21 de julho de 2008

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO
Nº 098
Hermes Alves de Oliveira hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, Segunda-feira, 21 de julho de 2008.

SALDO DE GREVE – A Polícia Rodoviária Federal encerra a greve após 35 dias de paralisação. O saldo positivo, segundo a categoria, foi à conquista de 10% de reajuste a partir de novembro/08; aumento do efetivo em 3 mil cargos e obrigatoriedade de escolaridade de Nível Superior para ingressar na profissão. E viva a luta!

PINACOTEA NÃO SAIRÁ DO PALÁCIO DA CULTURA –A informação é do presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, responsável pela administração do prédio. Segundo ele, algumas adaptações serão feitas para abrigar a equipe do Gabinete Civil, mas a Pinacoteca continuará funcionando normalmente, havendo apenas uma readequação dos quadros e espaços do local.
Com a mudança da sede da Governadoria para o Palácio da Cultura, prevista para o início do próximo mês, não vai interferir no funcionamento da Pinacoteca do Estado.

ASSEMBLÉIA NA EMPAR
N – Acontece hoje (21), às 09h na sede da empresa (Natal), uma Assembléia Geral para apreciar a seguinte pauta: Informes Gerais, Campanha Salarial 2008 e Implantação do Plano de Cargos. A convocatória é do SINAI – Sindicatos dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN. Vá lá pessoal!

PRECATÓRIO ANTIGO – O precatório mais antigo na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte referente a município data de 2001 e é da prefeitura de Santa Cruz, no valor de R$ 30.415,75. Santa Cruz é o município que tem a situação mais crítica com relação a precatórios, porque o prefeito Luís Antônio de Farias, vem se negando sistematicamente a fazer qualquer tipo de acordo.
Com isso, já acumula 171 precatórios vencidos, num valor de mais de R$ 8 milhões, com 63 pedidos de intervenção feitos pelos reclamantes, que solicitaram à presidência do TRT que os encaminhasse para o Tribunal de Justiça do Estado, que é quem tem a competência para julgar esses pedidos. No TRT, ainda tramitam outros 80 pedidos de intervenção. FONTE: TRT21, 16/06/2008.

COM A FORÇA DO TRABALHADOR E SERVIDOR PÚBLICO – o RN encerra primeiro semestre com equilíbrio nas exportações. Na liderança das exportações está a castanha de caju, que teve variação positiva de 24,7% em relação a 2007, os índices de exportações no Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2008 se mantiveram praticamente inalterados em relação ao ano passado, com 164,9 milhões de dólares em vendas externas, quando no ano passado esse valor foi de 167,1 milhões de dólares.
Apesar dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas no início do semestre que acabaram afetando a produção do Vale do Açu, os dados dos seis primeiros meses revelam o bom desempenho dos demais setores da economia que não sofreram danos com as chuvas e que vêm se sobressaindo, apesar da insistente queda do real em relação ao dólar. FONTE: www.rn.gov.br

GREVE NO IPERN – NOVO EMBATE – Depois de muitas intervenções e todas as propostas descartada, pois, permanecia por parte do governo, apenas a proposta de aprovar o PCCR em duas parcelas (50% em janeiro e 50% em junho/2009), na audiência da última quinta-feira (17) com Gustavo Carvalho (Governo) e SINAI e Comanda de Greve, foi colocada uma outra, pelo Dep. Fernando Mineiro (intermediador) que participou da reunião, que seria a implantação do PCCR proposta do governo para 2009, só que vigorando integralmente 100% em 1º de janeiro/2009.
“O secretário ficou então de conversar com a governadora e até segunda-feira, às 17 horas, estaremos sentando novamente com o Chefe da Casa Civil. Portanto, se esta reunião acontecer na segunda-feira às 17 horas e o governo confirmar esta proposta, realizaremos uma assembléia logo na terça-feira pela manhã no IPERN”, afirmou Romildo Pompeu – Comanda de Greve.

CONQUISTE SEU EMPREGO – CE, O Centro Federal de Educação Integrada está oferecendo 100 (cem) vagas para Professor do Ensino Básico, as inscrições estarão abertas até o dia vinte e cinco de julho/08, escolaridade exigida: Nível Superior. Maiores informações pelo site:
www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... “Dia Nacional do Futebol: 19 de julho”. (FONTES: www.brasilescola.com, http://smartkids.terra.com.br e www.ibge.gov.br).
O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês. Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses. Ele foi passar uma temporada na Inglaterra e voltou com uma bola de futebol na mala. A primeira partida de futebol aconteceu em 1895, desde então vêm conquistando o coração de todos os brasileiros. O Brasil é Pentacampeão do Mundo, nenhum outro país conquistou tantos títulos como o nosso Brasil!!
Mas foi com os ingleses que o futebol amadureceu e estabeleceu as regras que temos hoje. Já no século XIX os ingleses viajavam pela Europa divulgando o esporte. O futebol é uma verdadeira paixão nacional, uma pesquisa feita no site (http://smartkids.terra.com.br) descobriu que mais de 60% da turma do site pratica o futebol.
CRONOLOGIA – Primeiros 20 anos do futebol brasileiro:
1894 - O paulista Charles volta da Inglaterra, onde fora estudar, trazendo seu conhecimento sobre o esporte, incluindo duas bolas de futebol.
1895 - Primeiro jogo de futebol no Brasil, em São Paulo: funcionários da Companhia de Gás contra os da São Paulo Railway.
1898 - É criada a Associação Atlética Mackenzie, em São Paulo, para organizar jogos de futebol.
1898 - 1911 - Nascem os primeiros clubes de futebol: Liga Paulista de Futebol, São Paulo Athletic, Sport Club Internacional, S.C Rio Grande, Associação Atlética Ponte Preta, Fluminense Futebol Clube, Sport Club Corinthians Paulista, Flamengo...
1902 - Nosso primeiro estádio de futebol; fruto da reforma do Velódromo Paulistano, originalmente servia a corridas de ciclismo.
1914 - Fundada a Federação Brasileira de Sport (FBS). Primeiro jogo da Seleção Brasileira, em 21 de julho, contra o time inglês Exter City (o Brasil venceu de 2 a 0). A platéia: cerca de quinze pessoas. - Primeiro título internacional: a Copa Roca, conquistada na Argentina.
1916 - A Federação Brasileira de Sport passa a ser chamada de Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Hoje, CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
_______________________________________________________________

REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 202°, Semana 30ª e Termino 164 dias.
ü Ontem (19) foi Dia da Junta Comercial e Dia Mundial da Caridade. Hoje é Dia do Revendedor de Gasolina e Dia Internacional da Amizade.
ü Há 89 anos (20/07/1919) é inaugurada a Igreja de São Vicente de Paula, em Mossoró/RN. Palco da resistência à invasão de Lampião e seu bando.
ü Em 20 de julho de 1947, no México, nasce Carlos Santana (61) para revolucionar o Rock com a mistura de estilos desde a guitarra ao pandeiro. Bravo Santana.
REFERÊNCIAS À COLUNA
ü “Prezado Hermes: A informação da edição nº 096 me levou a uma rápida reflexão... Hoje é dia Internacional do Homem e Dia Nacional dos Clubes. Amanhã (16) é Dia do Comerciante e Dia Mundial da Alimentação. ...Interessante, terá alguma relação? Dia do comerciante/mundial da alimentação: comerciante vende alimentação. Dia Internacional do Homem/Nacional dos Clubes: homem e clube. Oh, vida difícil a do homem brasileiro...! Um abraço. Haida Oliveira.”. – Valeu Haída, obrigado pela leitura e as observações. Outro abraço!
ü Nossos leitores: José Jesy – Datanorte, Kerginaldo Costa – Conab, Marileide Couto – UERN, Raimunda Costa – SECOM, Ronaldo Cruz – Datanorte e Socorro Batista - UERN.

**********PANO RÁPIDO**********
v Ministro e sindicalistas fecham acordo para encerrar Greves dos Correios. Funcionários aind serão consultados. FONTE: Blah!/Globo.com, 19/07/2008;
v Minc lança pacote que promete reduzir prazo de licenciamentos ambientais, hoje de 21 a 37 meses, para 13 meses. FONTE: Blah!/Globo.com, 17/07/2008;
v PF destrói 96 mil pés de maconha em 03 dias no PA e MA e prende 02 pessoas que se dizem vítimas dos traficantes. FONTE: Blah!/Globo.com, 13/07/2008;
v Justiça anula venda de terras indígenas no PA, que era griladas, a empresa americana. Área é reserva Kayapó. FONTE: Blah!/Globo.com, 17/07/2008;
DEDICO esta edição aos/as Revendedores/as de Gasolina, pelo seu dia.
“Quem canta...
Eu fumo e tusso fumaça de gasolina / olha que eu fumo e tusso / é fumaça de gasolina.... . (“Papagaio do Futuro” – Composição: Alceu Valença. Canta: Alceu Valenaça).
os males espanta”.

Um comentário:

  1. Ilmo Dr. José Maria Alves

    Sou Arivaldo Oliveira
    Assessor de Comunicação da LBV em Natal/RN
    Recebi comunicado por parte da Assessoria de Imprensa da LBV em São Paulo, solicitando o envio de notícias da LBV para publicação no seu Blog.
    Diante deste, peço a gentileza de me enviar o e-mail, para os devidos contatos.

    Arivalo Oliveira
    Assessoria de Imprensa da LBV em Natal/RN
    Rua dos Caicos, 2148 - Dix-Sept Rosado
    Fone (84) 3613-1655 / 9451-7849
    E-mail: arivaldoo@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral