25 de junho de 2008

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
Edição Nº 088 - Atualizado às 0h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
H
ermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, terça-feira, 24 de junho de 2008.



ESTADO É OBRIGADO A CUSTEAR TRATAMENTO – O Estado do Rio Grande do Norte foi obrigado a custear o tratamento médico de uma usuária do SUS, de iniciais M.N. da Costa, que sofre de acromegalia, doença causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento (GH e IGF-I). A condenação partiu, em primeiro grau, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal. No entanto, o Ente Público moveu Apelação Cível, junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, mas os desembargadores negaram o recurso.
Na decisão, o Estado foi obrigado a fornecer o medicamento denominado "Sandostatin-Lar", nas doses e períodos exatos, prescritos pelo médico, equivalente a duas ampolas mensais, enquanto perdurar a necessidade do paciente.

DENÚNCIA – CURSOS SUPERIORES SEM AUTORIZAÇÃO – O Conselho Federal de Medicina (CFM) denunciou na semana passada que, pelo menos, nove faculdades de medicina estão funcionando no país sem autorização do Ministério da Educação (MEC). A última a ser aberta nessas condições foi a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), em Pernambuco, que, segundo o CFM, recebeu a sua primeira turma de calouros ontem - segunda-feira (23). A instituição é privada e vinculada ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), de Araguaína (TO). FONTE: Agencia Brasil.

FGTS - ESCLARECIMENTO – Nos últimos dias, a classe trabalhadora brasileira e outros segmentos nacionais, têm sido surpreendidos com uma série de notícias a respeito de novas ações relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço-FGTS, cujas diferenças não teriam sido pagas corretamente pela Caixa Econômica Federal.
Na condição de advogado militante na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, o que venho fazendo há quinze anos, devo explicar que em relação ao FGTS uma das ações que poucos advogados fizeram uso da mesma diz respeito a aplicação da taxa progressiva de juros nos depósitos fundiários, com taxa que vão surgindo de 3%,4%,5% e 6% à proporção que o trabalhador tem mais tempo na empresa.
Se por exemplo, alguém trabalhou com carteira profissional assinada em uma única empresa, ou seja a partir de 1973, em 2008 estaria completando 35 anos de serviço e consequentemente estaria requerendo a sua tão sonhada aposentadoria por tempo de contribuição.
Neste caso, cabe perfeitamente uma ação para que a CEF faça incidir em seu FGTS a taxa progressiva de juros à razão de 6% e não a razão de 3%.
É uma ação muito interessante, agora há necessidade que cada colega nosso que pretende ajuizá-la, proceda com muita cautela e muito cuidado para não receber documentos do futuro cliente e ao final não providenciar a respectiva ação. FONTE: Sistema JMA – Jurídico. Coluna José Maria Alves, 19/06/2008.
www.sistemajma.blogsport.com

CONQUISTE SEU EMPREGO – RN – A ECT, Empresa de Correios e Telégrafos está oferecendo vagas para vários cargos, através de Concurso Público, e as inscrições estarão abertas entre os dias sete e dezoito de julho de dois mil e oito, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até R$ 2.650,50. Maiores informações pelo site:
www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "O Dia Nacional do Cinema foi instituído o dia 19 de junho com o renascimento do Cinema Nacional e a retomada de produções de qualidade". (FONTE:
http://paulo-v.sites.uol.co.br/cinema/primordios.htm).
Parte III (última) – Da força ao declínio com a I Guerra Mundial.
O cinema brasileiro já caminha com passos mais seguros em 1910. Novos cinemas foram inaugurados no Rio de Janeiro: O Ideal na Rua da Carioca, O Soberano no largo do carioca, o São Cristóvão e o Odeon. Nos primeiros filmes de ficção, os atores vêm do teatro, como por exemplo: João Barbosa, Adelaide Coutinho, Leopoldo Fróis, Abigail Maia, Antônio Serra, entre outros. Os estúdios cariocas já produzem em poucos anos mais de 100 filmes, e o produto brasileiro tem a preferência do público em detrimento dos similares estrangeiros.
Mas em 1911 chega ao Brasil uma embaixada de capitalistas americanos interessados no mercado promissor brasileiro tanto para produção quanto para a exibição de filmes dos EUA.
Em 29 de janeiro do mesmo ano é fundada a Companhia Cinematográfica Brasileira, com a gerência de Francisco Serrador, industriais e banqueiros ligados ao capital estrangeiro, o que resulta na compra de salas de cinema em todo o país, maior organização do mercado exibindo principalmente no que se refere às películas estrangeiras. A Cia. Decide praticamente só exibir filmes estrangeiros.
O resultado é desastroso: a produção brasileira de filmes sofre uma grande queda. Atores, Atrizes, cinegrafistas, técnicos e fotógrafos perdem seus empregos. O cinema americano pouco a pouco assume a hegemonia, unindo a seus títulos, anúncios na imprensa, matérias pagas e publicações específicas, sistema extremamente eficiente na disputa do mercado de entretenimento urbano.
A burguesia do Rio de Janeiro, compreendendo-se como classe transformadora dentro dos padrões sociais da época, se aproxima atenta e divertida dos enredos e personagens norte-americano que passam a Ter papel civilizatório e ideológico considerável. As grandes produtoras estrangeiras montaram suas distribuidoras no país.
Em 1924, mais de 80% dos filmes exibidos vinham dos EUA e a produção nacional não atingia os 2%. Acaba aqui a chamada "bela época", fechando um ciclo completo com os inícios, dúvidas, fortalecimento, ápice e queda, e por um bom tempo, o cinema brasileiro vai ficar escondido na sombra da produção cinematográfica dos EUA.

REGISTROS:
· Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 176º, Semana: 26ª e término: 190 dias.
· Há 135 anos (24/06/1873) é fundada a "Loja Maçônica 24 de Junho", a 1ª de Mossoró.
· Hoje é Dia da Telefonista e Dia do Pescador. Amanhã (25) é Dia do Imigrante e Dia do Quilo.
· "Companheiro, muito bom receber seu e-mail, principalmente que é uma fonte de notícias muitas vezes não encontradas na mídia da burguesia, parabéns! Continue e mandar-me que serei muita grata. Saudações fraternas... Luzia Bessa sua leitora assídua". – Obrigado Companheira Luzia, muito bom ter você na nossa lista. Grande abraço.
· Nossos leitores: Carlos Santos - Herzog, Consuelo Oliveira, Íbero Hipólito, Kildare Gomes, Leilane Andrade e Talita Lucena.

**********PANO RÁPIDO**********
· Hoje, entra em vigor lei que muda fuso horário no país. PA, AM e AC terão que adiantar o relógio em 1 (uma) hora. FONTE: Blah!/Globo.com, 24/06/2008;
· Pelé é assaltado em arrastão. Ficou sem relógio e celular ao ter carro cercado no Guarujá, SP, dia 13 de junho. FONTE: Blah!/Globo.com, 18/06/2008;

DEDICO esta edição aos/as Telefonistas e aos Pescadores.

"Quem canta...
Minha jangada vai sair pro mar / Vou trabalhar, meu bem querer / Se Deus quiser quando eu voltar do mar / Vou trabalhar, meu bem querer.... ("Suíte do Pescador" – canta: Dorival Caymmi).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM:
www.sistemajma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral