30 de novembro de 2008

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”

“Uma forma diferente de Noticiar!”

Edição Nº 151 – Ano I -

Mossoró/RN, domingo, 30 de novembro de 2008.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor

Fundada em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com



Num momento muito adverso há ao de dois anos atrás, quando seguia com os delegados do 8º CONSINAI – Congresso do SINAI a ser realizado em Extremoz/RN e fiquei em Natal para iniciar um tratamento de um CA de Reto por 16 meses, voltei a participar do 9º CONSINAI (27, 28 e 29/11) totalmente recuperado e foi uma alegria só entre eu e os cerca de 120 congressistas na cidade de Portalegre/RN.

Não podia faltar, apesar das pressões, em viver mais esse momento de luta pela minha categoria (servidor público) que aprendi a gostar quando convidado (1985) pelo Professor Carlos Alberto Filgueira a participar da direção da então AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN sob a sua presidência. De lá pra cá não consigo me ver fora do movimento sindical e movimentos sociais.


Neste congresso tive uma surpresa muito especial, encontrei um amigo da adolescência que não o via há mais de 35 anos e foi um papo de recordações, trata-se do Lisboa Júnior – EMATER. Obrigado companheirada, até 1010 até o 10º CONSINAI!!!

SINAI REJEITA CONLUTAS e aprova filiação a INTERSINDICAL. O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN – SINAI objetivando o tema principal do 9º Congresso “Reorganização da Classe Trabalhadora do Brasil e o Enfrentamento com a Política Neoliberal” e a discussão de vários assuntos de interesse da categoria.


Duas teses, das três apresentadas, defendiam que o SINAI deveria se filiar a uma central sindical já que no congresso anterior foi aprovada a sua desfiliação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Dos 119 delegados presentes na plenária 74 (62,18%) disseram SIM a INTERSINDICAL (Central Sindical em formação), contra 28 (23,53%) favoráveis a CONLUTAS – Coordenação Nacional de Lutas e 17 (14,29%) abstenções foram registradas.

Parabéns aos servidores da administração pública do RN pelo sucesso do congresso, foi o maior congresso registrado nos últimos anos, em qualidade e quantidade. Valeu!

HIPERCARD - UMA BOA IDÉIA e segura para os usuários deste cartão de crédito, é que a cada compra autorizada pela administradora ela emite, via celular, gratuitamente a informação para o titular do cartão. Recebo e gostei, valeu a idéia.

AEL - OUTRA BOA IDÉIA, aliás, ótima idéia é a que nos passa a Profa. Rokátia Kleania sobre a fundação da Academia Estudantil de Letras “Poeta Antônio Francisco” com o seguinte e-mail:

“Olá! É com muita satisfação que lhe envio e repasso o convite e algumas informações sobre a Academia Estudantil de Letras que estaremos fundando no próximo dia 4 de dezembro. Peço nos ajudar na divulgação deste evento que é uma importante realização em prol da cultura, educação e de nossa tão esquecida juventude apodiense. Qualquer dúvida é só entrar em contato (88021466 / 33332389). Um abraço”! Prof.ª Rokatia Kleania - Pres. AEL Poeta Antônio Francisco.- Sucessos e avante com a academia, é o nosso desejo.

SANTA LUZIA ABRAÇA MOSSORÓ neste domingo e o roteiro está definido, horário checados, comunidades em expectativa. Tudo pronto para o "Abraço à Cidade", confirmado para hoje, 30 de novembro, como último evento preparatório para a Festa de Santa Luzia 2008.


O "Abraço à Cidade" é a visita da imagem peregrina aos devotos residentes nos bairros de Mossoró. Realizada no final de semana que precede o início dos festejos, a movimentação deseja ser um "abraço" de Santa Luzia aos mossoroenses. O "Abraço" terá início às 7h30min, na Ilha de Santa Luzia, com encerramento às 19h, na Catedral de Santa Luzia.


A Festa de Santa Luzia, por sua vez, será aberta no dia 03 de dezembro, com cerimonial e show do padre João Carlos, na Praça Vigário Antonio Joaquim.

Nas próximas horas, o jornalista e advogado José Maria Alves, Presidente do Sistema JMA Jurídico e Jornalístico publicará extensa documentação fotográfica sobre o Abraço a Cidade, realizado no dia de hoje.

ADUERN CONVOCA OS SINDICALIZADOS para discutir Assembléia Constituinte na próxima quarta-feira (03), na Área de Lazer, da sede. Como pontos de pauta, o Sindicato deve discutir a Composição da Assembléia Estatuinte e Encaminhamentos.

A Assembléia acontece, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 8h30. Em segunda convocação, às 8h45, com 10% desse número. E às 9h, em terceira e última convocação, com qualquer quorum. Mais informações pelo fone/fax (84) 3312-2324.

FIQUE SABENDO... “O que é Síndico para Você?”. (Fonte: www.folhadosindico.com.br, por Redação.

Após 17 anos ligado diretamente ao setor condominial seja junto ao Jornal do Síndico como também a empresários ligado ao setor, é que vimos o quanto à figura do síndico não é reconhecida.


Façamos agora uma reflexão, o que é ser síndico para você?


Sabemos que a figura do síndico é muito desvirtuada. Ele é visto na maioria das vezes como o irregular, que não faz nada, o que só quer ser síndico para não pagar a taxa de condomínio, enfim ele é visto sem nenhum aprofundamento. Algumas novelas de TV estão colocando o síndico como uma pessoa inconveniente, até cômica às vezes. O que de fato não mostram é o que o síndico faz, quais as Leis que ele tem que seguir e por fim qual o nível de responsabilidade que ele assume.


Você sabia que o síndico ao ser eleito assume a responsabilidade Civil e penal pela sua administração e pelos danos causados a terceiros por moradores do seu condomínio? É isso, ser síndico é mais do que ser eleito, ser síndico é mais do que se pensa.


Ser síndico, em primeiro momento é absorver responsabilidades de todos, pois ele é a figura que tem a partir da sua eleição a obrigação de manter, de administrar o patrimônio que é comum a todos.


Ao ser eleito, o síndico passa de um simples vizinho a ser o principal alvo de críticas e de indagações que na maioria das vezes é infeliz. Quando falamos em administrar um condomínio, falamos que o síndico tem deveres e que seus direitos quase sempre são deixados de lado. O síndico tem que ser o exemplo de pessoa, o cumpridor das obrigações, enquanto o condômino pode fazer barulho, pode sujar o condomínio, pode incomodar os vizinhos, pode deixar de pagar a taxa de condomínio, e aí perguntamos, será que pode mesmo?


Pois é, ser síndico é cuidar do que nem sempre querem cuidar, é ser exemplo, para que pelo menos a maior parte dos condôminos também seja, é ser “chato” quando tiver que ser, é ser duro também. E o que os condôminos devem ser? No nosso entendimento eles também devem ser ajudantes, pois uma boa administração não depende só do síndico, depende dos moradores também. Não tem aquele ditado popular “o negócio só anda com os olhos do dono”? E porque não seguir isto? Afinal os condôminos são donos de uma cota do seu condomínio igualmente como o sindico.


Culpar o síndico por isso ou por aquilo é muito fácil, mas difícil é uma única pessoa, que às vezes é eleita porque ninguém quer, assumir a responsabilidade que é comum a todos. Sem ajuda, o vizinho que chamamos de síndico não vai muito longe.


E você? Já perguntou ao seu condômino o que é ser síndico para ele?


Dedicamos este texto, a todos os síndicos que dão a sua vida e se dedicam por completo na administração de seus condomínios e fazem prevalecer à palavra “EXEMPLO”.


Editores das franquias da Folha do Síndico

CONQUISTE SEU EMPREGORN, Inscrições reabertas! A UFERSA – Universidade Federal Ruraldo Semi-Árido está oferecendo 70 (setenta) vagas para Professor, as inscrições foram reabertas até o dia 03 de dezembro/2008, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 6.497,04. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


Nacional, A DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Inf. da Previdência Social está oferecendo 347 (trezentas e quarenta e sete) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas até o dia 07 de dezembro/08, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até R$ 2.414,90. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 335°, Semana 49ª e Término 31 dias.

ü “Caríssimo Hermes, sempre leio o Democratizando e as mensagens anexadas, posso dizer com minha humilde avaliação de estudante do 4º Período de Serviço Social que são leituras boas, salutares e bem peneiradas diante de tantas coisas que são escritas por aí.


Sinto-me feliz em receber o Democratizando na minha caixa de e-mails. Já te conheço a bastante tempo por sua prima Aflitos, pois, como ela sou voluntária da Fazenda da Esperança e temos uma estimada amizade. Outra pessoa que também já havia me falado de ti é o meu Pai Benilson Silva. Sempre lemos o Democratizando e comentamos entre nós. Venho, aqui, para te parabenizar pelo Democratizando a Comunicação, mas especialmente para dizer que faço minhas preces a Deus pela sua saúde!!!. Kleylenda Soares”.

Obrigado prezada Kleylenda, nutro de boa amizade com o seu pai desde a Faculdade de Letras, há época ILA, grato pelas preces e muita saúde para todos vocês. Deus é grande!.

ü Nossos leitores: Aderson – EMATER, Aldemir Júnior – Doze Anos, Aldenice Jales – Gastroclínica, Aldo Moreira, Fátima Oséas – DETRAN/Natal, Moura – EMATER, Nívea Barbalho – Assu/RN, Rejane Cunha – Atriz/Natal, Rokátia Kleania – AEL-Apodi/RN e Vaníria Dantas – FJA/Natal.

ü Há 131 anos (29/11/1877) foi inaugurada a primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 017/2007 (de 25/11), relatamos os seguintes temas: INSS Convoca Aposentados por Invalidez, Polêmica dos Cargos Comissionados, Servidores do IPERN Começam a Receber Correção de Salário, O Grupo de Teatro “O Pessoal do Tarará”, O Movimento Reage Mossoró, Canto da Terra, Familiares de Vítimas, O Fórum e Atualização e Educação em Diabéticos, Documento Defende Democratização da Mídia no País, Fifa Divulga Horários dos Jogos.


v Mega-Sena – Concurso número 1026 acumulou e os números sorteados são: 06, 10,17, 33, 51 e 53. Próximo prêmio deverá pagar R$ 22 milhões de reais. FONTE: www1.caiixa.gov.br, Embu-Guaçu/SP, em 29/11/2008;


v Caixa vai abrir crédito de R$ l,5 bi para afetados pela chuva em SC, sendo R$ 500 milhões para empresas. FONTE: /Globo.com, em 28/11/2008;


v Ontem (29) foi Dia do Migrante e hoje é Dia do Estatuto da Terra, Síndico e Teólogo. Amanhã (1º/12) é Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS, Dia do Casal, Dia do Imigrante e Dia do Numismata (especialista em moedas e medalhas).

DEDICO esta edição as/aos síndicas/os pelo seu dia, hoje.

“Quem canta...

"Tira essa escada daí / Essa escada é pra ficar aqui fora / Eu vou chamar o síndico" / Tim Maia!, Tim Maia! ... . (“WBrasil” – Composição: Jorge Bem Jor. Canta: J. B. Jor).

os males espanta”.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico” e www.kyte.tv e neste busque "Sistema JMA TV"

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.

Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006).

Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral