1 de outubro de 2008


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
“Uma forma diferente de Noticiar!”
Edição Nº 129
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, quarta-feira, 1º de outubro de 2008.
PESSOAL DO TARARÁ E O SALDO POSITIVO – O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, de Mossoró (RN), volta com um saldo muito positivo, de sua viagem ao Rio de Janeiro, onde participou do XV Festival de Teatro do Rio, que aconteceu de 20 a 27 deste mês, no Teatro Villa-Lobos, em Copacabana.
Com a peça "A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró", o grupo conquistou o prêmio de melhor atriz (para Ludmila Albuquerque - que interpreta Roxana), e ainda receberam indicações para melhor espetáculo, melhor texto, melhor direção e melhor ator (Dionízio do Apodi), melhor cenário (Marcos Leonardo e o grupo), melhor figurino (Marcos Leonardo), melhor ator-coadjuvante (Maxson Ariton) e melhor iluminação (Ronaldo Costa).
"Não existe prêmio individual no nosso grupo. Tudo é fruto de muita renúncia, e de um trabalho coletivo árduo. Então o prêmio é do grupo inteiro. Até porque independente de qualquer premiação, com prêmio ou sem prêmio, o nosso trabalho continua com muita seriedade e profissionalismo, como sempre foi", destaca a atriz d'O Pessoal do Tarará.
ELDORADO DO CARAJÁS – POLICIAIS PROMOVIDOS O governo de Ana Júlia Carepa (PT-PA), eleito com apoio de movimentos sociais ligados à questão agrária, promoveu cabos e soldados que participaram do massacre de Eldorado do Carajás. A Polícia Militar não soube informar o número, mas uma associação de policiais afirmou que "entre 87 e 90" foram beneficiados.
O conflito entre policiais militares paraenses e sem-terra, ocorrido em abril de 1996 em uma região próxima a Parauapebas (PA), levou à morte de 19 trabalhadores rurais e deixou mais de 60 feridos. Ele é considerado um marco do conflito fundiário brasileiro. Apesar de todos os promovidos já terem sido absolvidos em primeira instância pela acusação de homicídio qualificado, ainda há um recurso no STJ (Supremo Tribunal de Justiça) que pede suas condenações.
As mudanças de função foram divulgadas na semana passada, e só ocorreram depois que a governadora do Pará sancionou, no último dia 10, mudanças em uma lei estadual sobre as promoções de policiais militares que respondem a processos, aprovadas por unanimidade na Assembléia Legislativa. FONTE: Agência Folha, em Belém.
JFRN PROMOVE CONCILIAÇÃO – A Justiça Federal do Rio Grande do Norte começou uma nova fase para a cultura da conciliação. Agora os processos de execução fiscal também estão sendo feitos com audiências de conciliação. A iniciativa partiu da 9ª Vara Federal, que tem como Juiz Federal Jailsom Leandro.
A conciliação nesse caso tem como reflexo direto à agilidade na tramitação processual. O rito processual comum era intimar as partes, confecção de mandados, penhora, registro de penhora, ofícios. Mas com a audiência de conciliação ganhou celeridade o processo. Agora, após ser impetrada a ação, o primeiro passo é promover a audiência de conciliação.
Alguns órgãos credores, inclusive, já demonstram mais disposição ao acordo como é o caso do Inmetro e dos Conselhos de Engenharia e Arquitetura, Contabilidade e Enfermagem, entre outros. Nas 12 primeiras audiências de conciliação realizadas, em 10 foi feito acordo, uma pediu prazo de 30 dias para analisar a proposta de conciliação e apenas uma alegou impossibilidade de acordo. Quando ocorre dos executados faltarem à audiência, a proposta do órgão é consignada em ata e enviada para os devedores. FONTE: www.jfrn.gov.br
CNBB – ARQUIVOS SEM RESTRIÇÕES - O presidente da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil), dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou nesta sexta-feira (26) que é necessário abrir os arquivos da ditadura para que os fatos ocorridos no período militar não caiam no esquecimento. Segundo o bispo, a revelação das informações contidas nesses documentos representará o "perdão verdadeiro e a reconciliação autêntica". Ao contrário do que defendem setores do governo federal, o religioso é favorável que a abertura seja total sem restrições.
"Não podemos construir história acobertando fatos que fazem parte desta história. É assim que se revive e purifica a memória. Nós precisamos purificar a memória. E por isso precisamos trazer à tona fatos que mancharam a história. Mas para purificá-la [a alma] é preciso trazer à tona esses fatos. Para que haja o perdão verdadeiro e a reconciliação autêntica, é preciso também que os fatos venham à tona e muita coisa do que ocorreu nos bastidores cruéis da tortura. É preciso que “esses fatos” sejam recordados e não se apaguem da memória", disse dom Lyrio Rocha.
_____________________________________________________________.
CUIDADO PARA NÃO CLONAREM SEU TELEFONE – ISTO ESTÁ OCORRENDO NOS TELEFONES FIXOS (RESIDENCIAL OU COMERCIAL) E NOS CELULARES.
ATENÇÃO!!! Jamais digite 90 # em seu telefone... Até o momento as companhias telefônicas. NÃO SABEM como parar, detectar ou evitar esta fraude. Por isso, é importante que essa informação SEJA PASSADA para todos: vizinhos, parentes, amigos e listas na Internet ao qual você pertence!
FIQUE SABENDO... “Lei do Sexagenário”. FONTE: Universidade de São Paulo/USP. São Carlos/SP.
Pela Lei do Sexagenário, de 1885, foram libertos todos os negros acima de 60 anos, mas os que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam "prestar serviços por 3 anos aos seus senhores e após os 65 anos de idade seriam libertos. Poucos eram os escravos que chegavam a esta idade e os que assim se encontravam não tinham condições de garantir o próprio sustento, já precisando competir com os imigrantes que chegavam.
Essa Lei também provocou descontentamento dos cafeicultores, pois no recenseamento de 1872 muitos agricultores haviam aumentado a idade de seus escravos para burlarem a rematrícula de 1872, escondendo os ingênuos introduzidos por contrabando, após a Lei Eusébio de Queiroz. Dessa forma, numerosos negros robustos e ainda jovens eram legalmente sexagenários. Seus proprietários tentaram anular a libertação sob alegação de que “fomos enganados em 1872”.
Nessa época, as zonas mais novas do oeste paulista se revelam mais dispostas à emancipação total dos escravos: ricas, e prósperas, essas regiões já exerciam grande atração sobre os imigrantes europeus, achando-se melhor preparadas para a abolição e o regime de trabalho assalariado. Nem por isso aboliram plenamente a escravidão antes do 13 de maio de 1888.
CONQUISTE SEU EMPREGO – BA. PRODEB – Companhia de Processamento de Dados da Bahia está oferecendo 110 (cdento e dez) vagas para vários cargos, inscrições estão abertas até nove de outubro/08, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários R$ 2.318,76. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
P R O R R O G A D O! Nacional. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está oferecendo 332 (trezentas e trinta e duas) vagas para Analista Censitário, as inscrições estão prorrogadas até seis de outubro/08, escolaridade exigida: Nível Superior. Salários de R$ 4.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 273°, Semana 40ª e Término 92 dias.
ü “Prezado Hermes. Obrigado pelo e-mail. Gostei bastante do seu “DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO”. São essas iniciativas, que, verdadeiramente, forçam a democracia da comunicação, ainda altamente monopolizada e oligopolizada no Brasil, haja vista, os sistemas Abril na imprensa e Globo na mídia televisiva. Esse trabalho de formiguinha e positivo e surte efeito. Hoje são centenas deles espalhados pelo Brasil a fora. Viva!. Já é a edição 128, parabéns! Rubens Coelho”. – Ótimo depoimento, Mestre Rubens, mais um que me orgulha em tê-lo como leitor. Considero-o uma das cabeças mais pensantes do RN, embora cearense da gema. Muito obrigado mesmo, saudações democráticas.
ü Nossos leitores: Adilino Andrade – FALA, Aldaci de França – Nossos Versos de Repente (Fm 103,3), Diógenes Neto – Blog Justiça e Fraternidade, Edson Modesto (Natal), José Mário (Natal), Rubens Coelho – Jornalista/Escritor, Vânia Diógenes – Blog Justiça e Fraternidade.
ü Por falar em leitores, peço licença aos amigos Lisboa Batista, Karenine Fernandes e Walterlin Lopes, colunistas sociais dos bons, para registrar aqui o 39º setembro do Professor Prof. José Romero Cardoso (FAFICs/UERN), fechado no último domingo (28). Parabéns querido professor e amigo!
ü Há 125 anos (30/09/1883) em Sessão Solene da Libertadora Mossoroense, registra-se Abolição dos escravos em Mossoró. Os escravos foram libertados através da entrega das Cartas de Liberdade. Isso acontecia de várias maneiras. A diferença é que, em Mossoró, no dia trinta de setembro de 1883, as cartas foram entregues na mesma data, em solenidade pública, libertando todos os escravos que ainda existiam no município.
**********PANO RÁPIDO**********
v A Rádio Libertadora Mossoroense é inaugurada em 30 de setembro de 1983, na Praça Bento Praxedes – Centro de Mossoró; fruto da teimosia e da persistência de um homem inteligente chamado Milton Marques de Medeiros.
v 30/09/1992 – Impeachment de Fernando Afonso Collor de Melo, presidente do Brasil. Entregue ao Deputado Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara dos Deputados, o pedido de abertura do processo de impeachment foi aprovado em 29/09 por 441 votos a favor e 38 votos contra, com uma abstenção e 23 ausências;
v Lula atinge em setembro 80% de aprovação e governo tem 69%, diz CNI/IBOPE. No Nordeste presidente chega a 92%. FONTE: Blah!/Globo.com, 29/09/2008;
v Ontem foi o Dia da Secretária, Dia Internacional da Navegação e Dia do Tuberculoso. Hoje (1º) é Dia da Esquadra, Dia Internacional do Idoso e Dia Nacional do Vereador.
DEDICO esta edição às secretárias de todo o Brasil pelo seu dia, ontem.
“Quem canta...
Secretária que trabalha o dia inteiro comigo / Estou correndo um grande perigo, de ir parar no tribunal / Secretária às vezes penso em falar contigo, mas tenho medo de ser confundido por um assédio sexual... . (“Secretária” – Composição: Amado Batista. Canta: Amado Batista).
os males espanta”.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico” e www.cineclubesbrasil.ning.com (participações de Hermes Oliveira e José Maria Alves).
*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.
Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980 e atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta
____________________________________________________________
Acompanhe a cobertura das eleições 2008 pela Rádio Rural de Mossoró que poderá ser sintonizada pelo site www.ruraldemossoro.com.br Apoio: Sistema JMA Jurídico e Jornalístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral