6 de junho de 2009

O P I N I Ã O
Cuidados com sua Saúde! Conhecendo e refletindo.
* Isabella Braz de Almeida

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma síndrome clínica multifuncional, caracterizada por eventos metabólicos, pressão arterial (PA) elevada, sistólica é maior ou igual a 140mmgh, já a diastólica maior ou igual 90mmgh.
A hipertensão pode provocar distúrbios como: romper os vasos sanguíneos cerebrais (causando acidente vascular cerebral ou derrame), renais (causando insuficiência renal) ou de outros órgãos vitais, causando cegueira, surdez etc. Pode também determinar uma sobrecarga excessiva sobre o coração, causando sua falência.
Causas da hipertensão: é uma doença que não tem uma origem única, mas são fruto da associação de vários fatores, alguns deles incontroláveis, hereditariedade, raça, sexo e idade distúrbios alimentares e vida desregrada e sedentarismo, algumas pessoas são mais propensas que outras a esse tipo de distúrbios.
O sobrepeso e obesidade, constituem um importante fator de risco, principalmente em anormalidades metabólicas e hipertensão arterial por ser uma fonte de reserva funcional cardíaca. A redução do peso tem uma grande influência sobre a pressão, se fazendo necessário conhecer o Índice de Massa corporal e a Circunferência Abdominal, para acompanhar e prevenir os agravantes da hipercolesterolema (aumento do colesterol).

IMC = Peso (kilos)
Altura (metros 2)
Menor que 20 kg m IMC inferior
Maior que 20 kg m IMC normal
Superior a 25 kg m obesidade
Maior que 30 kg m obesidade mórbida

Circunferência abdominal varia: 102 cm para homens e 88 cm para mulheres. O colesterol, e o grande vilão desse distúrbio nos dias de hoje, o LDL lipoproteína de baixa densidade e o HDL lipoproteína de alta densidade, o que conhecemos vulgarmente de colesterol ruim e bom, devido ao acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e conseqüentemente sua obstrução.
Para evitar que esse nível alterado de colesterol possa vir a provocar alterações significativas na sua vida, acompanha o seu peso, pratique exercícios físicos e procure o médico caso esteja fora dos padrões ou caso sinta algum mal estar, o importante é estar sentindo-se bem, a hipertensão vem aumentado muito nos últimos anos e promete ser a doença do novo milênio, não queira fazer parte dessa estatística.
Fiquem com Deus!
Espero de gostem das minhas poucas palavras!

*Isabella Braz de Almeida é acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar -UNP Campus da cidade de Mossoró e colaboradora a partir de agora deste blog e do Sistema JMA Jornalístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral