2 de janeiro de 2009





"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 165 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com


Mossoró/RN, Quinta-feira, 1º de janeiro de 2009

____________________________________________________________________


Costumo, antes de publicar cada edição desta coluna, fazer uma rápida leitura dos jornais local para ver se algo de novo acontece em nossa cidade, desde as chamadas de capas a alguns comentários de colunistas (políticos, sociais, esportivos e etc.).

A minha observação de hoje é que há um silêncio quanto ao assunto da venda do Estádio Manoel Leonardo Nogueira. Gosto da idéia e opino a sua nova localização na BR 304 - saída para Fortaleza, por concentrar mais conjuntos habitacionais e ter o maior bairro de Mossoró – Santo Antônio naquela área. Boa leitura.

CONTA SALÁRIO PASSA A VALER a partir de amanhã (02) após uma saga de dois anos e meio do cumprimento de exceções à regra. A conta-salário passará a valer, de fato, a partir do dia 2 de janeiro de 2009 para todos os trabalhadores assalariados da iniciativa privada.

Com ela, o assalariado ficará finalmente livre para escolher o banco em que deseja receber seu pagamento, sem pagar tarifas ou ter de esperar mais do que um dia pela transferência. A conta-salário foi criada em setembro de 2006, parte de um pacote para instituir a concorrência bancária. Mas acabou esvaziada por adotar uma série de exceções à regra principal.

Temida pelos bancos por facilitar a liberdade de escolha do cliente, a conta-salário funciona como uma espécie de "porta de saída" do banco com que a empresa empregadora decidiu se relacionar e efetuar o pagamento do empregado.

Se o cliente tiver outros produtos desse banco - débito automático, crédito consignado, fundos de investimento, seguros, poderá ter dificuldade em obter a conta-salário. Isso porque a conta-salário prevê um relacionamento limitado, com a possibilidade apenas de ter um cartão magnético e efetuar, no máximo, quatro saques mensais, acima disso o banco pode cobrar tarifa. Fonte: Folha Online, 29/12/08. Na base de dados do site www.endividado.com.br

PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS rendem denúncia contra o Brasil na OIT – Organização Internacional do Trabalho. Em reunião realizada em Brasília no dia 10 de dezembro/08, as entidades integrantes do FST – Fórum Sindical dos Trabalhadores deliberaram por apresentar a denúncia que com certeza fará com que tais práticas sejam repensadas.

Além disso, o FST planeja diversas ações para os próximos meses, com a continuidade de realização dos fóruns regionais nos estados, planeja mobilização forte em Brasília e nos estados e preparar o Congresso dos Trabalhadores para o próximo ano.

As constantes investidas contra o Movimento Sindical que partem do governo do Brasil levaram o Fórum Sindical dos Trabalhadores a apresentar denuncia contra o país no Comitê de Liberdade Sindical da OIT. Além do Executivo federal, através do Ministério do Trabalho, o MPT, TST, e muitas vezes o Legislativo Federal buscam de todas as formas possíveis interferirem na liberdade sindical do país e acima de tudo tentando comprometer a independência sindical que é a marca registrada do verdadeiro sindicalismo dos trabalhadores.

CORRETOR DE VEÍCULOSA Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na semana passada, a regulamentação da profissão de corretor de veículos. A proposta - Projeto de Lei 1143/07, do deputado Dagoberto (PDT-MS) - determina que apenas corretores registrados, com anotação na carteira profissional, poderão intermediar a compra, a venda, a troca e o aluguel de veículos automotores.

De acordo com o projeto, os corretores que estiverem no exercício da profissão quando a lei entrar em vigor serão registrados sem qualquer formalidade, desde que façam o pedido do registro em até 120 dias. Empresas também poderão exercer essas funções, desde que tenham como sócio-gerente ou diretor um corretor registrado. A proposta determina ainda que toda a propaganda de comércio de veículos deve incluir o número do registro profissional do corretor responsável pelo negócio.

Conselhos profissionais - Para receber o registro profissional na área, o interessado terá que fazer um curso específico a ser realizado pelo Conselho Federal dos Revendedores de Veículos Automotores, juntamente com conselhos regionais da categoria.

BRONCA DO LEITOR (25) Olha a bronca aí gente! – "BURROCRACIA", o Detran de Mossoró está necessitado de se ver livre urgentemente de uma coisa chamada de "burrocracia". Imaginemos que para abastecer a casa de papel higiênico a direção do Detran de Mossoró tem de recorrer à sua matriz, em Natal. Não dá. Emery Costa.

Grande Emery, como eu admiro esse talentoso jornalista de Mossoró. Fomos colegas na década de sessenta na Rádio Rural de Mossoró, ou Emissora de Educação Rural. JMA -Editor Geral.

FIQUE SABENDO... "As Tradições do Reveillon". (Fontes: www.brasilviagem.com).

Réveillon é tempo de festa em qualquer lugar do Mundo, todos os povos festejam a passagem do ano velho e a entrada do que está por vir. Fogos, músicas ou banhos de mar, cada um comemora de um jeito diferente, e quando soa a meia noite, os pedidos são os mesmos: um ano melhor do que o passado, muito amor, boas notícias, paz, e, porque não, muitas viagens.

As tradições também são sempre as mesmas, quem é que nunca comeu lentilha na ceia de Ano Novo ou guardou a rolha do champanhe depois de estourado? E os tradicionais três pulinhos exatamente no momento da virada? É claro que passar vestido de branco já virou obrigação. Quem está por fora das dicas de simpatias ou superstições, mas acha que não custa nada tentar seguir algum ritual para atrair sorte, vale a pena conhecer os principais deles.

Para ter um Ano Novo com bastante dinheiro no bolso é preciso ficar atento para a receita que é bem simples. Chupe sete sementes de romã no momento da contagem regressiva e depois as embrulhe num papel e guarde o pacotinho na carteira onde ficam suas notas de dinheiro, dizem que o resultado é garantido.

Outras mandingas que todo mundo faz são comer três uvas exatamente à meia noite, fazendo um pedido para cada uma delas ou ficar em cima de um banquinho durante a contagem e logo depois descer com o pé direito. Já para quem deseja viajar bastante no próximo ano, deve colocar uma peça de roupa branca dentro da sua mala de viagens predileta, na manhã seguinte, vista a roupa e visite alguma atração turística de onde você estiver, quem fez confirma que dá certo.

Agora que você já tem as dicas de como agir no momento da virada, falta saber onde comemorar e fazer sua festa da passagem. Vale lembrar que o momento é um dos melhores possíveis para aquela tão sonhada viagem. Não existem desculpas para deixar de conhecer aquele novo destino ou comemorar o Réveillon de forma diferente.

As opções são inúmeras, além dos tradicionais pacotes de viagem, você poderá encontrar vários fretamentos que além de bom preço, podem ser divididos em até 10 parcelas, sem juros. Além disso, vários hotéis já incluem nos seus preços a festa e a ceia de Ano Novo e pelo portal é possível se fazer reserva on line, sem sair de casa, no maior conforto.

A escolha não será muito difícil, em qualquer canto do país existem programações especiais para a passagem de ano, mas é claro que as festas têm estilos diferentes. Enquanto as do nordeste são embaladas pelo axé, música baiana e muita cerveja, no sul o que mais chama a atenção é a iluminação das cidades que desde o Natal se enfeitam para a passagem.

CONQUISTE SEU EMPREGO PB, A Companhia Estadual de Habitação Popular está oferecendo 124 (cento e vinte e quatro) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas até o dia 13 de janeiro/2009, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.286,39. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL – A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários está oferecendo 140 (cento e quarenta) vagas para vários cargos, as inscrições estarão abertas entre os dias 12/01 e 10 de fevereiro/09, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 8.389,60. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dia 1°, Semana 1ª e Término 364 dias.

ü "Caro Hermes Oliveira. Estive viajando com a família. Logo chegando fui ao PC para verificar a caixa postal. A primeira leitura foi nosso insubstituível Democratizando a Comunicação. Como sempre, recheado de informações importantes para os leitores. Espero que você e família tenham passado um Natal de paz, saúde e felicidade.

E, para todos nós, desejamos que o Ano Novo, seja realmente novo, com muitas realizações pessoais e que nosso Brasil se livre do tufão econômico surgido do IMPÉRIO como diz Fidel, e, expandido pelo mundo afora, causando mais aflições e miséria.

Deus há de ter misericórdia de nosso povo, livrando-o de mais essa crise do capitalismo desumano. Abraço fraterno do leitor Rubens Coelho". – Mestre Rubens, gratíssimo feliz por sua atenção aos nossos escritos, sempre que posso escuto-o no Programa Cultura dos Monxorós junto com o Genildo Costa. Que a luz divina continue iluminando sua inteligência. Que Deus abençoe a você, seus familiares e muita saúde em 2009.

ü "Meu irmão e meu amigo camarada, que Deus te abençoe, e que as mesmas orações feitas pela sua saúde sirvam para o seu pai, querido PADIM, beijo no coração! Feliz 2009". – Grande Matuzael Aires, literalmente. Estatura de homem com coração de menino. Nossa luta continua com saúde e paz a toda sua família!

ü Nossos leitores: Antônia Rivanilda, Antônia Rodrigues, Prof. Antônio Almeida – UERN, Julimar Monte – Pajuçara, Laécio Lemos, Lúcia Nunes, Níve Barbalho – Assú, Prof. Stélio Torquato, Sueldo Freire – Fazenda Esperança, Suyade – Fazenda Esperança e Walterlin Lopes – Correio da Tarde.

ü Há 101 Anos (31/12/1907) foi inaugurado Mercado Público, "Manoel Teobaldo dos Santos", de Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 030/2008 (de 29/01), relatamos os seguintes temas: Meu Melhor Equívoco, Os Amigos Romildo Pompeu e Prof. Diniz, Pensionistas e Aposentados do Estado, SINAI está em Nova Sede, Por Falar em Mossoró, ADUERN disponibiliza Serviço de Interação, Gasolina em Natal, O Rádio. FIQUE SABENDO: Saúde é Direito de Todos.

v Mega-Sena – Concurso número 1035 acumulou e os números sorteados são: 01, 11, 26, 51, 59 e 60. O próximo prêmio estima-se em R$ 45 milhões. Já os acertadores da Quina (289) receberão R$ 14.028,04 cada. FONTE: www1.caiixa.gov.br, São Paulo/SP, em 31/12/2008;

v Mossoró conta com uma estimativa, segundo percentual da Federação Nacional de Diabéticos (FENAD), com mais de 16.000 pessoas diabéticas, e destas somente 30% fazem o tratamento correto. As demais pessoas sequer suspeitam que sejam diabéticas, e quando vêm a descobrir, já apresentam algum quadro de complicações. FONTE: www.empauta.net, 27/12/2008;

v Hoje é Dia da Confraternização Universal e Dia Internacional da Paz, Dia de Maria Santíssima – Mãe de Deus e Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.

DEDICO esta edição as Nações Mundial, que tenham em 2009, perseverança, saúde e a certeza de que um Novo Mundo é Possível.

"Quem canta...

Faça uma lista de grandes amigos / Que você mais via há dez anos atrás / Quantos você ainda vê todo dia / Quantos você já não encontra mais / Faça uma lista dos sonhos que tinha / Quantos você desistiu de sonhar... . ("A Lista" – Composição: Oswaldo Montenegro. Canta: O. Montenegro).

os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com , www.sindbancarios.com e www.kyte.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral