3 de abril de 2010

A Rádio Rural de Mossoró está completando neste dia 2 de abril, 47 anos de fundação e durante as mais de quatro décadas, tem prestado relevantes serviços à Diocese de Santa Luzia, a regiao oeste e ao Rio Grande do Norte.



A emissora, de orientação catolica, tem a "cara" do Monsenhor Américo Simonetti, falecido em outubro do ano passado, depois de alguns meses internado no tratamento de uma enfermidade grave.Mas, voltemos a Rádio Rural: fui colaborador daquela emissora nas décadas de setenta e oitenta , tendo sido um dos responsáveis pela transmissão da missa das nove horas aos domingos, na Catedral de Santa Luzia. Naqueles anos, convivi com figuras que hoje recordo com bastante saudade e acima de tudo, com muito respeito a começar pelo Monsenhor Américo.

Quem não se lembra dos excelentes "Comentários da Rural", que o sacerdote escria e lia ao meio dia naquela emissora?

A mais bela voz, concurso tradiconal que por muitos anos tem sido uma grande caminhada da emissora. E o Seu Mané, com a sua simpatia, que nos deixa a todos encantados? François Paiva estava "Sempre aos domingos" com o seu Jornal da TARDE." Por que, por que, aos domingos, fico sempre tão sozinho?... Era a música que penetrava em nossos ouvidos numa Mossoró tão calma e tão distante da violência.

Euclides Souza de Morais com a sua calma, sua inteligência, sua humildade, era o grande gerente da emissora católica. Maria Neuza de Medeiros, outra figura que recordamos com grande alegira,pela grande colaboração que prestou a Emissora de Educação RuralJoão de Castro e Donato de Castro, o primeiro cuidando dos fios para as transmissões e sempre com um radinho ao ouvido, a dizer: "ATENÇÃO ESTÚDIO, se estiver me ouvindo dê um corte". Donato, percorrendo as lojas do comércio de Mossoró, para não deixar faltar os comerciais para a emissora. Outra grande figura que construiu a historia da emissora.





E o Monsenhor Huberto? O Monsenhor Raimundo Gurgel, com o seu programa "Mensagem de Fé" as 18 horas do domingo. A Hora do Estudante, nas tardes de domingo...





"Notas e Avisos", prendiam a atenção das pessoas, quando a característica ia a ao ar. Era Seu Mané mandando os avisos para as cidades mais distantes do Rio Grande do Norte.





O que posso lembrar mais? Estou forçando a memória para encontrar outros nomes que fizeram a Rural de Mossoró. Na lembrança dos antigos, a nossa homenagem àqueles que fazem a emissora da Diocese, presentemente.Ia esquecendo do programa apresentado pelo padre Guimarães as primeiras horas da manhã, antecendo o noticiário A RURAL LEVA O MUNDO A SUA CASA. Ia esquecendo a Hora da Colhada apresentada pelo Seu Mané, no final da tarde.

O seminarista Elinaldo Alves, natural da Bahia  e atualmente realizando os seus estudos de nível superior  em João Pessoa, na Paraíba, encontra-se atualmente em Mossoró, auxiliando aos padres Janedson e Ivonzéliton nos atos da Semana Santa na Paróquia de São Manoel, no bairro do mesmo nome.
Seminarista Elinaldo atualmente em Mossoró, auxiliando aos padres Janedson e Ivonzéliton  nos atos da Semana Santa. (foto: Sistema jma)

Tive a oportunidade de conviver com o referido seminarista e ouvir as suas pregações tanto na noite de ontem na Capela de São Pedro como na manhã de hoje na Capela de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, no Planalo Treze de Maio. Um seminarista com grande espiritualidade, que cativou a todos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral