13 de junho de 2008


PF prende filho da governadora do Rio Grande do Norte por suspeita de fraude.
Morillo Carvalho Repórter da Agência Brasil


Brasília - A Polícia Federal (PF) realizou hoje a Operação Higia, que pretende desmontar uma quadrilha especializada em fraudar licitações e que atuaria no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Ao todo, são 13 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão.

Desde 2005, quando começaram as investigações, o grupo teria recebido ilicitamente cerca de R$ 36 milhões.A Superintendência da PF no Rio Grande do Norte confirmou que entre os presos está o filho da governadora do estado, Wilma de Faria.

Os envolvidos no esquema, que são servidores públicos, podem responder por corrupção de agentes públicos e tráfico de influência, uma vez que teriam sido beneficiados nas fraudes durante os processos licitatórios e pelos termos aditivos a contratos.

A licitação fraudulenta resultou na contratação de serviços de saúde (higienização hospitalar).Eles poderão responder, ainda, pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, prevaricação, fraude à licitação, dispensa indevida de licitação, patrocínio de interesse privado e prorrogação contratual indevida.

De acordo com a PF, as penas podem variar de três meses a 65 anos de prisão.A Polícia Federal se inspirou na mitologia grega para escolher o nome da operação. Higia era a deusa da saúde e da limpeza. A palavra higiene deriva de hygia (saúde). (Fonte: AgênciaBrasil.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral