
.
PRIMEIROS DEPOIMENTOS
Neste espaço destinado às notícias reservamos, hoje, para registrar os depoimentos e incentivos dos nossos leitores. São muitos, mas selecionamos os doze primeiros, para uma simples homenagem mais de grande valia, pois, graças a vocês estamos completando o nosso 1º Aniversário. Muito obrigado a todos vocês, de coração!
ü “Ok Hermes. Grato pelas informações. Márcio Ribeiro”. – Márcio Ribeiro é Educador da Fundac/Natal. Depoimento em 14/2007;
ü “Certo Hermes, boa iniciativa, boa idéia. Espero receber mais e muitos comunicados desses. Abraços, Alessandro Nóbrega”. – Prof. Alessandro é da Faculdade de Educação/UERN, depoimento em 14/10/2007;
ü “Camarada Hermes, espero que esteja tudo bem com você. Recebi seu boletim de notícias e gostei muito. Com relação à notícias abra o portal da Agência Câmara que há notícias do seu interesse a respeito das centrais sindicais. Um abraço e muita paz e saúde. Do Camarada Carlos Santos”. – Carlos “O Bolassete” é Técnico-Administrativo da UERN, depoimento em 15/10/2007;
ü “Prezado Hermes, como sempre eficiente não é? Gostei da divulgação do e-mail. Quanto ao pano rápido, que você faz com brilhante desenvoltura, sugiro que seja incluído algo no Jornal do SINAI. Acho que é importante divulgar informações que interessam à sociedade, inclusive, oferece mais atrativos, estimulando os leitores a valorizar o conteúdo, etc.”. – Irany Germano é Advogada do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, depoimento em 17/10/2007;
ü “Ok Hermes! Recebi seu ótimo Democratizando a Comunicação, muito obrigada, logo volto a falar você. Beijos, Vaníria Dantas”. – Vaníria Dantas é Assessora da FJA – Fundação José Augusto/Natal, depoimento em 18/10/2007;
ü “Companheiro Hermes, parabéns pela coluna de notícias. Raimunda Soares”. – Raimunda Soares é Presidente do SECOM – Sindicatos do Empregados no Comércio de Mossoró e Região, depoimento em 30/10/2007;
ü “Caro Amigo! Quero ver você presidente do nosso sindicato. Abraços, Silvestre”. – Silvestre Paiva é Técnico-Administrativo da UERN, depoimento em 30/10/2007;
ü “Olá Hermes, desculpe pela falta de notícias. Estava estudando para o concurso da PMM e fui aprovada, graças à Deus. Como está a saúde? Gostei muito das informações, um abraço Ceição Lopes”. – Conceição Lopes Evangelista é enfermeira do Hospital Regional Tarcísio Maia, depoimento em 09/11/2007;
ü “Fico muito feliz em saber da evolução de sua saúde. Brevemente você matará a saudade da querida Mossoró. Antes que deixe Natal, farei uma outra visita. Desta feita contando com toda sua recuperação total. A estrada que você ta caminhando em a proteção de Deus. Ele está afastando pedra por pedra. Nada de obstáculos. Meus votos é que realize, tão logo, esse sonho de retornar ao convívio dos seus familiares e amigos. Sinal de que tudo estará realizado. Quero parabenizar pela bem organizada e útil Coluna de Notícias. Continue sempre colaborando. Esta de hoje, por exemplo, está bem direcionada. Abraço do amigo Diniz”. – Professor e Advogado José Santos Diniz/Natal, depoimento em 15/11/2007;
ü “Ufa!!! "O Democratizando a Comunicação" foi de emocionar, lágrimas nos olhos. Amigo, pela sua perseverança, parabéns e estou aqui sempre que precisares. Beijos! Ana Aires”. – Ana Aires é Professora da UFRN/Caicó, depoimento em 16/11/2007;
ü “Deus te abençoe. Parabéns pelas edições. Erneide Alves”. – Minha irmã Nede... tenho a impressão que, quando eu morrer ela vai comigo. Sofre mais do que eu, TE AMO MANA!
OS DESTAQUES DAS EDIÇÕES
16 DE OUTUBRO/2007 a nossa 2ª edição trazia as seguintes manchetes: “Orçamento Geraldo Estado será votado até 14/12”, “SINAI faz Assembléia Amanhã”, “Datanorte tem Proposta Descartada”, “Asfuc divulga site”, “Por Falar em Asfuc”, “SINAI Jurídico”, “Informativo da FAD”. FIQUE SABENDO: Lei Maria da Penha – Art. 28.
FIQUE SABENDO... “Dia Nacional do Dinheiro: 13 de outubro”. FONTE: Guia dos Curiosos.
Hoje se comemora o Dia Nacional do Dinheiro. Nos primeiros tempos da civilização, ninguém precisava de dinheiro. Os problemas começaram a surgir quando os homens passaram a viver em sociedade. Valia tudo: sal, tijolos, dentes de cachorro ou pedaços de bambu.
Há 2 mil anos, na Lídia, um pequeno país da Ásia Menor, alguém iniciou a cunhagem da moeda, em ouro, prata, cobre, bronze e outros metais. Outros países copiaram e aperfeiçoaram o sistema. Grécia e Roma colocaram símbolos nacionais nas moedas. A primeira moeda de prata de valor e peso definidos surgiu no século VII a.C. na ilha grega de Egina.
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 287°, Semana 42ª e Término 79 dias.
ü “Encontro Hermes nas ruas de Mossoró. Fala do novo projeto de comunicação. Empolgado como um jovem que utiliza suas forças pra fazer o que gosta, demonstra que a informação, não pode ser privilégio de poucos. Fiquei extremamente contente.
Primeiro pelo encontro, segundo pelo abraçar de uma nova causa. Assim, os homens de bem e ética vão dando sua contribuição à sociedade. Parabéns, Avante, Energia, Disposição e Coragem sejam os ingredientes dessa caminhada. Não perca nunca a esperança, mãe de todas as virtudes. Edson Oliveira”. Amigo Edson, é impossível ver o Edson e não lembrar do saudoso Prof. Júlio Galdino. Edson foi modesto conosco, ele estava em atividade política de sua candidata, oposta ao meu candidato, mas estas posições partidárias não parte nossa amizade. Desci do carro e fui abraçá-lo, Edson você gente do meu coração. Prazer imenso e obrigado pelo depoimento.
______________________________________________________________
"Democratizando... continua crescendo".
ü Nossos leitores: Em dez dias, após lançarmos a Campanha 1.000 Leitores, saltamos de 872 para 934 endereços eletrônicos (7,11% a mais). Comparando outubro/07 para outubro/08 aumentamos em 367%. Faltam 66 amigos para nossa meta dos mil, estou feliz com o resultado e a campanha continua companheiros!
ü Há 145 anos (13/10/1863) foi aprovada pela Intendência o Primeiro Código de Postura cobrando DEZ RÉIS a quem não fechasse as lojas da vila aos domingos e dias santos. Diz Câmara Cascudo, norteriograndense, historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista.
**********PANO RÁPIDO**********
v O Clube da Poesia, projeto idealizado pelo amigo poeta/repentista Aldaci de França, foi retomado e acontece na ASPETRO – Associação dos Petroleiros na última sexta-feira de cada mês. Mais um evento acontecerá no próximo dia 31, Aldaci estará cantando com o grande repentista Antônio Nunes de França.
Estarão presentes, também. cordelistas, declamadores e poetas locais. O Clube da Poesia começa a partir das 20h e em breve anunciará as atrações para novembro. Vamos prestigiar gente!
v Ontem (12) foi Dia da Cirurgia Infantil e Dia do Descobrimento da América. Hoje é Dia da Vida, Dia da Terapia Ocupacional, Dia do Fisioterapeuta e Dia Nacional do Dinheiro. Amanhã (14) é Dia Nacional da Pecuária.
ENCERRO ESTA EDIÇÃO iniciada na tarde de ontem (12) e já são 16h desta segunda-feira e não consigo concluir por forte indisposição e dores nas costas. A edição especial que pretendia dedicar aos leitores me deu grande trabalho para pesquisa e não consigo continuar, se forçar atrasarei esta edição e é melhor publicar assim mesmo.
O importante é que a Edição N° 134 crava um ano do meu, seu e nosso “DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO”. Anexos, a primeira edição, a qual chamo de ensaio, de n° 000 e a de hoje.
DEDICO esta edição aos(as) fisioterapeutas pelo seu dia, hoje.
“Quem canta...
Onde está o dinheiro? O gato comeu, o gato comeu / E ninguém viu, o gato fugiu, o gato fugiu / O seu paradeiro, está no estrangeiro / Onde está o dinheiro?... . (“Onde está o Dinheiro” – Composição: Indisponível. Canta: Gal Costa).
os males espanta”.
VISITE O SITE: www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico”.
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN.
___________________________________________________
A PALAVRA DO EDITOR
Parece que foi ontem, meu caro amigo e querido articulista Hermes Oliveira, que publicávamos a primeira coluna "Democratizando a Comunicação", lavra de sua inteligência e do seu grande fé no Criador de todas as coisas, no DEUS VIVO E VERDADEIRO.
Nem a doença, nem os tratamentos a que o amigo se submeteu na capital do Estado, fizeram com que baixasse a cabeça em momento algum e sempre erguida, estava enviando religiosamente as terças, quintas e domingos, a sua coluna para o nosso e-mail e de lá transferíamos para o nosso blog www.sistemajma.blogspot.com
Nesse momento, temos que agradecer primeiramente a Deus pelo seu reestabelecimento e pela grande força proporcionada pelo MESMO, para que você pudesse continuar produzindo tão belas páginas, cujos leitores são contemplados três vezes na semana.
Agora, iniciamos nova luta, nova etapa nessa nossa comunicação democrática, que você sabe fazer muito bem. O convite que lhe formulei meu querido Hermes, há exatamente um ano atrás, sòmente serviu para tornar ainda mais rica a nossa página na internet, pela grande quantidade de leitores que você conseguiu atrair.
Obrigado de coração e que DEUS o proteja cada vez mais, para que possamos unir as nossas forças, juntar as nossas mãos e constuir um mundo mais verdadeiro e fraterno, através do "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO".Avante companheiro Hermes, é assim que DEUS deseja que vivam aqueles que Ele ama....
JOSÉ MARIA ALVES -Diretor/Presidente do Sistema JMA Jurídico e Jornalístico e ditor da coluna "Democratizando a Comunicação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral