16 de junho de 2008

Reitor Milton Marques: dinamismo à frente dos destinos da UERN. (foto: Agência de Comuncação da UERN)


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Edição Nº 084 - Atualizado às 12h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, domingo, 15 de junho de 2008.


CIDADE JUNINA – As exibições do Cinema na Roça para terça-feira (17) são: 09h – “O Menino Maluquinho”. Às 18h – “Agnes de Deus” e às 20h “Os Profissionais”. Local: Auditório Dorian Jorge Freire.

PROPAGANDA ELEITORAL NO VAREJO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta terça-feira (10/6) deixar tudo como está nas regras para propaganda eleitoral pela Internet. A maioria dos ministros não conheceu consulta (Cta. 1477) sobre propaganda por e-mail, banner, blog, link patrocinado e outras ferramentas da Internet e definiu que a Justiça Eleitoral poderá decidir sobre a questão “no varejo”, ou seja, no julgamento de casos concretos.
Por maioria de quatro votos a dois, o plenário do tribunal manteve as regras fixadas para a propaganda eleitoral pela Internet na eleição deste ano. FONTE: www.endividado.com.br

MAUS-TRATOS A IDOSOS – Denúncias contra maus-tratos a idosos devem ser feitas através do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistente Social pelos telefones (84) 3315-4882 ou (84) 3315-3348 da Promotoria dos Idosos.
Exemplos de maus-tratos:
Violência física e emocional, negligências, abuso sexual, abandono, desnutrição e comprometimento da aposentadoria com empréstimos.

CURSO DE MEDICINA E CARENTES – A população carente de Mossoró tem agora mais uma opção de assistência à saúde. Trata-se do atendimento médico feito pelos professores-médicos do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), é uma atividade de ensino e extensão. As consultas são feitas na presença dos alunos, pois se trata de uma atividade do curso.
O atendimento é diário (04 por especialidade) e agendado observando-se o Calendário Universitário
Os médicos são Laura Jane (Sistema Respiratório), Cléber Mesquita, Fernando Albuerne e Sthephan Barisic (Cardiologia), Patrícia Joelma (endocrinologista), Xavier Dantas, Sheila Mainard e Tércia Leite (gastroenterologia), André Aleixo (hematologia), Francisco Deocélio (reumatologista), Massami Okamoto e Haroldo Duarte (urologista).

CONQUISTE SEU EMPREGO – AL – O TRT – Tribunal Regional do Trabalho (19ª Região) estará oferecendo vagas para vários cargos, através de Concurso Público, e as inscrições estarão abertas de vinte e um de julho até 15 de agosto de dois mil e oito, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até R$ 6.551,52. Maiores informações pelo site:
www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL – Aeronáutica do Brasil está oferecendo 145 vagas para Médicos, Dentistas e Farmacêuticos, e 15 vagas para Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, através de Concurso Público, e as inscrições estão abertas até o dia vinte de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: Nível Superior. Salários: (não divulgados). Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... “Agricultura e Especulação”. (FONTE: Opinião, por Dom Demétrio Valentini – Bispo de Jales/SP. Maio de 2008).
Um calafrio percorre o mundo. Está faltando alimentos. E os que existem estão se tornando muito caros. Só num ano o trigo subiu 130%. E na Ásia o arroz duplicou de preço em três meses. Segundo cálculos da FAO, esta subida de preços aumentou o número dos famintos em cem milhões, que se acrescentam aos 845 milhões já existentes antes da crise atual.
O que está acontecendo? A pergunta é pertinente. Analisando melhor alguns dados, salta aos olhos que na origem desta crise existem distorções que precisam ser identificadas, denunciadas e corrigidas. Em 2007 a produção mundial de grãos foi de 2 bilhões e 300 milhões de toneladas. Um aumento de quatro por cento sobre o ano anterior. Portanto, a crise não vem da diminuição da safra.
De 1961 a 2007 a produção de grãos no mundo triplicou, enquanto a população somente duplicou. São dados que precisam estar presentes numa análise atenta para compreender o que se passa. O Brasil se orgulha de ser um país exportador de grãos.
Calcula-se que a safra de grãos neste ano chegará a 139 milhões de toneladas. Parece muito. Mas é pouco. Os Estados Unidos, só de trigo produzem 150 milhões de toneladas. No Brasil existem terras ociosas, em toda parte. Por que não são cultivadas?
A crise atual denuncia o desvirtuamento da agricultura, em todo o seu processo produtivo. É preciso voltar ao bom senso, e recuperar a finalidade primordial da agricultura, que é a de produzir alimentos para saciar a fome da humanidade. E não fazer dela um mercado lucrativo para os que especulam com a fome das pessoas.
___________________________________________________________

REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 167º, Semana: 24ª e término: 199 dias.
ü Há 32 anos, a Petrobrás iniciava a produção de Petróleo no Campo de Ubarana/RN (em 16/06/1976).
ü Hoje Dia Mundial Contra Maus-tratos a Idosos e Dia do Paleontólogo. Amanhã (16) é Dia da Unidade Nacional.
ü “Amigo Hermes, como foste lembrar do Grupo Casa das Máquinas e logo de uma música com temática ecológica? Infelizmente a maioria lembra que o dia do meio ambiente é 05 de junho em vez de saber que todos os dias devemos agir como verdadeiros cidadãos da terra. Bravo amigo. Saúde e um mundo repleto de felicidades. Queiroz Alcântara”. –
É amigo Queiroz, será que Sílvio Brito está certo com “Pare o mundo que eu quero descer?”. Outro grande abraço...
ü “Nego, parabéns pelo seu posicionamento em relação ao DCC de Patu. Você agiu com caridade. Caridade é amor e amor é Deus, “Quem não dá Deus aos outros, dá muito pouco”. Continue dando o melhor que há em você. Maria dos Aflitos”. – É verdade amada prima.


**********PANO RÁPIDO**********
v Na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite já vacinou 2,7 milhões crianças 17% da meta até às 15h de ontem. FONTE: Blah!/Globo.com, 15/06/2008;
v Sobreviventes de Eldorados de Carajás/PA e família de garotos emasculados em Altamira receberão pensão de R$ 415,00. FONTE: Blah!/Globo.com, 13/06/2008;
v Conselho dos Direitos da Pessoa Humana classifica como arbitrária a prisão de sargento gay pelo Exército no Distrito Federal. FONTE: Blah!/Globo.com, 13/06/2008;
v Lula sanciona lei para guarda compartilhada que permite ao casal separado dividir decisões sobre os filhos. FONTE: Blah!/Globo.com, 13/06/2008;

DEDICO esta edição aos/as Paleontologistas, pelo seu dia.

“Quem canta...
Não sou daqui, não sou de lá, eu sou de qualquer lugar / Meu passaporte é espacial, sou cidadão da terra / E a minha vida é toda verdade, eu não tenho mais idade / O meu passado é meu futuro, e o meu tempo o infinito... (Cidadão da Terra - Mutantes).
os males espanta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral