17 de junho de 2008





"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO"


- Coluna de Noticias


Edição Nº 085

Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, terça-feira, 17 de junho de 2008.



SOBRE DCC DE PATU – *O Departamento de Ciências Contábeis de Patú/UERN deveria ter sido mais claro com o nosso articulista Hermes Alves de Oliveira, ao dizer que "por favor não me envie e-mail para este endereço, pois não estamos interessados em ler o mesmo".
Hermes Alves de Oliveira e a editoria desse blog precisam de uma explicação, pois quando são enviados e-mails para os nossos internautas, estes têm o único objetivo de divulgar as atividades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, tão dinamicamente conduzida pelo Reitor Milton Marques de Medeiros. Precisamos de uma explicação.
*Nota do Editor-Presidente do SJMA – Advogado José Maria Alves.
http://www.sistemajmablogspot.com/

CIDADE JUNINA – As exibições do Cinema na Roça para quarta-feira (18) são: 09h – "Musical com Samadello". Às 18h – "Sem Novidades no Front" e às 20h "O Enigma do Outro Mundo". Local: Auditório Dorian Jorge Freire – Estação das Artes Elizeu Ventania.

GREVISTAS TRAÇAM ATIVIDADES – Natal. Os comandos de Greves do IPERN, DETRAN, EMATER e FUNDAC juntamente com o SINAI, estiveram reunidos na tarde de ontem na sede do sindicato para traçar atividades da semana. Entre os encaminhamentos, uma grande mobilização se realizará na quarta-feira dia 18/06, a partir das 08 horas no Centro Administrativo com os servidores das quatro repartições.
A concentração se dará em frente a Fundac e em seguida caminhada para o Gabinete Civil onde tentarão uma audiência. Na parte da tarde, rumarão para Assembléia Legislativa onde levarão Ofícios para o Gabinete de cada Deputado, informando os motivos das greves e pedindo o empenho dos mesmos nesta negociação.

SINTAUERN CONVOCA TNS – O Sindicatos dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade do Estado do RN convoca os Técnico de Nível Superior para uma assembléia às nove horas de amanhã (18), no Auditório da FAFICs – Campus Central. Na pauta Gratificação Especial para essa categoria.

GOOGLE É CONDENADA A INDENIZAR USUÁRIA - Uma usuária do Orkut, site de relacionamentos pertencente à Google, ganhou na Justiça do Rio uma indenização de R$ 10 mil por danos morais em ação contra a empresa. A decisão foi da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que manteve a sentença e julgou improcedentes os recursos das partes. J.S.R teve seu nome citado com referências injuriosas na comunidade "Na boca do povo – TR", em tópico que trata de prostituição em Três Rios, Região Serrana do Rio.
O relator do processo, desembargador Benedicto Abicair, afirmou no acórdão que o Orkut é um dos mais famosos sites de relacionamento, em que as pessoas se cadastram, montam o próprio perfil e formam uma rede de relacionamentos. Ele ressaltou, porém, que o site está seguindo outros caminhos.
"O que era para ser apenas uma rede social, uma nova forma de fazer amigos, tomou outro rumo, tornando-se um meio eficaz de execução de condutas ilícitas. A imprensa vem noticiando com regularidade a prática de crimes no site em questão, dentre eles a pedofilia e a venda de drogas", disse o magistrado.

CONQUISTE SEU EMPREGO – SE – A Prefeitura Municipal de São Cristóvão está oferecendo 290 vagas para vários cargos, através de Concurso Público, e as inscrições foram prorrogadas até o dia vinte de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários: R$ 6.609,63. Maiores informações pelo site:
www.pciconcursos.com.br/concursos.

____________________________________________________________

FIQUE SABENDO... "Sites de relacionamento, web e valores: desafios dos novos tempos". (FONTE: Seicho-no-ie, nº 183, pág. 21,fevereiro/2008).

Um jovem chinês de 26 anos morreu depois de ter passado uma semana jogando on-line, em uma maratona, durante o feriado do Ano-Novo Lunar. Calcula-se que, dos 20 milhões de usuários de Internet com menos de 18 anos considerados viciados, cerca de 2,6 milhões sejam na China.


Pesquisadores da Universidade de New Hampshir, nos Estados Unidos, publicaram um estudo na revista médica American Academy of Pediatric em que afirmam que 42% de usuários de Internet com idade entre 10 e 17 anos viram pornografia na Internet 12 meses antes da pesquisa ser realizada.

A popularização da Internet e dos sites de relacionamento levantou inúmeras questões: ao mesmo tempo em que há o medo do uso incontrolado ou distorcido, há a existência de um banco de dados universal e as novas possibilidades de comunicação que aumentam as possibilidades de interação e criatividade.

Segundo a psicóloga Ana Maria Nicolaci da Costa, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: "Resumindo os achados (dos pesquisadores americanos), a Internet pode gerar compulsão, dependência e problemas pessoais e sociais característicos do vício, podendo levar ao isolamento social, solidão e depressão, dele decorrentes em virtude da substituição de relacionamento e atividades reais por relacionamentos e atividades virtuais".(Nicolaci da Costa, 2002).

Por outro lado, afirma a pesquisadora, estudos atuais tendem a contestar a validade desses achados, criticando o papel de mídia em sua divulgação. Por exemplo, de acordo com pesquisados Erick Itakur, "ao visitar com certa freqüência esses sites, o que se encontra são comunidades nas quais as pessoas procuram alívio para sentimentos que não são explorados no cotidiano, ou que são envolvidos em algum tipo de tabu. (...)


Podemos descobrir que esta ferramenta Chat leva os usuários a viver sentimentos que em outros ambientes (não virtuais) não se permitiriam, ou pelo menos não se arriscariam tanto".

A rede mundial também vai exigindo certa atenção com a privacidade: que tal colocar informações pessoais por e-mail, e não no Orkut? A grande questão hoje é como selecionar, organizar e criar partindo de tantas informações disponíveis.

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 169º, Semana: 24ª e término: 197 dias.

ü Há 81 anos (17/06/1927) foi sepultado, no Cemitério Público de Mossoró, José Alves de Santana – O Jararaca. Cangaceiro do Grupo de Lampião morto na invasão do bando a Mossoró em 13/06/1927.

ü Hoje Dia Mundial da Luta Contra a Desertificação (Proteção das Florestas), Dia do Funcionário Público Aposentado e Dia da Imprensa - SP. Amanhã (18) é Dia da Imigração Japonesa, Dia do Químico e Dia do Orgulho Autista.

ü "Amigo Hermes, tenho me tornado um leitor contumaz do Democratizando a Comunicação, que quando você não posta costumeiramente, fico ansioso. Tenho recomendado e até repassado para alguns amigos. Sucesso pelo feito, e muita saúde. Já é hora de passar para blog, abraço fraternal. Benilson Silva". – Outro grande abraço amigo Benilson.

ü Nossos leitores: Arlei Medeiros, Daniel Valença, Edinalva Oliveira, Ivonete Soares, José Santos Diniz e Pedro Paulo – APEOSPE.

__________________________________________________________

**********PANO RÁPIDO**********

v Polícia Federa apreende 50.499 micropontos de LSD em aeroporto da Bahia. Foi a maior apreensão da droga desde 2003 no país. FONTE: Blah!/Globo.com, 16/06/2008;

v Massa de ar frio causa geada na região Sul. Santa Catarina registrou -5,4 graus. Temperatura caiu no RS e PR. FONTE: Blah!/Globo.com, 16/06/2008;

v Na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite já vacinou 2,7 milhões crianças 17% da meta até às 15h de ontem. FONTE: Blah!/Globo.com, 15/06/2008;

DEDICO esta edição aos/as Funcionários Públicos Aposentados.

"Quem canta...
Você que inventou esse Estado / Inventou de inventar / Toda escuridão / Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar o perdão.... ("Apesar de Você" – De Chico Buarque, com Clara Nunes).
os males espanta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral