31 de outubro de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"
Edição Nº 140 – Ano I - Atualizado às 10h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor
.
______________________________________________________________
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, sexta-feira, 31 de outubro de 2008.
EU QUERO É MAIS... SAÚDE!
Respondendo aos amigos(as) leitores(ras) e "a ex-rockeira Rita Lee", digo-vos que estou ótimo. O tripé Deus, fé e orações de vocês me fez sair de Natal muito feliz com os resultados dos exames realizados nos últimos dias. Estava mais ansioso do que mulher preste a receber resultado de gravidez e mais preocupado do que o pai, solteiro e desempregado.
Pois bem, faço exames de rotina (revisão) para tratamento de CA de reto a cada quatro meses, em julho fui notificado de Cálculos na Vesícula e foi necessário antecipar os exames para nova cirurgia com a finalidade de retirada dos cálculos.
Todos os exames foram satisfatórios, falta mais um exame de Videocolonoscopia que está marcado para o dia 13/11 e após este, poderemos marcar a data da cirurgia, que vai ser aqui mesmo em Mossoró. Obrigado Deus, obrigado amigo, obrigado amiga.
MEMÓRIA – A partir desta edição estarei enfocando no PANO RÁPIDO a MEMÓRIA, que cita os temas abordados na edição do Democratizando a Comunicação do ano passado (dia e mês). A idéia me veio porque gosto de ler REMINISCÊNCIA do grande Professor Wilson Bezerra (Prof. Emérito da UERN/Vice-Presidente da AMOL) e me leva a refletir o ontem e o hoje. Os temas da MEMÓRIA de hoje tem muita coisa em voga, confiram!
A SEMANA E SEMANINHA ESPÍRITA - A 20ª Edição da Semana Espírita de Mossoró teve continuidade com a palestra sobre "Ética Espiritualidade". Palestrante convidado Jomar Morais (Natal/RN) – Jornalista e estudioso das tradições espirituais, vincula-se às atividades doutrinárias da Federação Espírita do RN.
Quinta-feira (30) palestra com o tema "Educação para o Século 21" com a Professora Sandra Borba – Departamento de Educação da UFRN. Ela é personalidade atuante do Movimento Espírita de Nacional, coordenando seminários e realizando conferências por todo o país. . Atualmente é Presidenta da Federação Espírita do RN.
______________________________________________________________
SEMANINHA ESPÍRITA - Com o objetivo de mediar os conhecimentos os ensinamentos de Jesus e a Gênese, luz da Doutrina Espírita para crianças e adolescentes freqüentadores ou não das casas espíritas, a Semaninha Espírita 2008, abordou o tema central: "As criações de Deus", e os sub-temas conforme abaixo.
INFÂNCIA: "Ar – Colaboradores de todos os Centros" (27/10), "Água" – UNEC (28/10), "Terra" – Kardec (29/10), "Fogo" – Sociedade (30/10), "Seres Vivos" – UNEC (31/10) e "Floresta Encantada" – Kardec (01/11).
JUVENTUDE: Encontros de Jovens com Reginauro Souza, dia 31/10 à noite e 01/11 à tarde.
BRONCA DO LEITOR Olha a bronca aí gente !(Resposta) – A Companheira Adriana Vieira – Acadêmica de Letras/UERN e militante do Movimento Feminista em Mossoró, me envia e-mail para esclarecimentos sobre a bronca do leitor Ivanaldo Xavier na edição anterior. Leiam, por favor:
"Respondendo a Bronca do Leitor".
Os movimentos sociais só foram para aquele local por que tinham informações seguras - seguríssimas, da PMM através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Na verdade a Wal-Mart ainda não revelou a bandeira que virá para Mossoró porque teve problemas com o IDEMA e IBAMA e também por ainda está concluindo uma pesquisa de mercado sobre o que seria mais lucrativo, pois é uma transnacional que só pensa no lucro, no lucro e no lucro. A informação que temos é de que a obra começou mas pode ser embargada.
A Wal-Mart vindo para Mossoró, não vai ser bom para ninguém; não vai ser bom para os trabalhadores que estão desempregados, pois ela emprega de forma terceirizada, sem direito a sindicalização, ou melhor, proibindo a sindicalização do trabalhador e com uma jornada excessiva de trabalho; não vai ser bom para o comércio local, pois seus preços são baixos, a baixo do custo de produção, em resultado da exploração da mão de obra barata de mulheres, mão de obra semi-escrava e mesmo mão de obra infantil; não vai ser bom para a população, pois o resultado de seus lucros não fica em Mossoró e nem mesmo no Brasil, vai sim para os EUA e outra, ela só vem para o Brasil porque o Brasil isenta muitas empresas de impostos em nome de geração de emprego. Mas que emprego, emprego sem direitos?
É... A única bondade da Wal-Mart em Mossoró será para ela mesma, gerar lucro e exportar para os EUA.
E temos que nos informar mais sobre esse perigoso e devastador grupo do varejo mundial, pois a Subamrino e as Americanas têm medo dela imagine nosso comércio local.
Outra importante informação: o governo da China, obrigou a Wal-Mart a garantir a seus trabalhadores o direito a sindicalização, coisa que nenhum outro país fez isso (na Wal-Mart) é direito, ao contrário é proibição e motivo de demissão.
Não, Não, Não a Wal-Mart eu digo Não!!!
________________________________________
FIQUE SABENDO... "Dia Nacional do Livro: 29 de outubro". FONTE: http://pt.www.criancafazarte.com.br/datas/datas_dialivro.htm
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador.
Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
A Origem do Livro - Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".
Quem foi Gutenberg? - O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série.
Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças. Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas.
Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.
A Importância do Livro - O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo.
Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa.
É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias.
Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
________________________________________
CONQUISTE SEU EMPREGO – RN. A Prefeitura Municipal de Luiz Gomes está oferecendo vagas para vários cargos, inscrições estão abertas até o dia 08 de novembro/08, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus . Salários até R$ 1.037,50. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
Nacional, A HEMOBRAS – Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia está oferecendo 85 (oitenta cinco) vagas para vários cargos. As inscrições estão abertas até o dia 13 de novembro/08, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.670,90. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Semana 44ª e Término 63 dias;
ü "Olá, Hermes! Acompanho o Democratizando há bastante tempo sinto-me na obrigação de parabenizá-lo e ao mesmo tempo agradecer, pois a leitura de sua coluna informativa é uma de minhas fontes. Gostei de saber como surgiu a idéia. Parabéns e continue sua missão, nós leitores agradecemos!".
Colega uerniana Iuska, quanta gentileza, grande abraço! Iuska Freire é Jornalista da Gazeta do Oeste (editora do Caderno Mossoró) e servidora da UERN lotada na AGECOM – Agência de Comunicação.
Nota do Editor: Minha querida jornalista Iuska Freire (desculpe tratá-la assim, pois não tenho muita intimidade), mande-me também uma notícias aí da grande instituição que é a UERN, dirigida pelo GRANDE Milton Marques, para que a gente possa divulgar em nosso blog. Fico esperando. José Maria Alves -Editor.
ü Nossos leitores: Alexandra Ales – Intersindical, Ceiça Praxedes – Correio da Tarde, Fco. Valadares – Prof. FAD/UERN, Jeruza Souza – Saúde, Lúcia Ibiapino – Hospital Tarcísico Maia, Manoel Soares – Datanorte, Vaníria Dantas – FJA, Zé Maria Carneiro e Zeza Melo – Professora.
ü Há 74 anos, 30/10/1934, foi inaugurado o edifício da Sociedade União Caixeiral (fundada em 27/08/1911), planta do Eng. Joel Escócia. Hoje abriga a Biblioteca Municipal "Ney Pontes".
**********PANO RÁPIDO**********
v Governo autoriza Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal a comprar participação em bancos em dificuldades e Caixa em investir em empreiteiras. FONTE: Globo.com, 22/10/2008;
v A cada ano de estudo, o brasileiro ganha 15% a mais de salário, diz pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. FONTE: Globo.com, 09/10/2008;
v Memória: Na edição no 006/2007 (de 26/10), relatamos os seguintes temas: SINDJORN – Negociação Salarial, SINAI Abre Debate Sobre Orçamento Público, Por Falar em SINAI, AJCS – O Prazer da Leitura em Nossas Mãos, Associações do DETRAN e IPERN terão Novas Diretorias, Plano de Carreira – Luta Começa a dar Primeiros Resultados. FIQUE SABENDO: Salário Família;
v Terça (28) foi Dia da Universidade Católica. Dia 29, Dia Nacional do Livro e Dia da Universidade Católica. Quinta (30) é Dia do Balconista e Dia do Comerciário.
DEDICO esta edição aos(as) leitores(as) de livros, pelo dia do livro, aos balconistas e aos(as) comerciários(as).
"Quem canta...
Um dia frio / Um bom lugar prá ler um livro / E o pensamento lá em você / Eu sem você não vivo / Um dia triste / Toda fragilidade incide / E o pensamento lá em você / E tudo me divide... . ("Nem um Dia" – Composição: Djavan. Canta: Djavan).
os males espanta".
VISITE O SITE: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico".
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral