19 de janeiro de 2009

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”

“Uma forma diferente de Noticiar!”

Edição Nº 170 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009.

Estimados(as) Amigos(as):

Na semana passada estava assistindo uma reportagem na TV e o tema abordado, como sempre, sobre a crescente violência no país. Por vezes sou muito favorável à implantação de câmeras em vias públicas. A televisão mostrava que em Olinda/PE a população está aprovando este equipamento porque tem reduzido o índice de assaltos naquela cidade. Aqui em Mossoró bem que o debate poderia ser aberto com a população. Que achas caro leitor? Boa leitura.

PLANO VERÃO – PRAZO MAIOR NO RIO - Mais de 200 retardatários procuraram o Juizado Especial Federal Cível do Rio para recorrer pelas perdas da caderneta de poupança com o Plano Verão (1989). Segundo o STJ (Superior Tribunal de Justiça), o prazo para entrar com ações judiciais terminava no dia (08). Mas, de acordo com o Juizado Federal do Rio, não há data-limite para dar início ao processo. O ideal é que as solicitações sejam feitas até o próximo 15. Para a entidade, o cidadão não está impedido de entrar com recurso, porém vai depender do entendimento de cada juiz quanto à prescrição da ação. Fonte: O Dia, 08/01/09. Na base de dados do site www.endividado.com.br.

EXAME DA OAB/SP TEM 3% DE ABSTENÇÕES - Dos 23.303 candidatos inscritos no 137º Exame de Ordem da seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 709 não compareceram para realizar a primeira fase da prova nesta domingo (11/1), totalizando 3% de abstenção. O gabarito oficial deverá ser divulgado nessa terça-feira (13/1). O resultado da primeira fase estará disponível no site da OAB-SP no dia 20 de janeiro, a partir das 18h.

Aqueles que acertarem ao menos 50% das 100 questões de múltipla escolha estarão automaticamente convocados para a segunda fase, prevista para 15 de fevereiro. FONTE: http://ultimainstancia.uol.com.br.

REGULAMENTAÇÃO PARA PSICOPEDAGOGO - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, no último dia 17, o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade profissional do psicopedagogo. Pela proposta, a profissão poderá ser exercida pelo portador de diploma de graduação em Psicopedagogia, pelo diplomado em Psicologia ou Pedagogia e pelo licenciado que tiver concluído curso de especialização em Psicopedagogia. A especialização deverá ter duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade.

Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. FONTE: Agência Câmara.

MILIONÁRIOO fato de a Mega-Sena se dispor a pagar um prêmio de quase quarenta milhões de reais estes dias levou um causídico natalense a tentar estabelecer um parâmetro para os honorários que o advogado Fábio Monte de Holanda receberá em decorrência do acordo que a governadora Wilma de Faria celebrou, recentemente, com auditores fiscais que litigavam com o Estado há vários anos. Ao embolsar 54 milhões de reais, ele estará ficando mais rico do que o apostador que recebeu o maior prêmio da loteria. Segundo consta, o maior prêmio já pago pela Mega-Sena somou 52 milhões de reais. FONTE: Roberto Guedes – Jorna de Fato, em 09/01/2009.

TELMA GURGEL, Professora da UERN e ex-vereadora em Mossoró, com mandato 1992/1996, conseguiu aprovar lei de sua autoria que regulamenta - disciplina e multa as escolas que exageram na lista de material escolar. Abaixo seu e-mail e indignação pelo esquecimento da lei, que foi aprovada pelos 21 vereadores da época, vetada pelo então Prefeito Dix-huit Rosado (in memória) e sancionada pela Vereadora Maria Lúcia – Presidente da Câmara. Leiam:

“Caro Hermes, antes de tudo quero reafirmar a importância da ferramenta de comunicação que você está desenvolvendo, parabéns, mais uma vez. A luta por uma nova sociabilidade, com certeza passa por esses instrumentos.

A respeito do Kit Estudantil. Gostaria de acrescentar que em Mossoró temos uma Lei Municipal, da época de nosso mandato, que regulamenta a lista de material escolar e que, apesar de ser desrespeitada todo ano, até agora nunca soubemos da aplicação da multa que é prevista na referida Lei, a nenhuma escola. Penso que este fato merece uma reflexão, pois afinal de contas: A quem o poder municipal deve proteger, a cidadã ou os interesses empresariais?

Por fim, estou lhe enviando umas imagens da mais recente barbárie provocada pela aliança EUA/Israel, na vida, nos sonhos e esperança do povo Palestino. Abraços fraternos, Telma Gurgel”.

FIQUE SABENDO... “Tracoma no Brasil”. Fonte: Nívea Barbalho, Assistente Social – Programa Tracoma no Município de Mossoró).

A doença foi introduzida no Brasil, a partir do Século 18, no Nordeste, onde se estabeleceram os primeiros focos de tracoma no País, sendo o mais famoso o foco do Cariri, no sul do Ceará. Os focos de São Paulo e Rio Grande do Sul, que surgiram com o aumento da imigração européia para esses dois estados, a partir da segunda metade do Século 19, também contribuíram para a disseminação da doença no País. A expansão da fronteira agrícola em direção ao oeste foi fator determinante para que o tracoma se espalhasse em praticamente todo o Brasil.

O que é? Infecção que afeta os olhos e, se não for tratada, pode causar cicatrizes nas pálpebras e cegueira.

Qual ao agente envolvido? Bactéria Chlamydia trachomatis.

Quais os sintomas? Lacrimejamento, sensação de corpo estranho, prurido, hipersensibilidade à luz. Em muitos casos, é assintomático, isto é, sem a presença de sintomas ou sinais da infecção, principalmente entre as crianças pequenas.

A ocorrência de repetidos episódios infecciosos graves ocasiona a formação de cicatrizes na parte interna das pálpebras superior, cada vez mais extensas. Elas podem provocar a distorção da pálpebra superior (entrópio), fazendo com que os cílios invertidos toquem no globo ocular. A alteração pode causar lesões na córnea e conseqüente opacidade, o que pode levar a graus variados de diminuição de capacidade visual e cegueira, além de provocar dores constantes e intensa sensibilidade à luz.

Como se transmite? Pelo contato direto com secreções dos olhos, do nariz e da garganta de pessoas infectadas ou com objetos que tiveram contato com as secreções, como toalhas, fronhas e lençóis. Alguns insetos, como a mosca doméstica, também podem servir de transmissores do agente causador.

Como tratar? O tratamento é feito com o uso de antibióticos orais ou em forma de pomadas oftálmicas ou colírios. A cirurgia corretiva é indicada quando há deformidade nas pálpebras que possa afetar a visão.

Como se prevenir? A adoção de hábitos de higiene adequados, como o de lavar regularmente o rosto das crianças, e o uso individual de objetos pessoais, como toalhas, fronhas e lençóis, são importantes para evitar a transmissão da doença. Boas condições sanitárias, a destinação adequada do lixo e o acesso ao abastecimento de água também são ações importantes para o controle do tracoma.

CONQUISTE SEU EMPREGO – AL, A Prefeitura de Campo Alegre está oferecendo 305 (trezentas e cinco) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas até o dia 02 de fevereiro/2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.034,24. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

BA – DESENBAHIA – A Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. está oferecendo 34 (trinta e quatro) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas até o dia 23 de janeiro/09, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 3.545,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dia: 8°, Semana: 2ª e Término: 357 dias.

ü “Não te conheço muito pessoalmente, porém, analisando seus e-mails e sua forma de SER, tenho passado horas refletindo sobre o quanto você é forte e admirável. Feliz é o ser humano que enfrenta uma doença como você. Sempre me lembro de você, oro muito pra que logo, logo venças este mal. Segue anexo, material sobre o chá da folha de graviola, tente homem e, quem sabe. Pode realmente curar, somado a sua fé em Deus e a nossa torcida pra você se curar? Continue enviando notícias. Fátima Holanda - Detran”. – Obrigado Companheira Fátima, realmente nos vemos pouco e a última vez, salvo engano, foi no 9º CONSINAI. A minha caminhada é longa, mas com Deus e orações sua, e outros/as amigos/as, sinto que não estou só. “Andar com fé eu vou, com a fé não costuma faiá...”

ü “Obrigado por lembrar meu nome como leitor. Moura”. – Isto Moura, eu é que agradeço você consentir seu endereço em minha lista. João Alves Moura é servidor da EMATER. Grande abraço companheiro!.

ü Nossos/as leitores/ras: Ari Lima – Fazenda, Arimatéia – Três Vinténs, Arimatéia Morais – PO, Herbert Mota – Adv., Irany Germano – Adv., José Mário – TRT (grato pelo CD), Leandro Silva – M. Sociais, Sebastião Almeida – Prof., Sidnéa Martins – FUNDAC e Silvestre Paiva – UERN.

ü Há 51 anos (13/01/1957) era fundado o Lions Club Centro, de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 034/2008 (de 10 de fevereiro), relatamos os seguintes temas: Problema com Endereço, Ainda Sobre Endereço, Professor Romero Cardoso, Semana de Posses, Ainda Sobre Semana, Item da Cesta Básica. FIQUE SABENDO: A Hepatite C.;

v Um novo partido deverá estar surgindo em Mossoró, com a união de algumas pessoas já envolvidas na política mossoroense. Os nomes ainda não posso revelar, pois não fui autorizado a isso, mas posso garantir que vem para ocupar um espaço próprio e até com chances de conquistar vagas na Câmara Municipal no próximo pleito.. FONTE: www.ivanadoxavier.glogspot.com;

v DR. CÍCERO - O livro biográfico sobre a vida do juiz aposentado, Cícero Alves de Sousa, segue na reta final. Em breve acontecerá o seu lançamento, que tem como idealizador o advogado Marcos Araújo. Além da obra, um documentário do biografado também está sendo produzido. FONTE: Kalianne Pereira – www.empauta.net.com, em 08/01/2009;

v Amanhã (14) é dia Empresário de Contabilidade e Dia do Enfermo.

DEDICO esta edição aos/as enfermos/as pelo seu dia, amanhã.

“Quem canta...

Eu estou muito cansado / Do peso da minha cabeça / Desses dez anos passados, presentes / Vividos entre o sonho e o som!... . (“Todo Sujo de Batom” – Composição: Belchior. Canta: Antônio Marcos).

os males espanta”.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico”, www.sindbancarios.com e www.kyte.tv

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral