2 de outubro de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"
Edição Nº 130 - Atualizado às 08h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592
hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, quinta-feira, 02 de outubro de 2008.

AULA DE OSPB – Domingo voltarei a ter aula de Organização Social e Política do Brasil, após uns trinta anos, do Professor Antônio Capistrano (no rodapé o perfil mostra que não sou tão jovem né? Mas sou jovem!). Capistrano foi meu professor no ensino médio no "colégio dos padres". Pois bem, recebi convite do Departamento de Jornalismo da Rádio Rural para participar da sua Programação Especial Eleições 2008. Nossa participação se dará pela manhã no Programa Ponto por Ponto Especial de 08 às 10 horas.
EM BOA COMPANHIA. Estarei ao lado, também, dos mestres Rubens Coelho, Phabiano Santos, Herbert Mota e do Professor Rômulo Arnaud. Nosso abraço e agradecimento à Leoniza Oliveira pelo lembrete e convite.
COMO ESCOLHER UM BOM CANDIDATO? – Avalie o caráter do candidato, seu passado, a qualidade de suas propostas, sua competência e seu compromisso com a comunidade. Prefeitos e vereadores devem ser bons administradores e bons representantes, devem ouvir o povo e saber que decisões tomar para melhorar a vida de todos. Avalie se o candidato tem compromisso com o povo ou apenas com ele mesmo.
Veja se as propostas são viáveis e úteis para a população e se ele é realmente um candidato sério e honesto. Se houve alguma suspeita ou denúncia contra o candidato, procure se informar e ouça o que ele tem a dizer em sua defesa antes de decidir o seu voto. FONTE: Guia do Eleitor Cidadão – Eleições 2008.
CAMPANHA MIL LEITORES – A Campanha "Mil Leitores" lançada nesta coluna na semana passada, ganhou um reforço do Companheiro e Poeta Crispiniano Neto. Leio em sua Coluna Prosa e Verso (28/09) – Jornal de Fato o seguinte:
"Mais modesto que Roberto que quer ter um milhão de amigos, o sindicalista Hermes Oliveira está comemorando os mil leitores do seu "Democratizando a Comunicação - Coluna de Notícias", que completa um ano em 13 de outubro próximo... Já são 872 endereços. Hermes lança campanha para chegar a mil leitores. Quando atingir fará uma edição especial". – Obrigado Companheiro Crispim!
Professora Zeza Melo, favor reenviar o e-mail com o endereço do Paulo César. Muito grato por participar da campanha. Valeu!
EM DIA COM A ADUERN – Dentro do Programa Canal Aberto na Santa Clara Fm 105,1, no dia 11 de outubro será exibida a terceira edição do espaço "Em dia com a ADUERN". Mais duas edições estão programadas: novembro (dia 08) e dezembro (13), sempre às 07h, com informes e discussões sobre a categoria e a vida acadêmica. O Em dia com ADUERN é uma iniciativa do Departamento de Aposentados.
CERCA DE 20 MIL bancários do DF decidiram suspender as atividades por tempo indeterminado em assembléia ontem à noite. Hoje, em nova reunião a partir das 18h, podem confirmar a decisão e permanecer de braços cruzados. Segundo a Confederação Nacional de Trabalhadores do Sistema Financeiro (Contraf), houve agências bancárias públicas e privadas fecharam as portas em 22 capitais. Destas, apenas Rio de Janeiro e Brasília, aprovaram paralisação por tempo indeterminado. FONTE: Correio Braziliense, 30/092008. Na base de dados do site www.endividado.com.br.
ALERTA PROCON – Brasília. À semelhança da situação ocorrida durante a greve dos Correios – quando muitos consumidores receberam boletos de pagamento com atraso – a greve dos bancários não isenta do pagamento dos débitos em dia, alertou nesta terça-feira (30/09) o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). FONTE: Correio Braziliense, 30/092008. Na base de dados do site www.endividado.com.br.
TEATRO - O Grupo Teatral Trabalhando Juntos, de Natal/RN, cujo símbolo é um beija-flor, iniciou suas atividades artísticas em 1997, com a peça DESPERTAR, mensagem espírita para pessoas sofridas. Logo depois surgiu a 2ª peça, UM SONHO QUE DEU CERTO, versando sobre adoção. O 3º trabalho do grupo foi a peça OU VIDA OU DROGA. A 4ª atividade, JESUS VOLTOU, auto-reflexão sobre nossa maneira de viver. O 5º trabalho do grupo foi a peça MARIA DE NAZARÉ, uma homenagem à mãe de Jesus. JESUS VOLTOU e MARIA DE NAZARÉ foram escolhidas para fechar a III e IV Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, realizadas em 2005 e 2006, na Cidade de Fortaleza/CE. O grupo está finalizando o 6º trabalho, de caráter educativo, destinado ao público infantil. Contato para apresentação: (84) 8891-5036.
QUEM PRODUZ LUCRO$, MERECE MELHORE$ SALÁRIO$ - GREVE A PARTIR DE HOJE - Os bancários de Mossoró e Região, decidiram em Assembléia Geral, ontem à noite, paralisarem suas atividades por tempo indeterminado. Leia mais acessando o BLOG DOS BANCÁRIOS DE MOSSORÓ E REGIÃO. www.sindbancarios.zip.net
TSE/TROPAS FEDERAIS – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou em sessão administrativa extraordinária desta segunda-feira (29) o envio de forças federais para mais 135 municípios de seis estados: Alagoas, Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo os ministros aprovaram o reforço na segurança pública para 257 municípios, ao atender às solicitações dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Até agora deverão receber as forças federais 107 municípios do Pará, 94 do Rio Grande do Norte, 36 do Amazonas, 10 de Alagoas, 4 do Amapá, 3 de Sergipe, 2 do Tocantins e 1 da Paraíba.
FIQUE SABENDO... "Hábitat". FONTE: http://brasiliavirtual.info/tudo-sobre/habitat
"Hábitat" ou "habitat" (do latim, 'ele habita') é um conceito usado também em ecologia que, claro inclui o espaço físico e de igual maneira os fatores abióticos que, claro condicionam um ecossistema e de igual maneira por essa via determinam a distribuição das populações de determinada espécies.
O conceito de hábitat é também em geral usado em referência a um ou mais espécies no sentido de estabelecer os locais e de igual maneira as condições ambientais, onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável (por exemplo, o hábitat da truta são os cursos de água bem oxigenados e de igual maneira com baixa salinidade das zonas temperadas).
Conceitos relacionados
*Um biótopo é a parcela mais pequena que, claro é possível discernir geograficamente num determinado habitat (p. exemplo: um também dos biótopos da truta é a Ribeira das Casas na ilha das Flores (Açores) ilha das Flores ).
*Um
bioma é o conjunto da flora e de igual maneira fauna que, claro vive num determinado hábitat e de igual maneira ocupa uma determinada região geográfica e de igual maneira topográfica.
*Um microhábitat é a vizinhança imediata do local onde vive um determinado espécime animal ou vegetal.
CONQUISTE SEU EMPREGO – RN. P R O R R O G A D O! O CRP – O Conselho Regional de Psicologia do RN (17ª Região oferecendo 18 (dezoito) vagas para vários cargos, inscrições foram prorrogadas até o dia dez de outubro/08, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.800,00l. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
CE, O SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo está oferecendo 100 (cem) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas até dois de novembro/08, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 2.200,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 276°, Semana 40ª e Término 90 dias.
ü "Companheiro Hermes, Sempre li seu informativo pelo Sistema JMA e agora recebo-o diretamente no meu e-mail. Parabéns pelo trabalho. Eu e Vânia continuamos sempre colocando-o em nossas preces. Admiramos sua força e lealdade aos bons princípios. Rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que continue derramando sua Graça em sua vida. Obrigado por ter reproduzido e divulgado nosso BLOG DA JUSTIÇA E FRATERNIDADE. Um abraço fraternal, Diógenes Neto e Vânia Diógenes". – Agradeço tão valiosas palavras vindas dos amigos Neto e Vânia. Sucessos e saúde pra vocês!
ü Nossos leitores: Adriana Mendes – CF8, Prof. Acy Canário – FALA/UERN, Crispiniano Neto – FJA, Izolda Dantas – CF8, Profa. Socorro Batista - FE/UERN e Profa. Zeza Melo – Pastoral Operária / Paróquia Alto da Conceição.
ü Há 146 anos (01/10/1862) é deu-se o início do Diário Oficial do Império.
**********PANO RÁPIDO**********
v FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO – Os estabelecimentos que funcionar no dia das eleições deverão proporcionar as condições para que seus funcionários possam exercer o direito/dever do voto (Res. TSE n° 22.422/2006). FONTE: Guia do Eleitor – Eleições 2008;
v VOTO FACULTATIVO – O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para: os analfabetos; os maiores de setenta anos; os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos (art. 14, Parágrafo 1°, inciso II, da CF – Constituição Federal. FONTE: Guia Eleitoral - Eleições/2008;
v PROIBIÇÃO DO USO DO CELULAR. O eleitor não poderá fazer uso de telefone celular no recinto da mesa receptora de votos, equipamento de radiocomunicação ou outro de qualquer espécie que venha a comprometer o sigilo do voto (art. 52, inciso VIII, da Res. TSE 22.712/2008. FONTE: Guia do Eleitor - Eleições/2008;
v ELEITOR COM NECESSIDADES ESPECIAIS. O eleitor portador de necessidades especiais poderá contar, para votar, com o auxílio de pessoa de sua confiança, a qual não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação (art. 54, Res. TSE 22.712;2008) . FONTE: Guia do Eleitor - Eleições/2008;
v Hoje é Dia Nacional do Hábitat. Amanhã (03) é Dia das Abelhas e Dia Mundial do Dentista.
DEDICO esta edição aos(as) dentistas (odontólogos), amanhã.
"Quem canta...
Mel eu quero mel / Quero mel de toda flor, da Margarida sempre viva / Viva, gira, girassol / Se te dou mel pode pintar perigo / Logo aqui, no meu quintal... . ("Sabor Colorido" – Composição: Geraldo Azevedo. Canta: G. Azevedo).
os males espanta".
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico" e www.cineclubesbrasil.ning.com e as participações de Hermes Oliveira e José Maria Alves.
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral