22 de julho de 2008


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Edição Nº 099 - Atualizado às 12h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
Mossoró/RN, terça-feira, 22 de julho de 2008.

PRIMEIRO AMIGO TAMBÉM NUNCA SE ESQUECE – Como não esqueci a minha primeira professora, Ená Dantas. Registro que há exatos 35 anos, 22/07/1973, perdi o Amigo JOSÉ DE ARIMATÉIA SOARES, morto vítima de afogamento causado por afundamento de canoa no Rio Apodi, na cidade de mesmo nome. Morto porque a canoa foi virada propositalmente. Arimatéia, aqui a prova de que nunca o esquecemos, eu e nossa família.

BRONCA DO AMIGO LEITOR – Do amigo e leitor José Gesy recebi o seguinte e-mail:
Quero fazer um comentário sobre um fato que você postou na seção “Pano Rápido”: “Gilmar Mendes diz que Tarso Genro não tem competência para opinar sobre decisões do STF”. Eu digo: Ora bolas, aquele PASPALHAO está sempre aparecendo nas Tvs opinando sobre ações do Governo Federal, mesmo que das mesmas não sejam objeto de discussão pelo STF. Ele fala o que quer sobre os atos que os outros praticam e censura-os quando a situação é inversa.
Digo mais: quem quiser ou estiver interessado em saber um pouco mais sobre a real personalidade daquele Ministro, é só ler o artigo escrito por Dalmo Dallari, em 2002, disponível no site www.desempregozero.org. E se quiser saber um pouco mais, vejam: www.paulohenriqueamorim.com.br. Abraços do amigo J. Gesy.
Disponha grande Gesy! Não é a toa que este informativo autodenomina-se "Democratizando a Comunicação". Próximo número vem outra “Bronca do Leitor Amigo”.
_____________________________________________________________
Nota do Editor: Taí uma coisa que gostei até de mais, foi essa idéia do GRANDE HERMES em criar a sequência BRONCO DO LEITOR, dentro da sua coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Esse Hermes é indispensável em qualquer publicação séria, como é o caso da coluna acima mencionada. José Maria Alves-Editor.

GREVE NO IPERN – PARTO DIFÍCIL – 40 dias de greve, duas reuniões em 05 dias. Mais uma hoje pela manhã, as 09h na Governadoria – Centro Administrativo. Desta feita, com a presença da nova Presidente do IPERN. Enquanto isso a greve permanece. Em contato com o servidor Romildo Pompeu, do Comanda de Greve e Presidente do Conselho de Representantes do SINAI, ontem à noite, ele afirma que a categoria já aceita a aprovação do plano com todas as mudanças efetivadas pelo governo, só não aceitam a proposta de o plano ser pago em duas parcelas.
“Nós queremos o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração aprovado imediatamente, com a implantação de uma só vez em janeiro de 2009”, finalizou Pompeu.

CORTADORES DE CANA - DIFICULDADES – No estado mais rico do país, cortadores de cana ainda enfrentam dificuldades. Situação é pior nas propriedades de fornecedoras. Mesmo nesses casos, responsabilidade pelas condições de trabalho também é das grandes usinas. Na manhã do dia 24 de junho, em Piracicaba (SP), o grupo móvel de fiscalização rural, coordenado pela Superintendência de Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) dividiu-se em dois.
Parte das caminhonetes se dirigiu à Usina São Francisco, do Grupo Cosan - o maior produtor de açúcar e álcool do Brasil -, em Elias Fausto (SP), a 130 km da cidade de São Paulo, e o restante seguiu para uma frente de trabalho no município de Anhembi (SP), a 232 km da capital paulista.
Em Anhembi, a situação não foi diferente. Não havia banheiro nem cadeiras, os equipamentos de proteção estavam gastos, e o ônibus, em péssimo estado, foi interditado. Além das más condições materiais, também havia reclamações de maus-tratos. A pessoa encarregada de cuidar dos peões era chamada de "feitor".
Os trabalhadores haviam sido aliciados por um gato no Piauí, e cortavam cana para um fornecedor do mesmo Grupo Cosan.

COM A FORÇA DO TRABALHADOR E SERVIDOR PÚBLICO (2) – O RN na liderança das exportações, com a entressafra do melão, está à castanha de caju, com 24,6 milhões de dólares, com uma variação positiva expressiva, de 24,7% em relação a 2007. O melão segue de perto, em segunda posição, com 20,9 milhões de dólares, apesar da queda verificada de 7% em relação aos seis primeiros meses de 2007.
No entanto, o melão apresenta um crescimento de 24,4%, se comparado ao mesmo período de 2006, quando as vendas do melão foram equivalentes a 16,8 milhões de dólares. FONTE: www.rn.gov.br, 09/07/2008.

CONQUISTE SEU EMPREGO – BA. A Universidade Federal da Bahia - UBBA está oferecendo 02 (duas) vagas para Assistente Social, as inscrições estarão abertas entre os dias vinte e nove de julho a doze de agosto/08, escolaridade exigida: Superior. Salário até R$ 1.4747,83. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
Nacional, Exército Brasileiro está oferecendo 500 (quinhentas) vagas para Escola de Cadete do Exército, as inscrições estarão abertas até o dia seis de agosto/08, escolaridade exigida: 2º Grau. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... “Economizar água: é esbanjar inteligência”. (FONTE: Sabesp).
Na cozinha – Lavando a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos litros, gastam-se 117 litros de água na casa, e 243 litros no apartamento. Medida prática pra gastar somente 20 litros: 1) Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue-os no lixo; 2) Coloque a água até a metade da pia para ensaboar. Enquanto isso feche a torneira; 3) Coloque água novamente para enxaguar
.

REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2008, Dias 204°, Semana 30ª e Termino 162 dias.
ü Hoje é Dia dos Sábios e Dia do Trabalho Doméstico. Amanhã (23) é Dia do Guarda Rodoviário.
ü Há 44 anos (22/07/1964) foi inaugurado o Cine Cid, hoje Teatro Lauro Monte Filho.
ü “Hermes! Obrigado pelo compartilhamento desse canal de comunicação. Parabéns pelo trabalho. Saudações, João Maria”. – Prezado João Maria, feliz por seu depoimento. Sempre que posso, assisto o Programa Pedagogia da Gestão, o qual recomendo! Nosso abraço a você e toda a equipe...
ü Nossos leitores: Antônia Leoniza – Rádio Rural, Carlos José Marques, Getúlio – Fundac, João Maria – Pedagogia da Gestão, Marcione Fernandes – Comadre e Otília Neta – Profa.

**********PANO RÁPIDO**********
v Greve dos Correios acabou no país, dia Federação da Categoria. Serviço de ser normalizado em cerca de dez dias. FONTE: Blah!/Globo.com, 21/07/2008;
v MST ocupa sedes do INCRA em 7 estados e exige assentamento de 140 mil famílias e programa de agroindustria. FONTE: Blah!/Globo.com, 21/07/2008;
v Governo lança campanha para incentivar doação de sangue no país. Apenas 1,8% da população tem hábito de doar. FONTE: Blah!/Globo.com, 20/07/2008;
DEDICO esta edição aos/as Revendedores/as de Gasolina, pelo seu dia.
“Quem canta...
Cabia tanta coisa nesse coração / que eu não sabia que cabia / cabia harmonia, melodia e poesia.... . (“Pulsação” – Composição: Geraldo Carvalho. Canta: G. Carvalho).
os males espanta”.
LEIA TAMBÉM:
www.sistemajma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral