23 de dezembro de 2008

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano I - Edição Nº 160

Mossoró (RN) 23 de dezembro de 2008

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com





O Juizado Móvel do Trânsito iniciou suas atividades em nossa cidade e observei que vai pegar igualzinho aos serviços do SAMU. Testemunhei dois acidentes e ele estava lá, o primeiro sinistro leve, mais o segundo foi muito sério, pois, envolveu carro e moto. De qualquer forma pontos para a justiça. Boa leitura!

MAIS UM BLOGUEIRO NA NET vem para enriquecer e democratizar a comunicação, trata-se do BLOG DO IVANALDO (http://ivanaldoxavier.blogspot.com), companheiro e amigo da UERN lotado na FAFIC/Cemad. Ivanaldo Xavier é jornalista formado pela UFRN e entende do ramo.

Ele colocou no ar seu blog no dia 13/12 e vem atualizando, a cada dois dias, os fatos que ocorrem na cidade, estado e no mundo. Parabéns Companheiro, mais uma fonte de luz para este operário da comunicação alternativa. Boa sorte e sucessos!

"Essa não é uma nova forma de olhar o mundo, mas será um ponto de vista externalizado, sem nenhuma preocupação com os interesses particulares de políticos, empresários e até amigos". Assinalou Ivanaldo ao lançar seu blog.

ERNANDES PEREIRA, meu pai, não foi cirurgiado na sexta-feira conforme comuniquei. O fato do adiamento se deu porque ele deveria ter suspendido a medicação de AS cinco dias antes da operação, nova data será marcada amanhã. Deus sabe o que faz, amém!

COMENTÁRIOS SOBRE EXTINÇÃO DE EMPRESASOs comentários, abaixo, colhi na Coluna do Herzog, do Jornalista Carlos Santos em 05 de dezembro último:

Para o ex-vice-prefeito Antônio Capistrano (PCB), não será fácil "matar de vez" o Abatedouro de Mossoró (AFIM). A decisão política de cima para baixo não é automática. Ele é bem claro em sua postagem. Leia-o abaixo:

Não é fácil liquidar uma empresa de economia mista, é um emaranhado de problemas. Até hoje, as liquidadas nos governos José Agripino e Garibaldi Alves estão pendentes. A DATANORTE, depositária de todas as empresas em processo de liquidação, no estado, tem sido uma dor de cabeça dos governos estaduais e de quem assumiu a sua presidência. O nosso amigo David Leite conhece de perto essa história. Antônio Capistrano.

A BRONCA DO LEITOR (22) da edição de nº 158, de 16/12/08, publicamos o texto assinado por Santino Arruda – militante sindical com grande visão política nos demais ramos dos serviços públicos, ocasião em que o mesmo opina sobre a distribuição de brindes e sorteios.

Pois, bem, Santino nos telefona para esclarecer que a sua opinião dada sobre os sorteios e brindes que o SINAI – Regional de Mossoró e o SINTEST – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior promoveram há poucos dias é uma prática que matou a CUT e é a ferramenta principal de sobrevivência da Força Sindical.

A BRONCA DO LEITOR (22) II. Santino quer deixar bem claro que, a crítica feita foi direcionada à Coordenação Regional de Mossoró, vez que o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN é historicamente contra essa forma de homenagear os servidores da categoria com famigerados sorteios, e que citou o SINTEST porque foi matéria no Democratizando.

"Jamais podemos interferir em ações político-administrativas de qualquer entidade, principalmente o SINTEST que temos muita aproximidade, uma relação harmoniosa, cortez e que não cabia qualquer crítica.

O meu sentimento é de está fazendo um ajuste político e cristalino com a companheirada desta importante categoria dos serviços públicos federais", finalizou Santino Arruda ao telefone.

FIQUE SABENDO... "Uma verdade sobe orkut". (Fonte – e-mail circulatório – recebido em 03/10/2008).

Pessoal. Extremamente importante ler sobre o ORKUT. Portanto, vamos DIVULGAR/repassar este e-mail com o intuito de conscientizar e proteger, principalmente, nossos jovens/filhos.

UMA VERDADE SOBRE ORKUT - Texto de autoria de Marco André Vizzortti - Professor de Informática da USP. Dêem em uma pausa e reflitam sobre a verdade do que está escrito abaixo.

O ORKUT apareceu como uma forma de contatar amigos, saber notícias de quem está distante e mandar recados. Hoje está sendo utilizado com o propósito de, creio ser o seu maior trunfo, obter informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira.

Por que será que só no Brasil teve a repercussão que teve? Outras culturas hesitam em participar sua vida e dados de intimidade, de forma tão irresponsável e leviana.

Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que seus filhos estavam sendo seqüestrados? Sua mãe idosa já foi seguida por uma quadrilha de malandros? Já te abordaram num barzinho, dizendo que te conhecia faz tempo? Já foi a festas armadas para reencontrar os amigos de 30 anos atrás e não viu ninguém? Pois é. Ta tudo lá. No ORKUT.

Com cinco minutos de navegação eu sei que você tem dois filhos, tem um namorado, estuda no colégio tal, freqüenta cinemas. E o melhor de tudo, com uma foto na mão, identificam seu rosto em meio a multidões, na porta do seu trabalho, no meio da rua. Afinal, já sei onde você está. É só ler os seus recadinhos.

Faço um pedido: Quem quiser se expor assim faça-o de forma consciente e depois não lamente, nem se desespere, caso seja vítima de uma armação. Mas poupe seus filhos, poupe sua vida Íntima.

O bandido te ligou pra te extorquir dinheiro, também, porque você deixou. A foto dos meninos estava lá. Teu local de trabalho estava lá. A foto do hotel 5 estrelas na praia estava lá. A foto da moto que está na garagem estava lá. Uma classe privilegiada da população brasileira.

Por que será que só no Brasil teve a repercussão que teve? Outras culturas hesitam em participar sua vida e dados de intimidade, de forma tão irresponsável e leviana.

Realmente somos um povo muito inocente e deslumbrado. Por enquanto, temos ouvido falar de ameaças a crianças e idosos. Até que um dia a ameaça será fato real. Tarde demais.

Se você me entendeu, ótimo! Reveja sua participação no ORKUT, ou ao menos suprima as fotos e imagens de seus filhos menores e parentes que não merecem passar por situações de risco que você os coloca. Se achares que não tenho razão, deve se achar vulnerável!

Informo que pessoas muito próximas a mim e queridas já passaram por dramas gratuitos, sem perceber que tinham sido vítimas da própria imprudência.

A falta de malícia para a vida nos induz a correr riscos desnecessários. Não só de ORKUT vive a maioria dos internautas. Temos uma infinidade de portas abertas e que por um descuido colocamos uma informação que pode nos prejudicar. Não conhecemos a pessoa ou as pessoas que estão do outro lado da rede. O papo pode ser muito bom, legal. Mas disponibilizar informações a nosso respeito pode se tornar perigoso ou desagradável.

Portanto, cuidado ao colocar certas informações na Internet.

PS:- Passe a todos que você conhece e que utiliza o ORKUT, 1Grau, Gazzag, NetQI, Blogs, Flogs, Skype etc... para que todos. Tenhamos consciência sobre o assunto e possamos colaborar com a diminuição do crime.

Um abraço, Marco André Vizzortti - Professor de Informática da USP.

CONQUISTE SEU EMPREGOPE, A Prefeitura Municipal de Ipojuca está oferecendo 439 (quatrocentas e trinta e nove) vagas para Guarda Municipal de 3ª Classe, as inscrições estão abertas até o dia 11 de janeiro/2009, escolaridade exigida: 1º grau. Salários até R$ 502,55. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL – O Ministério da Justiça - DEPEN está oferecendo 60 (seiscentas) vagas para Agente Penitenciário Federal, as inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro/09, escolaridade exigida: 2º grau. Salários de R$ 4.230,04. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 356°, Semana 52ª e Término 08 dias.

ü "Companheiro Hermes, bom dia! Muito obrigada pelas informações obtidas nos e-mails, é a comunicação democratizada fornecendo aos leitores a funcionalidade da comunicação tendo como elo essa pessoa comprometida com o que faz, ao meu ver, altamente necessário no mundo de hoje. Zilta Nunes". – Companheira Zilta, muito obrigado e grande abraço, Zilta é servidora da Fundac em Caicó e dirigente do SINAI.

ü "Hermes, desejo saúde a seu pai. A oração com fé move montanhas na vida de quem crer no pode de Deus. Continue firme na fé em Jesus Cristo e tudo dará ceto! Abraços Carlinhos – SECOM/Pastoral Operária - Mossoró". Amém Carlos Antônio - grande ícone dos movimentos sociais de Mossoró e região.

ü Nossos leitores: André Borges – Intersindical, Andréa Melo, Profa. Andréa Pedrosa – FAD/UERN, Daniel Valença – PT/Natal, Francimar Ricarte – IPERN, Neuma Fernandes – IPERN, Prof. Tebas – FAFIC/UERN, Profa. Telma Gurgel – FASSO/UERN, Teófilo Pereira "O Sobrinho" e Valéria Bulcão – Rádio Rural de Mossoró.

ü Há 41 Anos (22/12/1967) foram inaugurados em Mosssoró, pelo Presidente da República Artur da Costa e Silva, a ESAM - Escola Superior de Agricultura (hoje UFERSA) e o Edifício Epílogo de Campos – que a época abrigava a antiga FACEM – Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 026/2007 (de 16/12), relatamos os seguintes temas: SINTE Regional de Mossoró, SINTEST/RN Suspende Atendimento Jurídico, Pouca Vergonha!, Encontro Jurídico, Cirurgia de Vasectomia é Grátis, Vara Trabalhista de Caicó, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Serviços da Saúde – PCCRSS. FIQUE SABENDO: Conheça a História da CPMF.

v Bush anuncia ajuda de USS 17,4 bilhões a GM, Ford e Cryster com verba do recém-criado fundo de USS 700 bilhões. FONTE: globo.com, em 19/12/2008;

v Banco Central mantém a taxa básica de juros, pela segunda vez, consecutiva, e, 13,75% ao ano, na última reunião de 2008. FONTE: globo.com, em 10/12/2008;

v Sábado (20) foi Dia da Bondade e Dia do Mecânico. Domingo, Dia do Atleta e Dia dos Artistas Profissionais.

DEDICO esta edição aos mecânicos do Brasil e aos atletas profissionais.

"Quem canta...

Mandei meu Cadilac pro mecânico outro dia / Pois há muito tempo um conserto ele pedia / E como vou viver sem um carango pra correr / Meu Cadilac bip bip... . ("O Calhambeque" – Composição: John D. Loudermilk / Gwen Loudermilk. Versão: Erasmo Carlos. Canta: Roberto Carlos).

os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico" e www.kyte.tv

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.

Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006).

Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral