11 de setembro de 2008

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"
Edição Nº 120
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, quinta-feira, 11 de setembro de 2008.

RETORNO de Natal já próximo da meia noite de segunda-feira e não deu tempo de pesquisar notícias para os nossos leitores. Mesmo assim estou cumprindo meu compromisso em dá seqüência em nossas edições do DC – Coluna de Notícias. Alô Prof. Diniz, estarei enviando o documento conforme solicitado. Minha saúde está ótima e início de novembro estarei passando por nova cirurgia para retirar cálculos na vesícula. Grato pelas orações!
FIQUE SABENDO...
"O que está por trás da campanha BRASIL LIVRE DE RUBÉOLA? (Parte 3)". FONTE: e-mail enviado por Lívia Cavalcanti, em 26/08/2008.
Tudo pelo bem-estar dos bebês em gestação?

O suposto objetivo da campanha é a erradicação da rubéola e proteger bebês em gestação de contágio possível de suas mães. Quer maior motivo de riso (ou de tristeza) do que um ministro de saúde pró-aborto dizer que quer o bem-estar de bebês em gestação?
Se Temporão tivesse uma preocupação genuína com os bebês em gestação no Brasil, ele sem dúvida lançaria uma campanha para erradicar do Brasil todas as clínicas clandestinas de aborto — sem mencionar, é claro, os próprios serviços do SUS que realizam abortamentos médicos. Além disso, ele também repreenderia Lula pelo apoio, no Brasil e na ONU, que seu governo tem dado ao aborto.
Pesquisa após pesquisa indica que, muito longe de apoiar a ideologia de implantação do aborto no Brasil, a população brasileira é pró-vida. Talvez a propaganda da campanha de vacinação de José Temporão esteja apenas espelhando esse popular sentimento pró-vida brasileiro.
Entretanto, há apenas um problema. Embora a campanha de vacinação seja apresentada como medida para proteger bebês em gestação — razão suficiente para atrair todo o apoio da população que é majoritariamente pró-vida, Temporão em nada mudou seus sentimentos para com esses bebês. Ele ainda quer a legalização do aborto no Brasil.
Então, o que está por trás de sua suposta preocupação com o risco de alguns poucos bebês pegarem rubéola? Embora o Brasil tenha uma população enorme de quase 200 milhões de habitantes, em 2007 foram registrados apenas 17 casos de defeitos congênitos em todo o Brasil provocados pela rubéola. http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nota_rubeola140708.pdf
Esse número é muito inferior ao número de casos registrados na Inglaterra, que tem uma população muito menor do que a do Brasil. Em comparação com o Brasil, que tem 17 casos por ano, a Inglaterra tem 43. http://www.patient.co.uk/showdoc/40024887/
Além disso, os casos de rubéola — que não representam perigo de saúde pública — caíram de 30 mil em 1997 para 326 em 2005. [http://www.cives.ufrj.br/informacao/rubeola/rubeola-iv.html]
Onde estão as campanhas estatais para erradicar o aborto?
Considere agora que se o número de 17 bebês atingidos por rubéola é justificativa suficiente para obrigar um número elevadíssimo da população a se vacinar, então os milhares de abortos por ano não deveriam ser usados como motivo suficiente para se proibir toda propaganda e projeto pró-aborto no Brasil?
Será que as intenções de Temporão são obscuras? Aborto, segundo a ideologia dos engenheiros sociais, é uma medida social para reduzir a população mundial. Daí, o interesse de Temporão na legalização do aborto tem — debaixo de todo o confete de "preocupação com questões de saúde pública" — a marca registrada e óbvia de interesses internacionais que querem reduzir a população brasileira. Para essa finalidade, vale qualquer justificativa, por mais fictícia que seja.
Parece loucura. Um ministro pró-aborto em nome do bem-estar de alguns poucos bebês em gestação forçando uma vacinação em massa, enquanto em nome de um direito ao aborto ele quer sacrificar centenas de milhares de bebês ao aborto. Faz sentido?
Mistérios, mistérios e mais mistérios
O que está então por trás da campanha "Brasil Livre da Rubéola"? Há boas intenções na "Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola"?
A iniciativa estatal tem a meta de vacinar 70 milhões de brasileiros e abrangerá os estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias. Nenhum brasileiro das áreas selecionadas terá direito ou a opção de isentar-se, a não ser os aidéticos e pessoas com problemas imunológicos.
Embora seja perda de tempo esperar que o Ministro da Saúde decida aparecer em público para revelar suas reais intenções, é possível obter pistas importantes através da imprensa secular, geralmente atrelada aos interesses do Estado. Vejamos então o que a imprensa está dizendo:
Eliminação da rubéola:
"A campanha faz parte de uma ação preventiva para evitar a disseminação da doença. A ação está dentro do compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de eliminar até 2010 a rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) – que pode causar aborto ou malformações no bebê". — Patrocínio Hoje
"Além da meta de eliminação até 2.010 e dos surtos ocorridos no País, outros motivos que levaram à decisão do Ministério da Saúde pela Campanha são: a gravidade da rubéola em gestantes, com a possibilidade de abortos e natimortos e de seqüelas irreversíveis". — Portal Novidade
"A campanha nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo erradicar a rubéola até 2010 e terá início no dia 9 de agosto, estendendo-se até 12 de setembro. Em Mogi, serão vacinadas 127.719 pessoas. — Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
"A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola pretende vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas de ambos os sexos durante cinco semanas. Essa é a maior campanha de imunização já realizada no mundo." — Capital News
"No Brasil, serão aproximadamente 70 milhões. Trata-se da maior campanha de imunização já realizada no mundo". — Portal Novidade.
"O Ministério da Saúde (MS) está preparando uma campanha inédita e de grande dimensão que começa no dia 9 de agosto. A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola pretende vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas de ambos os sexos durante cinco semanas. Essa é a maior campanha de imunização já realizada no mundo". —
Diário da Serra.
Embora a vacinação seja obrigatória, para efeito de propaganda e para não deixar a população assustada, a campanha, segundo o Portal Novidade, terá "um enfoque da vacinação da família". Será então uma campanha supostamente para o bem-estar das famílias e dos bebês em gestação. Quer propaganda mais linda que essa?
REGISTROS:
ü Contagem do tempo em relação ao dia 09 de setembro: Ano – 2008, Dias 253°, Semana 37ª e Término 113 dias.
ü "Querido Hermes, obrigado por divulgar meu texto em sua coluna, Josué de Castro é referência quando o assunto refere-se a humanismo. Obrigado por divulgar a memória desse grande brasileiro, cuja história precisa ser reverenciada pelos patrícios. Referendo e estou em roda de oração. Deus é grande, é tudo! Abraços fraternos e excelente início de semana!. José Romero Araújo Cardoso!". – Valeu Prof. Romero Cardoso, fico mais fortalecido com as suas orações.
ü Nossos leitores: Adão Galdino – IPERN, Agatange Alves – Fundac, Amós Teixeira – Corretor/Seguros, Edson Modesto – Natal, José Rodrigues – SECOM e Vaníaria Dantas – FJA.
ü Há 200 anos (10/09/1808) é publicado o Jornal Imprensa Régia, primeiro jornal brasileiro.
**********PANO RÁPIDO**********
v Grito dos Excluídos reuniu 40 mil em Aparecida/SP. Grupos Sociais se reuniram as margens dom Rio Ipiranga. FONTE: Blah!/Globo.com, 07/09/2008;
v Oito em cada dez carros abordados tem mulheres ao volante no CE após Lei Seca entrar em vigor, segundo o DETRAN. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/09/2008;
v Brasileiros gastaram R$ 103,2 bilhões com saúde em 2005, segundo o IBGE. FONTE: Blah!/Globo.com, 03/09/2008;
v Governo anuncia 44,2 mil vagas novas nas universidades federais em 2009, fruto do Reuni. FONTE: Blah!/Globo.com, 03/09/2008;
v Dia 09 de setembro foi o Dia do Administrador e do Médico Veterinário. Quarta-feira, (10) foi o Dia da Imprensa.
DEDICO esta edição aos(as) administradores(as) e aos(as) médicos(as) veterinários(as), pelo seu dia.
"Quem canta...
Foi mistério e segredo / E muito mais / Foi divino brinquedo / E muito mais / Se amar como / Dois animais... . ("Como Dois Animais" – Composição: indisponível. Canta: Alceu Valença).
os males espanta".
VISITE O SITE: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico".
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral