10 de novembro de 2008

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 144 - Atualizado às 06h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, segunda-feira, 10 de novembro de 2008.


DE SINAI E CURSO DE FORMAÇÃO – Aconteceu na semana passada, no SESI – Serviço Social da Indústria o segundo módulo do Curso de Formação "Como Funciona a Sociedade" com o Instrutor Eduardo Mara – Fundação 13 de junho.

O curso tem como objetivo deixar os dirigentes e sócios atualizados e entendendo como funciona a sociedade desde a sua formação, necessidades de vivência e sobrevivência.

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Segundo a psicóloga americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga americana Louise L. Hay.

"Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento". Diz Louise.

______________________________________________________________

A CAIXA DESRESPEITOU o Código de Ética e os empregados, com reflexos diretos no "Clima Organizacional" quando descontou no salário dos empregados o valor correspondente ao dia 30 de setembro. O desconto foi ilegal e só poderia ter sido feito por determinação judicial ou acordo coletivo. Ao agir assim a empresa desrespeitou seu Código de Ética que prevê, dentre outros, os seguintes valores fundamentais:

1 - "Conduta Ética pautada exclusivamente nos valores da sociedade" - O Direito de Greve está previsto na Constituição Federal e a Carta Magna faz parte dos valores da Sociedade. O Direito de Greve também está previsto na Lei de Greve, na qual não é permitido ameaçar ou coagir os empregados e esse desconto ilegal do dia 30 foi uma ameaça, uma coação aos que estavam em greve.

2 - "Respeito e valorização do ser humano" - Os bancários que estavam em greve legítima e que ao final teve como instrumento legal o Acordo Coletivo 2008 e foram desrespeitados, pois a CAIXA, através da CI SUAPE/SURSE 107/2008 está desrespeitando o Código de Ética e o Acordo Coletivo 2008 e por conseqüência, todos os empregados da CAIXA.

No Acordo Coletivo 2008, (cláusula 46) está previsto que: os dias não trabalhados de 30/09/2008 a 22/10/2008, por motivo de paralisação, não serão descontados, e serão compensados. FONTE: sindbancários@uol.com.br

ADUERN RETOMA PROGRAMA DE RÁDIO – No sábado último, dia 8 de novembro, a ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN retomou sua participação no programa de rádio "Canal Aberto", na Santa Clara FM (105.1), às 7h30.

O programa conta agora com a direção da Assessoria de Comunicação do sindicato. O professor sindicalizado e toda a comunidade acadêmica podem conferir as notícias da ADUERN e do movimento sindical brasileiro.

Depois do sucesso da urna itinerante do "ADUERN quer te ouvir", o instrumento de interação entre o docente e a ADUERN chega até o rádio. Para participar do quadro, os professores devem enviar suas mensagens através do site: www.aduern.org.br, da ADUERN, ou ainda pelo e-mail: comunicacaoaduern@gmail.com.

As mensagens serão respondidas, ao vivo, pelo presidente da ADUERN, professor Geraldo Carneiro. "É muito importante que os professores possam ouvir e ainda interagir com o programa de rádio do sindicato porque a ADUERN somos nós!", afirmou o Professor Geraldo.

III MINI-CURSO DE DIREITO PAA CONCURSOS – O MIni-curso de Direito Penal para Concursos – Parte Geral teve continuidade neste fim de semana, dias 08 e 09 de novembro, encerrando-se o ciclo de palestras relativo a este Minicurso.

O participante teve direito a um certificado de 12h/aula, exceto aqueles alunos que já participaram das aulas no final de semana passado (dias 01 e 02/11) e que receberão dois certificados, totalizando 24h/aula.

O palestrante destes dias 08 e 09 foi o Procurador da União, Antônio Cerqueira. No sábado, as atividades ocorreram das 8h às 12h e das 14h às 18h e no domingo, das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


FIQUE SABENDO... "O Perfil de Barack Obama". (Fonte: www.voanews.com, por Ana Guedes. Portugal, 10/10/2008).

Barack Hussein Obama, nasceu em Agosto de 1961, em Honolulu, ilhas do Havai, filho de pai queniano e mãe americana. Cresceu em ambiente de grande diversidade étnica e racial, tendo vivido no Havai e também na Indonésia.

Graduado em Direito pela Universidade de Columbia, Obama dedicou-se ao activismo comunitário, deu aulas na universidade e trabalhou como advogado de direitos humanos antes de iniciar a sua corrida a um cargo público.

Obama casou com, Michele, uma colega em 1988 e tem duas filhas. Joga basquetebol e antes de anunciar a sua candidatura à presidência, iniciou um esforço, muito publicitado, para deixar de fumar.

Obama é o autor de vários livros, o primeiro "Dreams from My Father" foi publicado logo após a sua graduação e nele fala da sua meninice passada entre Honolulu e Jacarta -- é que após o divórcio dos pais, a sua mãe casou com um indonésio e a família foi viver para a Indonésia. Nos últimos capítulos do livro, Obama descreve a sua primeira visita ao Quénia, uma jornada que o levou ao contacto directo com a herança cultural do pai, da família Luo queniana.

Em 2004, foi o principal orador na convenção nacional dos democratas, ainda não tinha sido eleito senador por Illinois. O que viria a acontecer poucos meses depois.

A carreira política de Obama começou em 1996, ao ser eleito para o senado estadual de Illinois. Em 2000 tentou sem sucesso a Câmara dos Representantes. Obama decidiu então ficar pelo senado estadual, sendo re-eleito em 2002. Mas, Washington continuava a ser a sua meta, e em 2004 conseguiu uma das duas cadeiras no senado pelo estado de Illinois.

Em Fevereiro de 2007, Barack Obama oficializava a sua corrida à nomeação à presidência pelo partido democrata.

____________________________________________________________________

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Serrinha está oferecendo 89 (oitenta e nove) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas então abertas até o dia 15 de novembro/2008, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 768,94. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

Nacional, A Marinha do Brasil está oferecendo 400 (quatrocentas) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas até o dia 17 de novembro/08, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até R$ 3.870,07. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos

REGISTROS:

ü

"Parabéns pela coluna de notícias, em especial pelo nobre propósito de buscar democratizar a comunicação. Num campo em que muitas vezes prevalecem as vaidades, os interesses pessoais e a adequação às conveniências, você demonstra coerência com seus princípios e posicionamentos, sendo político sem ser panfletário, opinativo sem ser apelativo. Um ponto de equilíbrio e responsabilidade na veiculação da informação em defesa dos direitos da cidadania. Prof. Tebas". – Nobre amigo e Professor Tibúrcio Gonçalo "Tebas", me deixou sem palavras! Ah! Além de professor o homem é apresentador do Programa "Concertão" pela Fm Universitária (103,3) todos os domingos a partir das 09h. Recomendo e estou na escuta, obrigado professor...

ü "Grande Hermes, quero te agradecer pela divulgação que você fez da SEMANA ESPÍRITA, com certeza o sucesso alcançado teve sua participação. Grande abraço, Sueldo Leite". – Estamos às ordens companheiro Sueldo, espaço sempre aberto para divulgarmos o bem, não interessando a quem. O Sueldo é Professor, Radialista Esportivo e apresenta o Programa Café Expresso (Fm 96,5) todas as manhãs de 07 às 09 horas, também recomendo, todos com músicas boas e de qualidades. Grato, muito grato.

ü Nossos leitores: Adilino Juvêncio – FALA, Adna Duarte – UERN, Adorgildo Alves – SEICHO-NO-IE, Goretti Gomes, Lúcia Elias – Fazenda Esperança, Dr. Milton Marques – UERN, Rosana Soares – SEIXO-NO-IE, Yara Oliveira – Fundac/Nat, Zailton e Zânia Lobo.

ü Há 29 anos (06/11/1979) foi descoberto o primeiro poço de petróleo no campo urbano de Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 010/2007 (de 06/11), relatamos os seguintes temas: Sindicato dos Aeronautas, Voluntários de Combate a Aids, O Comércio no Alecrim, Conversor pra TV Digital, CD Raízes e Antenas, Feira do Sebo, Boa Música, Vereadores em Mossoró, Cursos de Direito, DDD em Currais Novos, UERN Lança CVV, Cartas ao Papai Noel. FIQUE SABENDO: Uma Certa Aracy - Parte 3.

v Barack Obama se torna o Primeiro Negro eleito presidente dos Estados EUA. No discurso da vitória ele disse: "A Mudança Chegou". FONTE: /Globo.com, 05/11/2008;

v

DEDICO esta edição aos estadunidenses por um novo momento histórico na política daquele país.

"Quem canta...

Vi um caminhão tombado no meio da estrada / E a coisa ficou parada / Vi olhares tristes, quem seria / Olhar invocado, estacionado / Pra quê tanto aviso "não corra, não mate, não morra" / Pra quê? ... . ("Pare, Olhe e Viva" – Composição: Benito Di Paula. Canta: Benito Di Paula).

os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico" e www.kyte.tv

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.

Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral