13 de agosto de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"
Edição Nº107
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, domingo, 10 de agosto de 2008.
SURPRESA DESAGRADÁVEL para os empregados da Casa Porcino, eles receberam salários com desconto de "mercadorias eventualmente desaparecidas". É o que consta no Informativo do SECOM – Sindicato dos Comerciários de Mossoró em edição de nº 99 de julho/2008. O sindicato procurou a empresa para barrar com o absurdo, como não obteve êxito formulou denúncia a Sub-delegacia do Trabalho com essa falta de respeito com os empregados da loja.
OSTEOPOROSE: TJ/RN OBRIGA TRATAMENTO – Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mantiveram a sentença de primeiro grau, que obrigou o Estado a arcar com as despesas do medicamento Aclasta, para o tratamento de uma usuária do Sistema Único de Saúde. O custeio deve ser realizado conforme a prescrição médica e enquanto perdurar a necessidade.
Segundo os desembargadores, como o SUS é financiado por recursos da União, dos Estados e dos Municípios, com base no artigo 198 e 195 da Constituição Federal, o paciente pode requerer o custeio a qualquer um dos entes federados.
A 3ª Câmara Cível do TJRN também se baseou, para a decisão, no artigo 196 da Carta Magna, o qual define a saúde como um "direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". FONTE: www.tjrn.com.br
VALE – FIM DE REVEZAMENTO SERÁ JULGADO – STS: A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho deverá julgar, em sua primeira sessão do segundo semestre, no dia 14 de agosto, o dissídio coletivo em que os sindicatos de trabalhadores da Companhia Vale do Rio Doce nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo questionam a adoção de turnos fixos em substituição aos turnos ininterruptos de revezamento até então praticados pela empresa.
Na audiência de conciliação e instrução realizada na última semana de julho, o ministro Milton de Moura França, vice-presidente do TST e instrutor do dissídio, apelou às partes para que encontrem uma solução negociada para a questão, mas já adiantou o sorteio da relatoria do processo, que caberá ao ministro Walmir Oliveira da Costa.
Na inicial do dissídio, os sindicatos informam que a Vale anunciou a adoção dos turnos fixos a partir do dia 11 de agosto, e afirmam que a mudança implicará "gravíssimos danos para os trabalhadores atingidos" e criará discriminação entre os membros da categoria, que antes partilhavam de isonomia e agora serão distribuídos em três turnos diferentes (das 7h às 15h30, das 15h às 23h30 e de 23h às 7h30).
Os sindicatos alegam que, de acordo com a Constituição Federal, a alteração só poderia ser implantada por meio de negociação coletiva, e que a verdadeira intenção da empresa seria a implantação de turnos de revezamento de oito horas, e a conseqüente redução de postos de trabalho. A nova regulamentação atinge cerca de seis mil trabalhadores do Porto de Tubarão, das Usinas de Pelotização da Ponta de Tubarão, da Ferrovia Vitória-Minas, das minas de ferro do Cauê, de Conceição e de Fábrica, das usinas Conceição e Timbopeba e da Pelotização Fábrica.
ADUERN NA 105,1 – Espaço em dia com a ADUERN – O Programa Canal Aberto na Santa Clara FM (105,1) abriu um espaço para a ADUERN participar com informes e discussões uma vez por mês. O programa radiofônico vai ao ar aos sábados às 7h. O espaço "Em dia com a ADUERN" é uma iniciativa da Diretoria do Setor de Aposentados e teve sua primeira exibição no dia de ontem (09). Os próximos serão: 13/09, 11/10, 08/11 e 13/13/2008.
BRONCA DO LEITOR (6) – "
Companheiro Hermes, com sua permissão que sei que já me destes, entendo que dar informações sobre ações do governo, como a construção da CEASA em Mossoró, a questão dos precatórios, que é um assunto da justiça do trabalho ,o portal obrigatório, para divulgação das concorrências do Governo, são informações oficiais, relativas ao Governo, ou seja, o "Democratizando a Comunicação" estaria prestando um serviço ao Governo, o que não é propriamente um papel nosso, do Sindicato.
Entendo que esta Coluna deve ser exclusivamente de prestação de informação da categoria, das ações do Sindicato e da classe trabalhadora. Divulgar, por exemplo, que o CEDUC Mossoró está, embora ainda não inaugurado, mas entregue as baratas, enquanto o de Natal dar um tratamento sub-humano aos adolescentes postos ali, sob custódia do Estado, além de tratar os servidores da Fundac lotados nesta unidade, igualmente de forma desumana, isso sim deve ser papel da Coluna.
Entendo que as notícias dadas pela coluna devem ser mais seletivas, menos personalizadas, mais direcionada ao conjunto da classe operária. De qualquer forma, coloco-me ao seu dispor para travarmos um debate sobre nossos caminhos, nossas lutas, nossos projetos de vida na luta por um mundo efetivamente diferente.
Um grande abraço desse seu leitor (de vez enquando) e admirador. Santino Arruda.
Nota do Editor: O leitor Santídio Arruda afirma em seu e-mail ao articulista Hermes Oliveira que "entendo que as notícias dadas pela coluna devem ser mais seletivas, menos personalizadas, mais direcionadas ao conjunto da classe operária...". Com todo respeito que temos pelas pessoas, especialmente por aquelas que acompanham o Hermes Oliveira através deste blog ou mesmo por intermédio de e-mail, não podemos concordar com a opinião do Sr. Santídio Arruda, até porque se assim procedesse o Hermes Oliveira, estaria sendo tolhida a sua plena liberdade de expressão e de comunicação.
Segundo está escrito na parte superior da página, o nosso blogo "...além de ser um canal aberto a todo e qualquer tipo de manifestação cultural ou artística, sem qualquer tipo de restrição, a não ser primar pela seriedade e pelo respeito".
A Coluna "Democratizando a Comunicação", no entender do Sr. Santídio Arruda "deve ser exclusivamente de prestação de informações da categoria, das ações do sindicato e da classe trabalhadora", afirmativa que discordamos totalmente, uma vez que a coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO é aberta a todo tipo de divulgação, quer seja oficial ou não, uma vez que o seu criador e idealizador integra a equipe de articulista do www.sistemajma.blogspot.com e é inserida três vezes por semana, as terças, quintas e domingos, em nosso blog.
Se por acaso o articulista Hermes Oliveira achar que deve seguir o conselho do leitor que enviou o e-mail e sòmente publicar informações seletivas para os e-mail`s que são cadastrados, que o faça. No entanto, a coluna poderá, meu caro Hermes, continuar publicando todo tipo de matéria, desde que dentro dos principios da seriedade e do respeito, coisa que você sabe muito bem fazer.
Não se omita de publicar as informações que você achar interessantes, pois pelo que sei a coluna é de sua responsabilidade e não um órgão informativo de qualquer sindicato ou instituição e sòmente tem a sua publicação três vezes na semana em nosso blog, porque concordamos com os seus pontos de vista e com as excelentes matérias que são veiculadas. José Maria Alves - Editor
FIQUE SABENDO... "Dia dos Pais". (FONTES: http://pt.wikipedia.org/siki/Dia_dos_pais).
Origem - O Dia do Pai tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional.
Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
CONQUISTE SEU EMPREGO – RN, O Conselho Regional de Enfermagem está oferecendo vagas para vários cargos, as inscrições estarão abertas até o dia quinze de agosto/08, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.622,60. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
Nacional, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE está oferecendo 700 (setecentas) vagas para Agentes Censitários, as inscrições estão abertas até o dia treze de agosto/08, escolaridade exigida: 2º Grau. Salários de R$ 600,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 223°, Semana 30ª e Termino 143 dias.
ü "Hermes, parabéns pela coluna, gostei de ler. Sucesso!!! Karenine Fernandes". – Muito grato Karenine, mais um depoimento e aumento de responsabilidade no que escrevo. Um beijo!
ü Nossos leitores: Adriana Mendes – CF 8 de Março, Daniele Silveira – TV a Cabo Mossoró (TCM), Emery Costa – Jornal O Mossoroense, Gilberto de Sousa – Jornal Gazeta do Oeste, Izabeli Araújo (C.Sociais/UERN) e Karenine Fernandes – Gazeta do Oeste.
ü Há um ano (10/08/2007) Hemes Oliveira tomava sua última aplicação de quimioterapia, em Natal. Com fé em Deus e orações dos amigos ficará nisso mesmo. Obrigado Jesus Cristo...
ü Ontem (09) foi Dia Internacional dos povos indígenas do mundo (ONU). Hoje é Dia da Enfermeira de Dia dos Pais. Amanhã (11) é Dia do Advogado, do Estudante e do Garçom.
**********PANO RÁPIDO**********
v Mais de dez milhões são vacinados contra a rubéola em todo o Brasil, superando em 40% a meta do 1º dia de vacinação. FONTE: Blah!/Globo.com, 09/08/2008;
v Tarso Genro diz que número de acidentes e mortes no trânsito caiu entre 30% e 40% desde o início da Lei Seca. FONTE: Blah!/Globo.com, 08/08/2008;
v Queixas de violência contra a mulher crescem 107%, para 121,8 mil, em 2008, ante 1º semestre de 2007, diz governo. FONTE: Blah!/Globo.com, 07/08/2008;
v Polícia Federal prende 16 pessoas de quadrilha suspeita de fraudes previdenciárias no Sul de MG em São Paulo. Há mais mandatos. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/08/2008;
DEDICO esta edição a todos os pais e as enfermeiras pelo seu dia, hoje.
"Quem canta...
Papai me empresta o carro, papai me empresta o carro / Que eu preciso levar minha garota ao cinema / Papai eu não crio problema... . ("Papai me empresta o carro" – Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho. Canta: Rita Lee).
os males espanta".
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral