20 de junho de 2008

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
Edição Nº 086

Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592
hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, quinta-feira, 19 de junho de 2008.

CINEMAHoje sendo o Dia Nacional do Cinema, para brindar os fanáticos por esta espécie, pesquisei sobre o assunto e na série Fique Sabendo divulgarei em três partes, desde o surgimento da sétima arte à sua chegada no Brasil em 1911. Tenham uma boa leitura.

CIDADE JUNINAAs exibições do Cinema na Roça de hoje até sábado (21) são: Hoje quinta-feira: 09h – "Marcelino Pão e Vinho". Às 18h – "Marcas do Destino" e 20h – "Ilusões Perigosas" – Local: Auditório Dorian Jorge Freire – Estação das Artes Elizeu Ventania;
Amanhã sexta-feira (20): 09h – "O Jeca e a Freira". Às 18h – "Rio 40 Graus" e 20h – "O Enigma do Mal" – Local: Auditório Dorian Jorge Freire – Estação das Artes Elizeu Ventania;
Sábado (21): 09h – "O Lamparina". Às 18h – "Um Golpe do Destino" e às 20h "Solaris". Local: Auditório Dorian Jorge Freire – Estação das Artes Elizeu Ventania.

BONS TEMPOS
Matei saudades dos bons tempos com o grupo Os Pholhas, ontem à noite, na TV Gazeta - Programa Todo Seu com apresentação de Ronnie Von. Antes matéria sobre alimentos e gordura. Na próxima semana, de 23 a 26 de junho, muita gente boa da música e dos movimentos de 1968. Como dizem os colunistas sociais... I m p e r d í v e l.

ADUERN CONVOCA PROFESSORES
– A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN está convocando os professores sindicalizados para Assembléia Geral Extraordinária que se realiza amanhã (20), na sede da entidade.
Às 8:30h em primeira convocação e 9h em última convocação com qualquer quorum. Na pauta escolha de um delegado para participar do 53º CONAD – Congresso Nacional de Docentes entre os próximos dias 26 e 29 em Palmas/TO. Outras informações www.aduern.org.br

SINAI FEZ INTENSA MOBILIZAÇÃO – Natal. Importante atividade de pressão sobre o Governo foi feita no dia de ontem (18/06). Pela manhã no Centro Administrativo importante caminhada culminou com uma reunião extraordinária no Gabinete Civil com o Secretário Adjunto Elder Maranhão, momento em que a direção do SINAI, juntamente com as representações de cada setor em greve, Emater, Detran, Fundac e Ipern, fez um relato circunstanciado da situação do funcionalismo da Administração Indireta e dos serviços prestados à população por estes importantes setores do Governo.
À tarde os setores da categoria em greve foram a Assembléia Legislativa para contato com todos os deputados, entregando um Ofício a cada parlamentar, cujo teor reflete a difícil situação salarial do funcionalismo da Administração Indireta. As greves continuam.
____________________________________________________________________

CONQUISTE SEU EMPREGO – BA – O Ministério Público da Bahia está oferecendo 127 vagas para vários cargos, através de Concurso Público, e as inscrições estarão abertas até quatro de julho de dois mil e oito, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até R$ 2.903,13. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
__________________________________________________________________

FIQUE SABENDO... "O Dia Nacional do Cinema, foi instituído o dia 19 de junho com o renascimento do Cinema Nacional e a retomada de produções de qualidade". (FONTE: http://paulo-v.sites.uol.co.br/cinema/primordios.htm).
Parte I – O Surgimento do Cinema na Europa – A Sétima Artes nasce com o Cinematógrafo dos Lumière.
O homem é um agente transformador da sua realidade e de seu tempo. Com ele não só as relações interpessoais se alteram, mas também as relações com o mundo. Do campo para as cidades. O lavrador tornou-se um operário com a revolução industrial nos séculos XVIII e XIX. Além das mudanças econômicas, políticas e sociais o entretenimento tornaram-se aspectos presentes no cotidiano das novas classes que surgiram no mundo europeu.
A tecnologia que auxiliava as indústrias também vem a serviço dos técnicos da "imagem", no início do século XIX. A mutação pela qual passaram as cidades da Europa, com a industrialização, "fez com que se estabelecessem novos padrões de conhecimento e valor, a reelaboração das rotinas da vida cotidiana a partir das novas situações de trabalho coletivo, assim como a organização de uma indústria de informação e divertimento".
A união dos estudos de pesquisadores de tecnologia e cientistas, levando-se em conta constatações de Isaac Newton sobre a persistência da rotina (que necessita de um tempo mínimo para a fixação de uma nova imagem), criou condições para o surgimento do cinema. Os irmãos franceses Clóvis e Auguste Lumière, respectivamente um físico e um químico são oficialmente os criadores do cinema em 1895.
Entretanto, antes deles muitos outros inventores já haviam dado passos importantes para que as imagens "criassem vida". A utilização do fenômeno da persistência da imagem na retina deu origem ao Phénakistiscope (1832) do belga Plateau e ao Zootrope (1834) do inglês Horner, aparelhos que funcionavam com desenhos das fases sucessivas de um movimento. Em 1892, o Praxinoscópio do francês Émile Reynaud possibilitou a projeção dos primeiros desenhos animados, através de projeções na película de celulóide.
O aperfeiçoamento nas películas de celulóide, na década de 1880, permitiu que se chegasse ao filme propriamente dito. O americano Edison criou seu Kinescópio em 1890, e três anos depois apresentou sua invenção na Feira Internacional de Chicago. Com o kinescópio, uma caixa com uma abertura por onde o espectador via imagens ampliadas por uma lupa, Edison registrou verdadeiros curtas-metragens de cerca de vinte metros de comprimento.
Mas nem todas as tentativas tiraram dos irmãos Lumière o título de "criadores do cinema". Clóvis e Auguste uniram a película de filme mais um aparelho de projeção chamado Cinematógrafo, criado por eles, para registrar e depois projetar imagens em movimento.
No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos Lumière realizam a primeira sessão pública do cinema no subsolo do grand café, em Paris. Embora usasse filmes da mesma largura (35mm) o formato da película dos Lumière e de um de seus antecessores, Edison, era diferente, por possuírem perfurações incompatíveis. Em 1909, o padrão de Edison foi adotado, mas a importância dos irmãos Lumière é incontestável, principalmente no Brasil.

REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 171º, Semana: 24ª e término: 195 dias.
ü Há 08 anos (20/06/2000) foram criados o Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CONDICA e o Conselho Tutelar de Mossoró/RN, pela Lei 1426/2000.
ü Hoje é Dia do Vigilante e Dia Nacional do Cinema. Amanhã (20) é Dia do Migrante e Dia do Revendedor.
ü "Valeu Camarada Hermes, o DCC/Patu quem perdeu com seus valores. Aflitos está certa Deus está com você. Beijo no coração. Matuzael Aires". – Obrigado irmão Matu.
ü "Prezado Hermes: agradecemos a divulgação do nosso Informativo da FAD, nesse importante espaço de comunicação. Continue nesta trilha, primando pela boa informação. PARABÉNS. Prof. Péricles – Diretor da FAD/UERN". – Disponha nobre Diretor.

Nota do Editor: Os nossos agradecimentos ao Professor Péricles Amorim, pelo e-mail enviado ao nosso articulista Hermes Oliveira. Assim é que se faz, grande mestre e meu querido professor no curso de Direito da UERN nos anos 80. Atividades é para serem divulgadas e continue sempre dispondo desse nosso espaço. Não só o professor Péricles, mas todo e qualquer segmento da nossa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. José Maria Alves -Editor.

____________________________________________________________________


ü Nossos leitores: Prof. Aluísio Barros – FALA/UERN, Carlos Antônio – SECOM, Elineudo – UERN, .Luzia Bessa, Neto Vale e Rosana Soares.

**********PANO RÁPIDO**********
v Juíza manda Exército desocupar morro do Rio. Militares técnicos ficarão. Proteção será feita por Força Nacional. FONTE: Blah!/Globo.com, 18/06/2008;
v Governo lamenta lei da UE de deportação de imigrantes ilegais e diz que Brasil acolheu milhões de estrangeiros. FONTE: Blah!/Globo.com, 18/06/2008;

DEDICO esta edição aos/as Vigilantes e trabalhadores/ras em cinema.

"Quem canta...
No escurinho do cinema / Chupando drops de anis/ Longe de qualquer problema / Perto de um final feliz.... ("Flagra" – De: Roberto de Carvalho e Rita Lee, com R. Lee).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral