26 de junho de 2012

Boletim Diário de notícias 
26 Junho de  2012


Tribunais terão que se reorganizar para pagar dívidas dos governos

A Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, orientou presidentes e representantes de 10 Tribunais de Justiça brasileiros a reorganizarem o setor responsável pelo pagamento de precatórios, durante reunião realizada, nesta segunda-feira (25/6), em Brasília. Para a ministra, a reestruturação da área e a padronização dos procedimentos adotados no Judiciário para garantir maior agilidade no pagamento dessas dívidas é prioridade da Corregedoria Nacional para este ano.
Leia Mais

Judiciário do Maranhão estreia novo portal

O Poder Judiciário do Maranhão tem novo portal na internet a partir desta terça-feira (26/6). O endereço continua o mesmo, mas a antiga página foi reformulada e incorporou novos recursos de navegação e interatividade, tornando a busca e o acesso às informações mais simples e rápida.
Leia Mais

Fórum de Sorriso lança Padrinhos Solidários

O lançamento do projeto Padrinhos Solidários marcou as finalização da Semana da Adoção da Comarca de Sorriso (420km a norte de Cuiabá). O evento ocorreu no plenário do Fórum e contou com palestra ministrada pela juíza Débora Roberta Pain Caldas. Na ocasião, a magistrada abordou ainda aspectos relevantes da adoção legal.
Leia Mais
 
 

Corregedoria vai monitorar ação contra Nicolau dos Santos Neto

A Corregedoria Nacional de Justiça vai acompanhar de perto o trâmite da ação penal proposta pelo Ministério Público Federal contra os envolvidos no desvio de recursos destinados à construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade. Na ação, o juiz Nicolau dos Santos Neto, Luiz Estevão de Oliveira Neto, Fábio Monteiro de Barros Filho e José Eduardo Teixeira Ferraz são acusados de superfaturamento e desvio de recursos públicos.
Leia Mais
________________________________________________________________________
Detalhes....Detalhes.....Detalhes....Detalhes......Detalhes.......
Lideranças dos servidores da administração indireta do estado do Rio Grande do Norte, estavam com audiência agendada para o início da tarde desta terça-feira (26) com o Secretário de Administração do Estado, Álber Nóbrega.
 
Prefeita de Natal, Micarla de Souza fez uso da Tv Ponta Negra, de sua propriedade, para - ao vivo - fazer longo pronunciamento a respeito dos motivos que os levaram a desistir de sua candidatura à reeleição.
 
E o lenga lenga permanece em relação a greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. As lideranças do movimento e o Governo do Estado não se entendem e tudo caminha para mais algumas semanas, com os alunos sem qualquer tipo de aula. 
 
 
  
26/06/2012 - AMARN publica nota de repúdio
          O bom jornalismo prima pela checagem da notícia antes de sua divulgação. A infeliz informação de que a médica pediatra Maria de Lourdes Mota, servidora da Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, teria alguma ligação com o PDT, não é verídica.

            A médica é concursada da prefeitura de Parnamirim desde 1997, matrícula nº 2717, esteve na data de hoje no seu expediente normal de Trabalho na Maternidade Divino Amor, nunca foi servidora do Estado do Rio Grande do Norte e não tem, nem nunca teve, ligação política em lugar algum. Ela exerce suas funções como médica lotada em hospital público, graças a aprovação em concurso.

           A imprensa, de maneira apressada, tentou fazer uma ligação totalmente descabida de que a médica, pelo fato de ser casada com o Juiz Geraldo Mota, estaria ocupando cargo no hospital por determinação do PDT.
Essa tentativa de ligação é proposital e inverídica e já vem desde à data em que o magistrado, por força de sua obrigação constitucional, teve que proferir decisão que envolve ato da Câmara Municipal de Natal e do Ex- Prefeito de Natal Carlos Eduardo.

              A informação veiculada traz uma preocupação a toda a magistratura potiguar, porque atinge, infelizmente, a dignidade do magistrado e do Poder Judiciário, e tentar curvar toda instituição a pessoas que manifestam parcialidade na divulgação de informação, o que será objeto de exame em sede própria.

           O Juiz Geraldo Mota está na magistratura potiguar há 15 (quinze) anos, e sempre foi reconhecido como um magistrado sério, íntegro e competente, que abrilhanta o nosso Poder Judiciário. Não merece essas agressões indevidas.
Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte
  Fonte: www.tjrn.jus.br

 
 

TRF5 confirma autorização para aposentada criar papagaio em Fortaleza (CE)

26/06/2012 às 14:15

Papagaio Lourinho se encontra há mais de 20 anos com sua protetora

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 confirmou sentença da 5ª Vara Federal do Ceará que havia determinado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) a expedição de autorização administrativa à Maria Estela de Lima Rodrigues para continuar criando o papagaio doméstico “Lourinho”. A autora ajuizou ação ordinária, diante da ameaça de sofrer penalização com a perda da guarda da ave.

“No caso dos autos, conforme as informações apresentadas na petição inicial e não rebatidas pelo IBAMA, a autora detém o papagaio Lourinho há cerca de vinte anos, recebendo carinho e atenção típicos dos animais de estimação. Além disso, não há notícia de maus tratos ou de exploração comercial da ave”, afirmou o relator, desembargador federal José Maria Lucena.

A história de Lourinho – Há vinte anos atrás, Maria Estela Rodrigues, comerciária aposentada, moradora do bairro Tancredo Neves, em Fortaleza (CE), ganhou de seu cunhado, procedente de uma viagem do interior do Estado do Ceará, um papagaio, ao qual deu-lhe o nome de Lourinho. Desde então, Lourinho vem sendo criado como um ente da família, a exemplo dos verdadeiros filhos de Maria Estela.

O papagaio, como constatou a própria perícia do IBAMA, é muito bem tratado e alimentado, constituindo uma das alegrias da família. Maria Estela passa algumas horas sem a presença dos familiares, pois os netos estudam e os filhos trabalham, mas ela tem a companhia constante, alegre e falante de Lourinho, que a chama por Zefinha, nome da falecida irmã da autora.

Diante da ameaça de algum vizinho em denunciá-la junto ao IBAMA, a aposentada se antecipou e entrou com ação na Justiça Federal para obter a licença de criadora conservacionista. Nesta modalidade, o criador não pode vender nem doar o animal, mas apenas intercambiá-lo com outros criatórios e zoológicos, para fins de reprodução.

A sentença não só reconheceu o zelo de Maria Estela para com Lourinho, como identificou uma relação emocional e afetiva entre a criadora e a ave. O juiz federal Júlio Rodrigues Coelho Neto concluiu que não havia ninguém melhor para cuidar do estimado papagaio, naquelas circunstancias, pois a ave que vive durante muito tempo em cativeiro dificilmente se adapta novamente à vida livre.
APELREEX 8635 (CE)

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 – comunicacaosocial@trf5.jus.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral