19 de outubro de 2008

Sistema JMA Jornalístico -URGENTE
Menor Elóas Cristina Pimentel tem morte cerebral confirmada.

Equipe chega a hospital para recolher órgãos de Eloá
Expectativa é que órgãos sejam retirados entre 22h e meia-noite.Secretários de Saúde e de Justiça foram ao hospital no início da tarde.
Claudia Silveira Do G1, em São Paulo
Uma equipe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia chegou, por volta das 12h deste domingo (19), ao Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, para iniciar o processo de retirada dos órgãos da estudante Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, que teve morte cerebral. A família da jovem, baleada pelo ex-namorado Lindemberg Alves após 100 horas como refém, autorizou nesta manhã a doação dos órgãos.

O primeiro procedimento dos médicos antes da retirada dos órgãos é fazer exames para saber que tipo de doadora é Eloá. Esse processo pode durar de seis a 12 horas, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que foi ao centro hospitalar no início desta tarde acompanhado de Luiz Antonio Marrey, titular da Justiça. Eles disseram que foram prestar solidariedade às famílias de Eloá e de Nayara Silva.

A previsão de Barradas é que os órgãos comecem a ser retirados entre 22h e meia-noite deste domingo. “Não sabemos ainda quais serão os receptores”, disse o secretário de Saúde, que ainda elogiou a opção da família pela doação.
Segundo a diretora do hospital, Rosa Maria Aguiar, o telefonema autorizando a doação foi dado por um irmão de Eloá.
Logo após a ligação, o hospital acionou a Organização À Procura de Órgãos (OPO) ligada ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Após a retirada dos órgãos, o corpo de Eloá será encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Santo André, já que ela teve morte violenta.

A confirmação da morte cerebral foi feita a partir de uma série de exames, que foram repetidos com um intervalo de seis horas neste sábado (18). Entre eles, exames laboratoriais, para analisar a dosagem de gases diluídos no sangue da paciente, exames de reflexos neurológicos e motores e um último, “que constatou a ausência de fluxo sanguíneo pelas artérias cerebrais”, explicou Nepomoceno. “Juntos, realizados em períodos diferentes, e com o mesmo diagnóstico eles confirmam a morte cerebral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral