12 de fevereiro de 2008


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Edição Nº 035 - Atualizado às 12hs. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008.

Estimados(as) Amigos(as):

AMANHÃ COMPLETAM-SE quatro meses que escrevi a primeira edição deste veículo informativo e as primeiras tecladas foram com o objetivo de ocupar meu tempo, após uma cirurgia e uma pausa de três meses do último ciclo de quimioterapia. Escrevi pra mim mesmo! E chamei-o de “ensaio”.
Daí me lembrei de uma conversa telefônica com o amigo Dionísio do Apodi (Pessoal do Tarará) quando o mesmo gostou da publicação dos Boletins de Saúde por mim editados desde a minha chegada à Natal em novembro de 2006.
  • Após, vieram muitos incentivos e o convite do amigo José Maria Alves para participar do seu Blog Sistema JMA. Sou grato a todos vocês e quem sabe em alguns meses estaremos comendo o bolo de aniversário. Valeu!.

    POR FALAR EM SISTEMA JMA, José Maria Alves avisa aos amigos que o blog “sistemajma.blospot.com”, desde o último sábado, está restrito a publicações de assuntos na área jurídica.
Outro blog, o “josemariaalves.alves.zip.net”, está disponibilizado para divulgação de qualquer assunto, sem qualquer restrição ou mesmo seleção, desde que tais assuntos sejam realmente publicáveis. Recado dado amigo.
____________________________________________________________________
A CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL, após o recesso parlamentar, através das comissões técnicas voltam a promover suas reuniões semanais. Ontem, os vereadores retomaram a análise dos projetos que poderão ir ao plenário para a apreciação dos vereadores.
Estiveram reunidas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Orçamento, Fiscalização e Finanças; e Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Habitação e Transporte.
Hoje, os vereadores que compõem as comissões de Turismo, Direitos Humanos e Minorias, e a de Saúde, Educação, Assistência Social e Defesa do Consumidor fizeram as reuniões pela manhã.
_____________________________________________________________________
AS SEIS PRINCIPAIS CENTRAIS SINDICAIS do país realizaram um ato público na manhã de ontem (11) em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, para o lançamento da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho, sem perdas salariais. A meta dos sindicalistas é recolher de um a cinco milhões de assinaturas em todo o país até o dia 1° de maio e entregá-las ao Congresso Nacional.
Estavam representadas a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).
______________________________________________________________________
A 6ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DO RN fará seu primeiro leilão no dia três de março, conforme o Calendário de Leilões de 2008. No total, serão dez leilões, que começarão em março e irão até o mês de novembro. Os leilões serão realizados no prédio anexo da Justiça Federal.
Em 2007, foram realizados também dez leilões, contabilizando R$ 21,3 milhões em arrecadação. Além disso, foram envolvidos 129 processos. Para esse ano, a 6ª Vara Federal tem a expectativa de que os leilões continuem com a boa repercussão, atingindo as metas de arrecadação para pagamento dos credores.
***************************************************************************************

FIQUE SABENDO...
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus conhecido como flavivírus. A transmissão não é feita diretamente de uma pessoa para outra. O contágio ocorre através do mosquito que após picar uma pessoa infectada, pica outra, se essa não for vacinada contrai a doença. A febre amarela pode aparecer tanto em áreas urbanas, como silvestres e rurais. Sendo que, em áreas silvestres a transmissão é realizada pelo mosquito do gênero Haemagogus, que picam os macacos, principais hospedeiros e posteriormente o homem, já em áreas urbanas a transmissão é realizada pela pessoa não imunizada, que uma vez infectada em áreas silvestres, serve como fonte de infecção para o Aedes aegypty (mosquito da dengue).
O vírus e a evolução clínica da doença são semelhantes. A diferença está apenas nos mosquitos transmissores e no lugar onde a infecção foi adquirida. Uma das formas de prevenção é informar a população sobre a doença e como evitá-la: não deixando águas paradas se acumularem em cisternas, caixas d’água, lata, pneus e vasos de plantas. Por Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola.

REGISTRO: ELEIÇÕES NO PARAGUAY E MIOPIA DA IMPRENSA BRASILEIRA -
Impressiona a cegueira ou miopia dos grandes Meios de Comunicação Social brasileiros. Desde algum tempo, como sabemos, vêem dando ampla cobertura ao processo eleitoral dos Estados Unidos. Os candidatos à presidência desse país, tanto do partido democrata quanto republicano, têm desfilado com uma freqüência inusitada seja nas páginas dos principais periódicos, seja nos rádio e telejornais diários.
Em contrapartida, o que sabemos, ou melhor, o que sabe o povo brasileiro sobre o processo eleitoral do vizinho Paraguai? Quem são os candidatos à presidência e quais as novidades do atual processo? Ora, enquanto as eleições estadunidenses representam um cenário mais ou menos familiar, sem grandes rupturas com o passado, no país vizinho, ao contrário, verifica-se um fato novo que, por si só, mereceria maior atenção da mídia e dos cientistas políticos em geral. Pe. Alfredo J. Gonçalves.

DEDICO esta edição aos leitores desta coluna, pelo aniversário de quatro meses de existência. Ontem foi o Dia Estadual do Ministério Público(SP), hoje é Dia Nacional do Ministério Público e Dia da Criação do IBGE.

**********PANO RÁPIDO**********
v Guerrilha das FARCs diz que atua na fronteiro com o Brasil e também na Venezuela, Euqador, Panamá e Peru. FONTE: Blah!/Globo.com, 11/02/2008;
v Policia Rodoviária Federal apreende duas toneladas de queijo transportado de forma inadequada, sem refrigeração em MT. FONTE: Blah!/Globo.com, 11/02/2008;
v Ministério da Saúde registrou 158 mortes de dengue hemorrágica em 2007, num total de l.500 casos no páis.. FONTE: Blah!/Globo.com, 05/02/2008;
v Sindicato dos Bares do Distrito Federal consegue liminar permitindo vendas de bebidas alcoólicas nas estradas de Brasília. FONTE: Blah!/Globo.com, 01/02/2008;
v Ministério anuncia pacote para Código de Transito, com reajuste das multas em até 60%. Projeto vai ao congresso. FONTE: Blah!/Globo.com, 31/01/2008;

“Quem canta...
Seu dotô me dá licença, pra minha história contar, hoje eu tô na terra estranha e é bem triste o meu penar, mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar ... (Patativa do Assaré).
...os males espanta!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral