24 de julho de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
Edição Nº100 -
Hermes Alves de Oliveira - Editor
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 24 de julho de 2008.



DE Nº 100 – Emplacamos cem edições nesta quinta-feira. Na 1ª edição (13/10/07) distribuímos o jornalzinho "Democratizando a Comunicação" para cerca de duzentos amigos. Hoje nossa mala direta conta com mais de 600 endereços eletrônicos. Só no Grupo "Imprensa" contabilizamos 105. Quanto outubro chegar estaremos com a 134ª edições, se assim Deus permitir..., até lá!

BRONCA DO AMIGO LEITOR (2)
Esta recebi no final do mês passado, mas muito em voga. É do amigo e leitor Aluísio Barros e enviada por e-mail:
"Oi, Hermes... Soube que você estava precisando de uma nova ultrassonografia, mas a UNIMED não autoriza mais. Logo logo a UERN vai iniciar as negociações com a UNIMED. Precisamos estar atentos para estas negociações: Flora, em tempo de pré-natal, só teve autorizada duas ultra-sonografia. Eu não sabia dessas limitações, pois incluindo o plano dela e o dos meus pais, pago mensalmente para a UNIMED.
Fui ao oftalmologista este ano e tive que esperar quase 30 dias para ser atendido. Em outra situação tivemos que nos associarmos a uma clínica para ter acesso a serviços mais rápidos, pois o médico cooperado da UNIMED atenderia mais rápido se fosse pela tal clínica.
São situações deste tipo que a gente precisa discutir na hora em que a UERN senta-se à mesa para as negociações de praxe. Os acomodados também adoecem. E sofrem pelo silêncio que a ninguém auxilia. O Plano de Saúde da UERN precisa ser respeitado. Attention. Aluisio Barros.
Bravo! Prezado Aluísio, seu desabafo é mais uma voz em defesa da solução urgente urgentíssima para a regulamentação deste convênio. Próximo número vem mais uma "Bronca do Amigo Leitor".

SINTEST CONVERSA COM CANDIDATOS – Por entender que o cidadão deve votar conscientemente em qualquer eleição, o SINTEST resolveu criar um canal diferenciado de comunicação com os candidatos(as) a Prefeito(a) de Natal para ajudar na reflexão dos eleitores, principalmente da sua base. Os bate-papos, a partir dessa semana, serão com os concorrentes ao cargo de Prefeito de Natal.
O primeiro que aceitou o desafio foi Miguel Mossoró, candidato pelo PTC. Outras duas participações já foram confirmadas, Sandro Pimentel do PSOL e Wober Júnior do PPS. O sindicato já enviou convites e aguarda confirmações dos outros candidatos. Participe! Toda quinta-feira das 15h às 17h.
Nota do editor: A idéia é genial, a fonte pecou em não dizer o local dos encontros.

BLOG – SISTEMA JMA – O Advogado José Maria Alves – Presidente do Sistema JMA (Jurídico e Jornalístico) está empolgadíssimo com o novo articulista, o também Advogado Marcos Bezerra (jovem e inteligente). Marcos já estreou sua coluna e, por enquanto é semanal. Confiram no endereço
www.sistemajma.blogspot.com seus escritos sobre temas como "A Ressaca da Lei Seca" e "Dois Pesos e Duas Medidas???"
Nossos parabéns aos que fazem o Sistema JMA, um blog inteligente e voltado para vários assuntos, inclusive aberto para publicações de temas diversos. Seja bem vindo amigo Marcos Bezerra.

COM A FORÇA DO TRABALHADOR E SERVIDOR PÚBLICO (3) – O setor sucroalcooleiro mostrou uma boa recuperação em 2008, responsável pela quarta posição no ranking estadual com o açúcar com vendas de 15,8 milhões de dólares e aumento de 62,1% em relação a 2007. O álcool, em oitava colocação, com 6,6 milhões de dólares exportados e aumento de 20,6% também em relação ao ano de 2007. FONTE: www.rn.gov.br, 09/07/2008.

CONQUISTE SEU EMPREGO
CE. A Universidade Federal do Ceará - UFC está oferecendo 21 (vinte e uma) vagas para Professor Substituto, as inscrições estarão abertas até amanhã 25 de julho/08, escolaridade exigida: Superior. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PB. Prefeitura Municipal de Cachoeiras dos Índios está oferecendo 27 (vinte e sete) vagas para vários cargos, as inscrições estarão abertas até amanhã 25 de julho/08, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Grau. Salários até R$ 1.000,00 Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha: 25 de julho". (Por Rosa Marques – Socióloga e assessora regional do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira e é parceiro/colaboradora do Instituto Agostín Castejon na formação em Políticas Públicas de lideranças na Área de Quilombolas – Kalunga/GO. FONTE: www.castejon.org.br).
No 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo (República Dominicana) em 25 de julho de 1992, definiu-se que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra.
Vários setores da sociedade têm atuado para dar visibilidade e consolidar esta data procurando combater a falta de oportunidades e de direitos, a depreciação e a diminuição da vida apresentada pela ideologização do racismo, além da opressão de gênero vivenciada pelas mulheres negras latino-americanas e caribenhas.
O 25 de Julho tenta romper o mito da mulher universal e evidenciar as etnias, suas especificidades e desigualdades, sejam no âmbito da saúde, educação e mercado de trabalho, assim como em todos os aspectos da vida. Foi preciso destacar uma data para simbolizar quem somos e como vivemos enquanto mulher negra.
Dentre as questões que dizem respeito à população negra, tanto em relação à predisposição genética quanto às condições sociais de exclusão impostas pelo capitalismo, temos agravos e problemas prioritários a considerar: Mortalidade materna; transtornos comuns na infância como subnutrição, diarréias, doenças respiratórias; mortalidade infantil aguda; desnutrição (criança, gestante, idoso).
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 206°, Semana 30ª e Termino 160 dias.
ü Em 24/07/1840, marca a Organização do Primeiro Gabinete de D. Pedro II.
Amanhã (25) é Dia do Colono, Dia Nacional do Escritor e Dia Internacional da Mulher Negra.
ü Há 52 anos (24/07/1956) Câmara Cascudo cria a Sociedade de Danças Antigas Ararunas, em Natal/RN.
ü "Meu caro Amigo Hermes, é com muito prazer que lhe agradeço pelo recebimento do seu jornal. E também informar que seu trabalho é de grande valia. Pois temos informações importantes, como por exemplo os acontecimentos no mundo. Espero continuar recebendo este maravilhoso trabalho. Muito grata, Jussara Melo". – Claro que receberás e em breve tomaremos o cafezinho!!!.
ü Nossos leitores: Adão Galdino – IPERN, Alexandre Guedes – Detran, Daniel Valença, Danielle Silveira – TCM, Edson Modesto e Irany Germano – Adv. SINAI.
**********PANO RÁPIDO**********
v Jobim diz que Exército vai priorizar instalação de bases em terras indígenas na fronteira com as Guianas. FONTE: Blah!/Globo.com, 23/07/2008;
v Operação contra o narcotráfico via Internet prende cinco no Brasil e no Uruguai. Ando operava farmácias virtuais. FONTE: Blah!/Globo.com, 23/07/2008;
v Ministério da Saúde lança campanha de estímulo ao parto normal. Hospitais terão que acomodar mãe e acompanhante. FONTE: Blah!/Globo.com, 22/07/2008;
v Governo Federal lança decreto que regulamenta lei de crimes ambientais e cria força de segurança para proteger floresta. FONTE: Blah!/Globo.com, 22/07/2008;
DEDICO esta edição aos/as Motoristas e Viajantes, pelo seu dia (amanhã, 25/07).

"Quem canta...
Ei seu motorista / vai mais devagar / que desse jeito vivo eu não vou chegar / eu não tenho pressa, pressa de morrer / pra chegar cedo o bom é ir devagar.... . ("Stress" – Composição: Marcão / Simbas. Canta: Casa das Máquinas).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM:
ESCRITOS DE MARCOS BEZERRA. Todas as semanas, à disposição dos internautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral