20 de novembro de 2007


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Atualizada às 10:oohs do dia 20 de novembro de 2007 tendo como fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira
Contatos: (084) 9921-5275 – hermesoliveira1@hotmail.com)
------------------------------------------
Natal/RN, terça-feira, 20 de novembro de 2007.


TERMINOU O PRAZO no último dia dez e a Prefeitura Municipal do Natal ainda não publicou a relação nominal dos trezentos e trinta e oito ocupantes de cargos comissionados no município. Os vereadores Fernando Lucena (PT) e Renato Dantas (PMDB) irão ao Ministério Público pedir agilidade na divulgação. Segundo Lucena, esta publicação é para a população tomar conhecimento de quem ocupa os cargos e o porque de suas indicações ainda não foram nomeados ao longo desses meses.

EM QUINZE DIAS começam os festejos da Padroeira de Mossoró. A abertura terá início no dia três de dezembro e término em treze – Dia de Santa Luzia. Este ano a imagem de Santa Luzia não fará excursão pelos demais bairros como nos últimos anos. No último sábado ela esteve no bairro que tem o seu nome, a Ilha de Santa Luzia.

MOVIMENTO REAGE MOSSORÓ fará nova reunião hoje, às 17h30mts., na Sede do Sindicato dos Comerciários - SECOM. Em pauta as próximas movimentações, tendo em vista investigações da “Operação Sal Grosso” avançadas na Câmara Municipal e do grupo político do ex-deputado federal Laíre Rosado (PSB), protagonista da 'Máfia dos Sanguessugas'.

Integram o movimento sindicatos, OAB/Mossoró, partidos políticos, ONGs e outras organizações dos chamados movimentos sociais.

O SECOM - Sindicato dos Comerciários de Mossoró, está situado na rua Jerônimo Rosado, 313, centro, (ao lado do jornal Correio da Tarde). Maiores Informações: 84 3316 1023.

NOVA EDIÇÃO DO FSP - Fórum Social Potiguar está sendo articulada pelas entidades da região oeste, como CPT, COOPERVIDA, Visão Mundial, Rede Xique Xique, AACC ( escritorio do Oeste), Liga Brasileira de Lésbicas, Cf8, MMM, AMB, CUT, Bazart e CPT. Reuniões estão sendo programadas, em Natal e Mossoró, para o próximo dia vinte e sete.

“Será também feita uma consulta a todas as entidades para saber se desejavam continuar na coordenação. Foi ainda, por sugestão de José Rodrigues da CUT, feito uma proposta de realizar uma consulta a ASA Potiguar para contribuir neste espaço”, segundo informou Isolda Dantas do Centro Feminista 8 de março.

TRANSPORTE PÚBLICO NA FRANÇA pára devido a greve dos servidores todo o dia de hoje. A greve tem objetivos de protestar a perda do poder aquisitivo e o aumento do tempo de contribuição previdenciária, de trinta e sete para quarenta anos, dos trabalhadores franceses. Cinqüenta por cento da população aprova o movimento paredista. FONTE: Rádio CBN.

NOVO PEDIDO DE VISTAS interrompe julgamento de ações envolvendo a privatização da Vale do Rio Doce, pelo Ministro Humberto Martins, da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Foi interrompido o julgamento da reclamação que discute o destino de dezenas de ações populares contra privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CDRV), ocorrida em seis de maio de mil novecentos e noventa e sete. O ministro solicitou vista do processo após a apresentação do voto do Ministro Teori Zavascki, que julgou improcedente o pedido.

Na reclamação, a CVRD pede que o resultado de duas ações que já transitaram em julgado [quando não há mais possibilidade de recorrer], ambas favoráveis à privatização, sirva de parâmetro para as demais. Requer, ainda, a extinção de toda e qualquer ação pendente na Justiça contra a privatização da empresa, arrematado em leilão pelo Consórcio Brasil e pela Companhia Siderúrgica Nacional.

TRABALHO ESCRAVO NO RIO GRANDE DO SUL. Isso mesmo! Não é só no norte do país que se verifica essa prática. No Paraná também já foram flagrados casos de trabalho escravo, o que não dá para entender é a afirmação do delegado regional do trabalho: 'Não queremos prender ninguém. A empresa poderá continuar funcionando, desde que cumpra a lei' Os empregados, na falta de feijão e arroz, comiam ração para cavalo.

É claro que o papel do delegado do trabalho não é prender o empregador, mas a declaração demonstra conivência com empresários que, ao submeterem trabalhadores a trabalho escravo, infringem inúmeros artigos do Código Penal Brasileiro, que impõe pena de reclusão, que é pena que tem que ser cumprida em regime fechado, ou seja, dentro da cela. Isso sem falar é claro, das ilegalidades trabalhistas que cometem. Ao fazer essa afirmação o delegado demonstra que o crime em si não existe, desde que a ilegalidade seja sanada.

A POUCO DIPLOMÁTICA ATITUDE DO REI da Espanha Juan Carlos de mandar que o presidente venezuelano Hugo Chávez calasse a boca, ante os olhares dos líderes dos países ibero-americanos e das lentes de televisão de todo o mundo, durante a realização da Cúpula de Presidentes Ibero-americanos, causou repúdio de intelectuais da América Latina e da Europa, que iniciaram uma campanha em defesa da soberania da região 'América Latina não se cala'.

A Campanha teve início para mostrar que a América Latina vive 'um outro tempo' e, agora, as vozes dos índios, dos oprimidos, dos esquecidos entraram definitiva e crescentemente no cenário político ibero-americano. Vozes essas, que não serão caladas 'nem por monarcas, nem por neoliberais disfarçados de esquerdistas'.

FIQUE SABENDO...
APOSENTADORIA COMPULSÓRIA – O segurado será aposentado aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, calculados na forma estabelecida no art. 67 da Lei Complementar nº 308, de 25/10/2005, não podendo ser inferiores ao valor do salário mínimo.

A aposentadoria será declarada por ato da autoridade competente, retroagindo seus efeitos ao dia seguinte aquele em que o servidor atingir a idade-limite de permanência no serviço público, inclusive quanto à aquisição de vantagens e direitos. FONTE: A Nova Previdência Social dos Servidores do Estado do RN – Lei Complementar nº 308.

**********PANO RÁPIDO**********
Infraero aponta atrasos em vinte e um por centos dos vôos. Das mil e cinqüenta e sete decolagens previstas e oitenta e oito foram canceladas. FONTE: Blah!globo.com, em 19/11/2007;
BNDES abre inscrição em concurso para formar cadastro. Salários de R$ 1.669 (nível médio) e R$ 5.273 (superior). FONTE: Blah!globo.com, em 19/11/2007;
Polícia apreendeu três mil quilos de queijo transportado em caixas sujas e sem selo de inspeção federal em PE. FONTE: Blah!globo.com, em 16/11/2007;
PF prendeu trinta e quatro pessoas em operação contra fraude em concessão de transportes. Ações ocorreram em SP, RS e PR. FONTE: Blah!globo.com, em 13/11/2007;

REGISTRO os trezentos e doze anos da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores íncones da raça negra. No Brasil esta data é comemorada desde mil, novecentos e setenta e dois, mas foi FHC quem oficializou o Dia Nacional da Consciência Negra.

DEDICO esta edição aos profissionais em datiloscopia - técnicas em impressão digital. Dia do Datiloscopista (20/11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral