18 de junho de 2009

São João e Forró Pé-de-Serra!
30 dias de festa. Venham aproveitar!
* Isabella Braz de Almeida.
Estou morando há dois anos nesta linda terra de Mossoró com meu esposo e minhas três filhas. Tive a oportunidade de trazer minha família para conhecer o São João daqui e todos gostaram muito. Vou aproveitar para apresentar a festa da minha cidade. Espero que vocês gostem e um dia, quem sabe, possam ir conhecer de perto.
Campina Grande fica localizada no Planalto da Borborema, tem clima serrano, população de aproximadamente 400 mil habitantes e desfruta de uma das maiores festas do Brasil: O Maior São João do Mundo, que integra o calendário de eventos da EMBRATUR. Por lá estima-se que passam mais de 1,5 milhão de pessoas, turistas de todo o mundo.

A festa acontece no Parque do Povo, uma área de 42500m2. Lá você vai encontrar o autentico forró pé-de-serra, distribuído em palhoças onde se apresentam trios de forró da região, apresentações de quadrilhas juninas, cidade cenográfica, três grandes palcos com mais de 180 atrações (90 só no palco principal), e o melhor: tudo de graça. Além de feira de artesanato, artes de algodão colorido produzido na cidade, comidas típicas nordestinas, cachaçaria. Todos podem participar, é só ter pique!

Campina toda respira forró, você ainda vai encontrar o Sítio São João e a Fazenda Santa Rosa, espaços onde é reproduzida a vida do sertanejo, com tudo aquilo que faz parte do seu cotidiano: casa de taipa mobiliada, casa de farinha, curral, moinho, e para não esquecer do forró, palhoça dançante.

Umas das principais atrações da cidade neste período é o Trem Forroviário, ele é movido a forró! Nos fins de semana leva você por uma viagem, em um dos seus oito vagões, da estação Maria Fumaça, em Campina Grande, até o centro da cidade de Galante, onde os passageiros assistem a um grande show e depois retornam pelo mesmo percurso, embalados por mais forró. Eita fôlego!

Nos bares, nos restaurantes, nos shoppings, em todo lugar você pode se divertir, você vai encontrar atrações como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flavio José, Biliu de Campina e Amazan, dentre outros, abrilhantando a festa...

Então, se você gostou do que eu resumidamente vos apresentei, forró do bom, simplicidade e simpatia, não deixe de incluir Campina Grande no seu roteiro!

Bom São João para todos e não esqueçam: brinquem com segurança, se beber, não dirija.
*Isabella Braz de Almeida é articulista do Sistema JMA Jurídico e Jonalistico e acadêmica de Enfermagem da UNP, em Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral