21 de setembro de 2012

Sistema JMA -Responsabilidade e Seriedade
RIO GRANDE DO NORTE/Brasil 21 de setembro de 2012
JOSÉ MARIA ALVES - Diretor Presidente.
_____________________________________________________________________________
20 de setembro de 2012 - 16h33

TRE-RN Geração de mídias das urnas de Natal e região metropolitana - Eleições 2012

Começa nesta quinta-feira a geração de mídias das urnas eletrônicas de Natal e região metropolitana

          Os procedimentos de preparação das urnas eletrônicas que serão utlizadas na capital e região metropolitana do Rio Grande do Norte começam nesta quinta-feira (20). Até sábado (22), as zonas eleitorais de Natal (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª), Macaíba (5ª), Ceará-Mirim (6ª), Parnamirim (50ª) e São Gonçalo do Amarante (51ª) gerarão as mídias destinadas às urnas, ou seja, todos os dados oficiais necessários para a votação serão inseridos nos cartões de memória e mídias de resultados que serão utilizados pelas urnas nas Eleições 2012.

           O trabalho é realizado pelas próprias equipes dos cartórios eleitorais, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje) em Natal, sob o acompanhamento dos respectivos juízes, de acordo com designação prevista na Resolução 15/2012 – TRE/RN e suporte técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do tribunal.

          A segunda etapa de preparação das urnas dessas zonas eleitorais também será efetuada no Coje, de 27 a 29 de setembro, sob a responsabilidade dos respectivos Cartórios e conforme planejamento estabelecido pela STI.


Imagem de urna eletrônica para notícia referente à preparação de urnas eletrônicas para as Eleições 2012

Preparação de urnas eletrônicas para as Eleições 2012 vai até 3 de outubro

         Após a geração de mídias das urnas eletrônicas de 19 zonas eleitorais do interior do Estado realizada no início desta semana em Natal, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte começa a partir de segunda-feira (24) a segunda etapa de preparação dessas urnas. No pleito municipal de 2012, aproximadamente sete mil urnas serão utilizadas nas 69 zonas eleitorais de todo o Estado.

          De segunda a quarta (24 a 26), serão preparadas as urnas das zonas eleitorais de São José de Mipibu (7ª), São Paulo do Potengi (8ª), Goianinha (9ª), João Câmara (10ª), Canguaretama (11ª), Nova Cruz (12ª), Santo Antônio (13ª), Touros (14ª), Santa Cruz (16ª/68ª), Currais Novos (20ª), Assu (29ª), Macau (30ª), Areia Branca (32ª), Apodi (35ª), Pau dos Ferros (40ª), São Miguel (43ª), Monte Alegre (44ª) e Tangará (53ª).

          Os procedimentos serão efetuados no Coje, em Natal, sob a responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do tribunal, abrangendo a inserção dos dados oficiais nas urnas (etapa conhecida como carga de aplicativos), o teste de votação e a lacração dos equipamentos. Após a preparação, as urnas permanecem no Coje até a data do transporte para o interior do Estado, em veículos designados pela Justiça Eleitoral.
As urnas das demais 50 zonas eleitorais, incluindo a região metropolitana de Natal, serão preparadas pelas próprias equipes dos Cartórios, de acordo com cronograma estabelecido pela STI, até o dia 3 de outubro.

          Na semana do pleito, a equipe de suporte técnico da STI será deslocada para a sede das 10 regiões do Estado (Natal, São Paulo do Potengi, João Câmara, Santo Antônio, Currais Novos, Caicó, Mossoró, Assu, Caraúbas e Pau dos Ferros), para atender a eventuais necessidades de substituição de urnas.

Sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Ação contra distribuição de royalties para não produtores terá julgamento abreviado
O
          O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o julgamento definitivo, sem prévia análise liminar, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4846) ajuizada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, contra o artigo 9º da Lei Federal 7.990/89. O dispositivo determina que os estados afetados pela exploração de recursos naturais (petróleo, recursos hídricos para produção de energia elétrica e recursos minerais) repassem 25% dos royalties recebidos para seus municípios.

          O ministro aplicou ao caso regra da Lei das ADIs (artigo 12 da Lei 9.868/99) que permite que o processo seja julgado diretamente no mérito pelo Plenário do Supremo, diante “da relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

          A ação foi ajuizada com pedido de liminar, mas Lewandowski observou que “os quase 23 anos de vigência” da norma descaracterizam “por completo” a alegação de perigo na demora de uma decisão judicial, o chamado periculum in mora.
Inconstitucionalidade

         Na ação, o governador do Espírito Santo afirma que o dispositivo contestado viola o princípio federativo e o parágrafo 1º do artigo 20 da Constituição Federal, pois, segundo argumenta, as participações governamentais pagas pelas empresas exploradoras dos recursos naturais devem ser distribuídas exclusivamente às unidades federadas afetadas pela atividade econômica, já que são uma retribuição financeira.

          “Não há espaço para que o legislador distribua parcela dessas receitas a estados e municípios que não são afetados pela exploração de recursos naturais”, ou seja, os estados e municípios não produtores, ressalta o governador capixaba.
RR/AD
 
Reunião promovida pelo ministro Gilmar Mendes resulta na criação de foro de mediação

Reunião promovida pelo ministro Gilmar Mendes resulta na criação de foro de mediação

Grupo fará mapeamento de conflitos entre entes da federação, apresentará sugestões de soluções consensuais e sugerirá encaminhamento para conflitos em que não houver possibilidade de conciliação. 

Cooperação técnica integrará processos eletrônicos do STF e do TST

AP 470: leitura do voto do revisor prossegue na segunda-feira

_____________________________________________________________________________________________
TV Brasil 

Assista Agora

 ______________________________________________________________________________
Nossos canais de contatos com o público:

www.youtube.com/jomalves1
www.facebook.com/josemariaalves
www.sistemajma.blogspot.com 
www.worldtv.com/santa_luzia_tv
www.worldtv.com/sistema_jma_tv 
 wwwsantaluziademossorotv.blogspot.com.br/
__________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral