1 de fevereiro de 2009

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 176 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com


Mossoró/RN, domingo, 1º de fevereiro de 2009 (atualizado às 10h).

____________________________________________________________________________________


Clima gostoso em nossa cidade, 20ºc e convite para acordar mais tarde e promessa de chuva. Volto de Natal feliz com a normalidade em exame de vídeo-colonoscopia que fiz na quinta-feira (29) . De praxe biópsia e cujo resultado laboratorial no dia nove próximo.

Obrigado a todos pela força, pois confesso que estava um pouquinho preocupado.

Logo mais, às 17h, teremos missa pela alma de papai ERNANDES ALVES PEREIRA, desencarnado em 21/01/09, no Mosteiro Santa Clara, Bairro Dom Jaime Câmara (grande Alto de São Manoel). Oremos!

PEC DOS VEREADORES 333/04 – Os suplentes de vereadores das Eleições 2008 articulados pelo MODEVE/Nac. – Movimento Suprapartidário de Vereadores estarão no dia de amanhã (02/02) no Congresso Nacional para reivindicar dos deputados apoio para a aludida PEC.

Os oito suplentes de Mossoró e membros do MODEVE/RN serão representados, suprapartidariamente, por Tomaz Neto e Vint-un Neto. Segundo a fonte, é estratégia do movimento cobrar posicionamento público da bancada federal.

VAGAS - Pela PEC, cidades com até 15 mil habitantes elegerão nove vereadores; de 15 a 30 mil habitantes - 11 vereadores; de 30 a 50 mil - 13 vereadores; de 50 a 80 mil - 15 vereadores;de 80 a 120 mil habitantes 17 vereadores; de 120 a 160 mil - 19; de 160 a 300 mil - 21; de 300 a 450 mil - 23 vereadores; de 450 a 600 - 25 vereadores; de 600 a 750 mil - 27; de 750 a 900 mil - 29; de 900 a 1,05 milhão - 31; de 1,05 milhão a 1,2 milhão - 33 vereadores; de 1,2 milhão a 1,3 milhão - 35; de 1,3 milhão a 1,5 milhão - 37; de 1,5 milhão a 1,8 milhão - 39 vereadores.


APOIOS – Betinho Rosado (DEM/RN), Sandra Rosado (PSB/RN) e Fátima Bezerra (PT/RN) já firmaram apoio ao movimento. "Liguei pessoalmente para a Deputada Fátima Bezerra e ela disse que o MONDEVE/RN pode contar com ela", afirmou o suplente de Vereador Prof. Luiz Carlos Marins.

SALÁRIO MATERNIDADE EM 30 MINUTOSBrasília - Toda trabalhadora autônoma que tiver contribuído pelo menos 10 meses com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou aquelas com carteira assinada podem receber em 30 minutos o salário maternidade.

A modalidade está em vigor desde terça-feira. (27). Da mesma forma, as mulheres com 30 anos de contribuição e os homens com 35 anos também terão direito ao benefício de forma mais rápida. A informação é do ministro da Previdência Social, José Pimentel.


O ministro destacou que para conseguir se aposentar ou ter acesso à licença maternidade em 30 minutos, em primeiro lugar, é necessário que o cidadão esteja vinculado à Previdência, o que inclui 65% da população acima de 16 anos de idade. FONTE: O Dia, 27/01/09. Na base de dados do site www.endividado.com.br.

OAB - NOVA IDENTIDADE PARA ADVOGADOSBrasília - Toda trabalhadora autônoma que O prazo para os advogados substituírem o cartão de identificação termina neste sábado (31/1). Os profissionais de todo o Brasil que tiveram seu cartão expedido antes de 24 de agosto deverão substituí-lo.


Conforme a Resolução 02/2006, baixada pelo Conselho Federal da Ordem, para adquirir o novo cartão de identificação, os advogados devem se dirigir à seccional da OAB de seu Estado e requerer o novo documento.

A nova carteira trará um chip, que permitirá a certificação digital. O objetivo, segundo informa a OAB, é trazer mais agilidade e segurança no processo eletrônico, realidade no Judiciário brasileiro.

Em São Paulo, os advogados tem até 15/03 para trocar o cartão, pois, a seccional paulista tem 300 mil inscritos e é a maior do país. A carteira de identidade não deve ser renovada, já que tem validade por prazo indeterminado. FONTE: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia.

LAMPIÃO NO FOI O "ROBIN HOOD"Destaque de capa do Jornal Poranduba, edição de janeiro/08, do Mestre Rubens Coelho. Entre outros importantes temas, excelente a entrevista com a escritora e antropóloga Luitigarde Oliveira Cavalcanti Barros afirmando que o líder-cangaceiro teve como grandes protetores Coronéis, Desembargadores, Juízes, Políticos e Industriais.

Aquisição – Para adquirir o Poranduba visite os seguintes locais: Banca da Meire (Cobal), Banca do Zé Maria (Oitão – Vizinho a Rádio Rural), Livrarias: Poty Livros e Siciliano (West Shopping), Casa da Revista e Mercadinho do Camarão (Abolição I). Para quem reside fora de Mossoró, fazer contato para (084) 3316-4285 ou rubenscoelho@hotmail.com.

DE COMERCIÁRIO E COMISSÕESO pagamento das comissões deverá ser efetuado até o quinto dia útil do mês subseqüente à venda, quando o pagamento tiver sido estipulado por mês, ou até o segundo dia útil do vencimento, quando estipulado o pagamento por quinzena ou semana.

Independente das vendas terem sido efetuadas a vista ou a prazo. Garante a Cláusula 12 – Pagamento das Comissões, do Acordo Coletivo de 2008. FONTE: Jornal COMERCIÁRIO, edição de janeiro 2009.

Por falar em comerciários, encontro a Presidente do SECOM, Raimunda Soares, e esta me informa que no dia 06/01 haverá a primeira reunião, às 18h, com a direção para levantamento da pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2009, cuja data-base da categoria é em abril próximo. Confirme disse Mundinha, o sindicato convocará Assembléia Geral antes do período carnavalesco.

FIQUE SABENDO... "Dicas de Saúde - OUVIDOS". (Fonte: http://www.saudeinformacoes.com.br/infouteis_ouvidos.asp).

Surdez - A surdez pode estar relacionada a fatores genéticos, o que significa que vem de família. A surdez pode também ser causada por problemas ocorrido durante a gravidez. Por exemplo, certas infecções na mãe podem causar dificuldades de audição no bebê. Estas infecções incluem Rubéola, Citomegalovirus, Toxoplasmose, Gripe, Sífilis e Herpes. A audição do bebê também corre risco se a mãe utiliza drogas, bebe álcool ou se ocorrer algum acidente que prejudique a placenta.


Prevenindo a perda de audição - Utilizar protetor de ouvido quando você permanecer em contato com qualquer barulho alto por um longo período de tempo, por exemplo, no trabalho. Utilizar protetor de ouvido quando você permanecer em contato com barulhos explosivos, tais como disparos de armas.

Nunca introduza objetos em seu ouvido, inclusive pontas de cotonetes, o que poderia ocasionar perfuração do tímpano. Cheque qualquer tipo de perda de audição com seu médico, pois muitas vezes é possível prevenir e evitar perdas maiores.

Prevenindo infecções no ouvido médio - -Algumas vezes, uma pequena dose de antibióticos todos os dias pode ajudar a prevenir a reincidência da infecção. Consulte seu Médico. -Utilize antialérgicos se você acha que as alergias provocam infeçcões em seu ouvido.- Evite os pólens, animais ou certos alimentos.-Fique longe da fumaça.

Lista rápida de sintomas de Otite:

- Infecções no ouvido médio podem causar febre, dor e irritabilidade, podendo, geralmente, ser seguidas por uma gripe.

- Infecções no canal do ouvido causam susceptibilidade a dor quando a orelha é puxada suavemente, além de dor e coceira. Estas infecções geralmente ocorrem depois do indivíduo nadar ou em pessoas que utilizam constantemente cotonete no canal do ouvido.

- Secreções no ouvido médio podem ocasionar sintomas tais como amortececimento dos sons e sons borbulhantes.

- Ruptura do tímpano ou infecção no ouvido externo podem gerar secreções no ouvido.

Nível em Decibéis dos sons?:

- Conversa a uma distância normal - 65-70Db;

- Cortador de grama - 90dB;

- Serra elétrica - 100dB;

- Buzina, concerto de rock - 115dB;

- Disparo de arma, motor a jato - 140db.

CONQUISTE SEU EMPREGOSE - O Ministério Público de Sergipe está oferecendo 57 (onze) vagas para Analista e Técnico e as inscrições estão abertas entre os dias 02 a 27 de fevereiro de 2009, escolaridade exigida: 2° e 3° graus. Salários até R$ 1.105,55. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL, A Aeronáutica do Brasil está oferecendo 15 (quinze)vagas para Professor, inscrições até o dia 05 de fevereiro de 2009, escolaridade exigida: Superior. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dia: 32º, Semana: 5ª e Término: 333 dias.

ü "Grato por sua clareza em sua última edição no tópico NÃO MANDO... . Bom sabor. Concordo com suas palavras em relação ao pólo acadêmico que vem se configurando e nossa cidade. Se assim não fosse, você relata muito bem como seria esta terrinha. Saudações João Batista – FAEF". Pois é Prof. João, infelizmente chegam muitos e-mails que nos confundem a sua procedência. Nosso amigo Lisboa Batista foi vítima, recentemente, de uma mensagem duvidosa. Cabe-nos alertar-mos para evitar prejuízos aos/as amigos/as.

ü "Caro Hermes, gostaria de receber o seu informe semanal DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Só ouço falar bem a seu respeito e me interessei em conhecer seu trabalho. Antônio Ferreira, Adm. Comercial / CPD".Mais um leitor para nossa lista, que felicidade. Sr. Antônio, o DC – Coluna de Notícias não é meu, é nosso, disponha deste espaço para informe, opinião ou até mesmo uma bronca. Muita saúde para você e família.

ü Nossos/as leitores/ras: Alves Menininho – Datanorte, Amarildo Sousa – UNICRED, Benedito Viana – Ceará, Benilson Silva – Prog. Comunidades no Ar (Fm 96,5), Nelson Gregório – PT/Mossoró, Rosita Rodrigues – UERN, Rugai/Intersindical, Prof. Sealtiel Duarte – FAD/UERN, Seas Ribeiro – Emater/Mossoró e Prof. Valdomiro Morais – FANAT/UERN.

ü Há 60 anos (02/02/1949) o então Prefeito Dix-sept Rosado (in memória) inaugurava o primeiro chafariz de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 040/2008 (de 28 de fevereiro), relatamos os seguintes temas: Novo Salário Mínimo, Das 150 mil Toneladas, A Campanha Salarial, A Representação que o PCB, Em Defesa da Vida, Visita aos Amigos, Lei de Imprensa, O Boletim de Saúde nº 22. FIQUE SABENDO: Abuso de Autoridade.

v Mega-Sena – Concurso número 1043 ACUMULOU e os números sorteados são: 10, 11, 13, 35, 39 e 58. O próximo prêmio estima-se em R$ 20 milhões. Já os acertadores da Quina (79) receberão R$ 17.589.08 cada. FONTE: www.caiixa.gov.br, Arapiraca/AL, em 31/01/2009;

v Número de dependentes do Seguro Desemprego nos EUA é o mais alto desde 67, chegando a 4,78 milhões de pessoas. FONTE: Globo.com, em 29/01/2009;

v Ontem (31/01) foi Dia Mundial da Solidariedade e Dia Mundial do Mágico. Hoje é Dia do Publicitário e amanhã será Dia de Iemanjá e Dia do Agente Fiscal.

DEDICO esta edição aos/as publicitários/as pelo seu dia, hoje, e aos agentes fiscais - amanhã.

"Quem canta...

Blitz documentos (só temos instrumentos) / Aí rapaz o que'cê faz? / Tá vindo de onde tá indo pra onde? / O que você tem nessa bolsa? / E você aí meu irmão o que que'cê diz?... . ("Weekend" – Composição: Indisponível. Canta: Banda Blitz).

os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.kyte.tv

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.


Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006).


Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral