21 de junho de 2008


UFRN lidera ranking das melhores IES do Nordeste


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é a instituição superior que se destaca no Nordeste, com relação à avaliação das condições de ensino, à auto-avaliação institucional e ao ENADE. Esse resultado é baseado no ranking de excelência nacional das 90 Instituições de Ensino Superior (IES) do País, realizado pelo MEC, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes avalia todos os aspectos em torno do ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros aspectos.De acordo com esse ranking, a UFRN é a primeira do Nordeste, conforme tabela abaixo:

1ª – UFRN; 2ª – UFC; 3ª – UFBA; 4ª – UFPE, 5ª – UFPB; 6ª – UFMA; 7ª – UFSE; 8ª – UFPI; 9ª – UFCG 10ª – UFAL.

No Brasil, a UFRN ficou em 18º lugar dentre todas as instituições públicas. Para se estabelecer uma relação, se o ranking fosse classificado na mesma escala do ENADE, a Universidade Federal do RN teria nota 5.

No ranking nacional, a ordem das instituições de ensino superior nordestinas foi a seguinte: 18ª – UFRN; 31ª – UFC; 33ª – UFBA; 36ª – UFPE, 44ª – UFPB; 46ª – UFMA; 47ª – UFSE; 48ª – UFPI; 69ª – UFCG e 77ª – UFAL. Fonte: Agência de Comunicação da UFRN.

Nota do Editor do Sistema JMA: A informação que transcrevemos acima, enviada pela Agência de Comunicação da UFRN, é a prova mais cristalina da importância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, não só para o próprio estado, onde se encontra implantada, mas também para toda a Região Nordeste e para o Brasil.

Anualmente, milhares de estudantes se candidatam a uma vaga na UFRN, atraídos que são de vários partes do país, pela seriedade dos seus cursos e principalmente pelo elevado nível dos seus professores, a grande maioria mestres e doutores em várias áreas. José Maria Alves - Editor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral