8 de março de 2008

---------------------------------------------------------------------------------------
“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Edição Nº 043 - Atualizado às 00h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
------------------------------------------
NATAL/RN, quinta-feira, 06 de março de 2008.

CONTAS
AS CONTAS DE FGTS deverão receber três novas correções referentes aos Planos Econômicos. Mesmos aqueles trabalhadores que já receberam as correções dos Planos Verão e Collor, ainda tem direito a outras correções que deveriam ter sido aplicados pela CEF – Caixa Econômica Federal. Para tal, é necessário reclamar juridicamente através do sindicato ou com advogado particular.
Para essa ação é preciso uma cópia simples de: (do RG, do CPF, da CTPS – folha de foto, qualificação, contrato de trabalho e opção do FGTS-, extrato de FGTS da CEF e do banco depositário do FGTS entre 1988 e 1991, um comprovante de residência).
MILITARES
ATIVA OU RESERVA) e pensionistas poderão mover ação judicial para Revisão Geral de 81% sobre a diferença entre o Soldo Legal e o Soldo Ajustado de dezembro de mil novecentos e noventa. Para ajuizamento são necessárias duas cópias simples: do RG, CPF, do último contracheque para constatação do valor e da inclusão nos quadros das Forças Armadas, e de um comprovante de residência.
REGIME CLT
APOSENTADOS PELO REGIME DA CLT, desligados por motivo de aposentadoria nos últimos dois anos, têm direito de receber a Multa Rescisória de 40% sobre o valor do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Documentação necessária1 cópia simples: (do RG, do CPF, da CTPS – folha de foto, qualificação, contrato de trabalho e opção do FGTS, rescisão do contrato de trabalho e extrato de FGTS da CEF).
QUEBRA DE COMPROMISSO
GOVERNADORA WILMA DE FARIA QUEBRA COMPROMISSO firmado no ano passado com servidores do IPERN e FUNDAC. O compromisso foi de enviar até sexta-feira (29/02) os Planos de Cargos, Carreira e Salários para votação e aprovação na Assembléia Legislativa do Estado, e até a tarde de ontem isso não aconteceu.
Os Presidentes Graça Mota (Fundac) e Aluízio Lacerda (IPERN) tiveram audiência com a Governadora Wilma de Faria ontem, às 17h., para tratar do assunto. Na próxima edição trarei mais detalhes sobre o assunto.
CARTILHA
CARTILHA PRÉ-HISTÓRICA, o historiador Juvandi de Souza Santos (SBE 1228) acaba de publicar a “Cartilha educativa de pré-história para principiantes” e um exemplar já está disponível para consulta na biblioteca da SBE – Sociedade Brasileira de Espeleologia.
A cartilha apresenta, em suas 53 páginas, a importância dos sítios arqueológicos e paleontológicos, além de propor atividades que podem ser desenvolvidas dentro e fora de salas de aula. O preço, incluindo as despesas de envio, é de R$10,00 e os interessados podem contatar o autor pelo e-mail: juvandi@terra.com.br
RURAL
A RÁDIO RURAL DE MOSSORÓ está com uma programação musical noturna maravilhosa ao bom gosto do ouvinte, mas não é apresentada por Leoniza Oliveira como foi noticiado aqui em edição anterior. Valeu Leó, estamos às ordens.
UFCE
CONQUISTE SEU EMPREGO – 56 VAGAS NO CEARÁ – A Universidade Federal do Ceará oferece duas vagas para Professor Substituto e as inscrições estão abertas até o dia sete de março de dois mil e oito. Nível Superior, maiores informações pelo site: http:// www.pciconcursos.com.br/concursos
Já a Prefeitura Municipal de Pacatuba/CE oferece 54 vagas e as inscrições foram prorrogadas até o dia nove de março de dois mil e oito. A escolaridade exigida é de 1º, 2º e 3º graus, salário até R$ 2.646,00. Maiores informações pelo site: http:// www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... HPV e o Câncer de Colo Uterino.
O QUE É HPV? É um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres. O HPV é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero. Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.
Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. O mais comum é ela não perceber qualquer alteração em seu corpo. Geralmente, esta infecção não resulta em câncer, mas é comprovado que 99% das mulheres que têm câncer do colo uterino, foram antes infectadas por este vírus. No Brasil, cerca de 7.000 mulheres morrem anualmente por esse tipo de tumor.
Em seus estágios iniciais as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 90% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro. Portanto, a melhor arma contra o HPV é a prevenção e se fazer o diagnóstico o quanto antes.
COMO PREVENIR? Como em qualquer doença é transmitida pelo sexo, é preciso que se tomem alguns cuidados como: 1) Manter cuidados higiênicos; 2) Ter parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros; 3) Usar preservativos durante toda a relação sexual; 4) Visitar regularmente seu ginecologista para fazer todos os exames de prevenção (papanicolaou, colposcopia, biópsia e captura hibrida). FONTE: www.gineco.com.br/hpv.htm - Dr. Sérgio dos Passos Ramos médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, formado na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
____________________________________________________________________

REGISTROS:
ü Ontem fez 72 anos da prisão de Carlos Prestes e Olga Benário. Ele foi
secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro e foi companheiro de Olga Benário, morta na Alemanha, na câmara de gás, pelos nazistas;
ü Estou recebendo e-mails dos(as) amigos(as): Arlene Duarte – UERN (Mossoró), Dayany Narciso – Schalk (Mossoró), Juliane Ataíde – FSP (Natal), Prof. Ms. Romero Cardoso – UERN (Mossoró) e Reginaldo – Intersindical.

**********PANO RÁPIDO**********
v Supremo Tribunal Federal nega a Golden Cross direito de reajustar preço de plano em razão de mudança de faixa etária do cliente. FONTE: Blah!/Globo.com, 05/03/2008;
v Bancada Feminina no Congresso entrega a Lula reivindicações, como a licença maternidade de 180 dias. FONTE: Blah!/Globo.com, 05/03/2008;
v Gays podem usar nome social em hospital e postos de saúde. Ministério reforçará orientação a funcionários. FONTE: Blah!/Globo.com, 04/03/2008;
v Operação IBAMA fecha três madeireiras, cinco carvoaria e apreende três mil metros cúbicos de madeira no Pará. FONTE: Blah!/Globo.com, 04/03/2008;
v Qualquer violação territorial é condenável, diz Chanceler Amorim sobre ataque da Colômbia as Farcs do Equador. FONTE: Blah!/Globo.com, 03/03/2008;

DEDICO esta edição aos fuzileiros navais, amanhã (07) é Dia do Fuzileiro Naval.
“Quem canta...
Oh! Marinheiro, Marinheiro (Marinheiro só!). Foi quem te ensinou a nadar, ou foi o tombo do navio, ou foi o balanço do mar... (Bi Ribeiro & João Barone).
...os males espanta!!!”
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral