30 de agosto de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"
Edição Nº 115
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 28 de agosto de 2008.


PCCR DO IPERN NÃO FOI VOTADO porque o Presidente da Câmara dos Deputados do Estado, Robinson Faria, não estava presente na casa. Apesar dos deputados concordarem com a dispensa da tramitação, há a necessidade formal do presidente solicitar uma reunião com os líderes de partidos e a partir daí, encaminhar para votação o Plano de Cargos, Carreira e Remunaeração.


Segundo os Deputados José Dias, Getúlio Rego e Fernando Mineiro, assim que acontecer a reunião eles aceitarão a dispensa, mas, não podem atropelar o regimento sem a anuência do Presidente. Conforme ficou acertado, se o Presidente se encontrar na casa, hoje, nova conversa para a votação ocorrerá na próxima semana.


ADUERN COMPLETA 28 ANOS de muitas lutas e conquistas para a categoria docente. Para comemorar a data, a ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN preparou uma festa especial para relembrar os momentos mais importantes do sindicato.


No próximo dia 11 de setembro, às 21h, na sede da entidade, será servido um coquetel para os professores sindicalizados. A noite será animada com a tradicional Música Popular Brasileira (MPB).


COPA DE 98 – Deixei de torcer pelo Brasil, calma vou explicar melhor, deixei de torcer pela SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL desde àquela partida final da citada "seleção" por não acreditar na tal convulsão (pra mim confusão) com o jogador Ronaldo que os da Rede Globo o batizaram de "fenômeno".

Pois bem, recentemente recebi e-mail sobre o tema do qual ainda não analisei, só sei que é muito parecido com matérias do gênero que li há época sobre a venda da copa. Vou lê-lo atenciosamente, se for coisa nova publicarei na próxima edição.


De cara, me parece com aqueles e-mails sobre o fim do 13° salário, não se sabe qual o interesse, volta e meia circula sem se quer dar nova redação. Volto ao assunto da copa se merece crédito. Ah! O primeiro e-mail que recebi sobre o "fim do 13° salário" recebi em 2003, estamos em 2008 e graças à Deus fazendo parte da vida dos brasileiros. Mencionei esse assunto em duas edições no DC – Coluna de Notícias, o de n° 012/2007 e 57/2008).


ECONOMISTAS: 57 ANOS – A programação para comemorar os 57 Anos da regulamentação da profissão de Economistas, iniciada em 02 de agosto com uma vasta programação em vários estados pelos Conselhos Regionais de Economia, tem seu encerramento no próximo sábado (30) com o II CHURRASCO DO ECONOMISTA. O Corecon-DF escolheu o Clube Cassab – Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 23 em Brasília/DF.


TELEFONIA MÓVEL SÃO INVESTIGADAS – O Ministério da Justiça está investigando as empresas de telefonia móvel TIM, Vivo, Claro e Oi se adotam práticas anticompetitivas. Com base em informações passadas pelas operadoras de telefonia fixa GVT (Global Village Telecom), Intelig Telecomunicações, Transit do Brasil e Easytone Telecomunicações, a SDE (Secretaria de Direito Econômico), por meio do DPDE (Departamento de Proteção e Defesa Econômica), instaurou, no dia 21 de agosto, processo administrativo contra as quatro empresas.


Ainda não há data prevista para a conclusão do processo administrativo, mas, de acordo com o DPDE, as operadoras utilizariam, de forma abusiva, a liberdade de pactuar os valores das tarifas de interconexão da rede móvel. Segundo informa o ministério, as quatro empresas possuem, em conjunto, mais de 95% dos usuários de celular no Brasil.


A GVT alega que o valor cobrado pela VU-M (Valor de Remuneração de Uso de Rede Móvel) inibe a concorrência e constituiu uma barreira a novos entrantes, além de prejudicar o consumidor pelas altas tarifas cobradas na efetuação de chamadas de telefone fixo para celular. FONTE: http://ultimainstancia.uol.com.br/.


FIQUE SABENDO... "28 de Agosto – Dia dos Bancários".
28 de agosto de 1951 - Os bancários se reúnem em uma grande assembléia para ouvir a contraproposta feita pelos patrões para suas reivindicações. Os funcionários queriam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A resposta foi um reajuste de acordo com índices oficiais.
Os bancários de São Paulo declararam greve! Enfrentaram 69 dias de repressão do DOPS e pressão até de outros sindicatos da categoria. Mas permaneceram firmes em suas posições e, em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
A partir desse ano, a categoria passou a comemorar o dia 28 de agosto como "Dia do Bancário". Desejamos a todos os que trabalham no ramo financeiro muito sucesso e felicidade.

CONQUISTE SEU EMPREGO – CE, O TEC – Tribunal de Contas do Estado do Ceará está oferecendo 60 (sessenta) vagas para o Analista de Controle Externo, as inscrições estarão abertas entre os dias onze e trinta de setembro/2008, escolaridade exigida: 3º grau. Salários até R$ 4.281,65. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


Nacional, A CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas está oferecendo 10 (dez) vagas para vários cargos, as inscrições estarão entre os dias 29 de setembro a 28 de outubro/08, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários de R$ 6.759,11. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos


REGISTROS:
ü Contagem do tempo tendo como referência o dia 28 de agosto: Ano – 2008, Dias 241°, Semana 35ª e Término 125 dias.
ü "Oi, Hermes! Seu Democratizando a Comunicação é um verdadeiro sucesso. Parabéns e muito obrigado pelos artigos que me são enviados. Abração, Prof. Almir". – Educadíssimo Prof. Almir Nogueira, muito obrigado e muita saúde para você e família.
ü Nossos leitores: Andréa Melo (nova leitora), Elizandra Cordeiro – São Paulo/SP, Ester Dantas – CF 8 de Março, Herbert Mota – Advogado., Leoniza Oliveira – Rádio Rural e Lívia Cavalcanti;
ü Há 115 anos (28/08/1893) foi criado o Museu Paulista, com sede no Monumento do Ipiranga.
**********PANO RÁPIDO**********
v STF – Supremo Tribunal Federal adia votação sobre Raposa Serra do Sol/RR. Relator defendeu demarcação contínua de reserva indígena. FONTE: Blah!/Globo.com, 27/08/2008;
v MEC – Ministério da Educação e Cultura fecha 24.380 vagas de direito em 11 meses, 54p/c do total, após avaliação em 81 cursos universitários. FONTE: Blah!/Globo.com, 27/08/2008;
v Justiça poderá bloquear carros para pagamento de dívidas. Sistema já funciona em TO e DF. FONTE: Blah!/Globo.com, 25/08/2008;
v 28 de agosto - Dia da Avicultura, Dia Nacional dos Bancários e Dia Nacional do Voluntariado. Ontem, (29) foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
DEDICO esta edição aos(as) bancários(as) pelo seu dia.
"Quem canta...
Eu sou do banco, do banco do Brasil / Do banco do Nordeste, cabra da peste / No Ceará eu sou do Bec / Mas em Pernambuco sou do Bandepe... . ("Eu Sou do Banco" – Composição: indisponível. Canta: Dominguinhos).
os males espanta".
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN.

Nota do Editor: Cadê o articulista Marcos Bezerra, que nunca mais deu o ar de sua graça? Se você Hermes, souber onde o mesmo se esconde, que me mande notícias. Assinado: JMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral