12 de junho de 2008

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO" - Coluna de Noticias"
Edição Nº 082 - Atualizado às 08h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails
.

Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, quarta-feira, 11 de junho de 2008.

É GREVE – Como se esperava o governo não cumpriu – greve saiu. Os servidores da Fundac estão dispostos a fazer valer a força da união, uma Assembléia Geral realizada na manhã de ontem em Natal ratificou o indicativo de greve anunciada há poucos dias. A greve por tempo indeterminado começa segunda-feira (16). IPERN começa sua greve, também por tempo indeterminado, a partir de amanhã (12).
A Governadora Wilma Faria os PCCRs vigorar agora em junho mas não fez. DETRAN e EMATER permanecem em greve desde o início do mês. Rimou!!!!


CIDADE JUNINA – As exibições do Cinema na Roça de quinta a sábado são:
Quinta-feira (12): 11h – "Jeca Tau". Às 18h – "Os Brutos Também Amam" e 20h "Fogo do Céu". Local: Auditório Dorian Jorge Freire.
Sexta-feira (13): 09h – "Nosso Amiguinho". Às 18h – "Cazuza – O Tempo Não Pára" e 20h – "A Balada de Narayama" – Local: Auditório Dorian Jorge Freire;
Sábado (14): 09h – "O Menino da Porteira". Às 18h – "Impacto Fulminante" e às 20h "Farrapo Humano". Local: Auditório Dorian Jorge Freire.

MÃO DE OBRA ESCRAVA – Está prevista a votação no Senado do PLV n° 08/2008, originário da MP 410/07. O Projeto de Lei acrescenta artigo à Lei nº 5.889/73, criando o contrato de trabalhador rural por pequeno prazo, dispensando-o de registro na carteira de trabalho; estabelece normas transitórias sobre a aposentadoria do trabalhador rural e segurado especial e prorroga o prazo de contratação de financiamentos rurais.
Esta MP saiu da Câmara dos Deputados com um texto que, infelizmente, flexibiliza as relações trabalhistas de camponeses, abrindo espaço para o uso de mão de obra escrava e dificultando a ação do Grupo Móvel do Ministério do Trabalho, além de alterar questões fundamentais que tratam da previdência dos segurados especiais (exemplos estão na tentativa de aumento de idade de contribuição - 60 anos mulher; 65 anos para homens - barreiras para a declaração do/a camponês/a como segurado especial).

TARARÁ E O DIA DOS NAMORADOS – "A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró" será encenada, de forma gratuita, dentro da programação do Mossoró Cidade Junina 2008, amanhã (12), às 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em comemoração ao Dia dos Namorados.
Para assistir "A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró" no Dia dos Namorados, as pessoas podem retirar os convites, gratuitamente, na Livraria Potylivros, ao lado do Teatro Municipal. Cada pessoa poderá retirar dois convites. "É necessário que as pessoas possam se adiantar e retirar os convites com antecedência, porque são 740 entradas. Será a última apresentação deste espetáculo em Mossoró, em 2008, já que a partir de julho o grupo cumprirá inúmeros compromissos fora da cidade, dentro de vários projetos.

JOSUÉ DE CASTRO NA ESCOLA PÚBLICA – Trata-se do Projeto de Extensão sobre Josué de Castro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), coordenado pelo Professor Romero Cardoso, juntamente com o professor e subcoordenador do projeto, Benedito Vasconcelos Mendes. O objetivo do projeto consiste em consolidar a cidadania através das discussões sobre o pensamento pregado por Josué de Castro acerca da problemática da fome e luta para se conquistar uma situação digna a todos e pacífica.
O projeto foi aprovado pela comissão julgadora da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Uern, em abril. Por meio de palestras e exibição do documentário do cineasta Sílvio Tendler, que retrata a história de Josué de Castro, estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino se aproximam da vida e dos ensinamentos do autor de "Geografia da Fome" e "Geopolítica da fome", obras mais conhecidas do intelectual. FONTE: Gazeta do Oeste, por Ana Karla Farias.

CONQUISTE SEU EMPREGO – RN – Prefeitura Municipal de São Miguel está oferecendo 130 (cento e trinta) vagas para vários cargos, através de Concurso Público, e as inscrições estarão abertas de dezesseis de junho até 30 de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários até R$ 1.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL – RJ – A Orquestra Sinfônica Brasileira está oferecendo vagas para músicos, através de Concurso Público, e as inscrições estarão abertas até o dia vinte e um de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: Nível Superior. Salários até R$ 5.600,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "Dia dos Namorados". (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados).
O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração. Em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
HISTORIA: A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a
São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos.
Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um
Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.
DATA NO BRASIL: No Brasil, a data é comemorada no dia
12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar. O casamento - em queda na Idade Média - trazia a união carnal, considerada pecado, naquele período quando se valorizava a vida espiritual celibatária.
A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos
países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 163º, Semana: 24ª e término: 203 dias.
ü Há 81 anos, o Prefeito Rodolfo Fernandes (sob seu comando) e forças locais rechaçam o Bando de Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) em ataque à cidade de Mossoró (13/06/1927).
ü Hoje é Dia do Educador Sanitário. Amanhã (12) é Dia do Correio Aéreo e Dia dos Namorados.
ü "Hermes. Parabéns pelo seu valoroso trabalho, continue sempre nos informando. Leitor assíduo – Prof. Francinildo Costa - UERN". – Obrigado Professor Francinildo, mais uma injeção de ânimo em busca de informação para o nobre leitor. Grande abraço!.
ü Nossos leitores: Raimunda Paiva,

**********PANO RÁPIDO**********
v PF investiga venda de registro de crianças pra chineses ilegais em GO para evitar deportação. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/06/2008;
v Justiça concede hábeas corpus a acusados de fraude na emissão de carteira de habilitação em Belém e são soltos. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/06/2008;
v IBGE: mortes por homicídio subiram para 2,9 por 100 mil habitantes de 92 a 2004. Aumento é de 7,7 assassinatos. FONTE: Blah!/Globo.com, 04/06/2008;

DEDICO esta edição ao Educador Sanitarista e aos namorados.

"Quem canta...
Namorada, céu da minha estrada / Meu motivo e derradeiro amigo / Meu infinito, sonho colorido / Teu carinho, meu paraíso perdido!... (Namorada - De Arnoldo Medeiros e Fred Falcão. Canta: Antônio Marcos).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM: www.sistemajma.blogspot.com
____________________________________________________________________

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
Edição Nº 081 - Atualizado às 12h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, domingo, 08 de junho de 2008.

Estimados(as) Amigos(as):

CIDADE JUNINA – As exibições do Cinema na Roça de hoje, terça e quarta-feira são:
Hoje: 09h – "Brasil de Todas as Cores". 18h – "O Vampiro" e 20h – "O Óleo de Lorenzo" – Local: Auditório Dorian Jorge Freire;
Terça-feira (10): 09h – "O Príncipe do Egito". Às 18h – "Stalingrado, A Batalha Final" e às 20h "Um Olhar na Escuridão". Local: Auditório Dorian Jorge Freire.
Quarta-feira (11): 09h – "Nosso Amiguinho". Às 18h – "A Noviça Rebelde" e às 20h "O Bebê de Rosemary". Local: Auditório Dorian Jorge Freire.

MACÊDO FIRMINO – Conversei, via telefone, com o amigo Macedo (Datanorte) e este passa muito bem após duas cirurgias em Natal e está em pleno repouso na sua residência. Macedo sofreu acidente automobilístico em 10/05 na região central quando vinha à Mossoró. Deus o abençoe Chefe Macedo.
_________________________________________________________________

INFORMATIVO FAD – Publicado o Informativo da Faculdade de Direito da UERN, o de Nº 08, edição de maio/junho. Além de notícias da unidade de ensino, destacam-se curiosidades, Primórdio do Ensino Jurídico e, Grandes Brasileiros. Enfoque para Miguel Reale, advogado, juristas, professor, filósofo, ensaísta, poeta e memorialista. Nasceu em São Bento da Sapucaí/SP.

DE VOLTA – Benilson Silva de volta, após duas semanas no departamento médico, com o Programa Retrovisor, amanhã de 17 às 18:30h na Fm Alternativa 96,5. Programa de qualidade em notícias e seleção musical. Saúde companheiro!!!

GASTOS COM MEIO AMBIENTE NO RN SÃO QUASE NULOS – No Rio Grande do Norte, a análise feita pelo supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, Ivanilton Oliveira, demonstra que apenas 10% do lixo coletado têm a destinação adequada, 20% da população é servida por rede de esgotos, a desertificação no Seridó continua sendo uma preocupação, a ocupação do litoral é cada vez mais intensa, os gastos públicos com o meio ambiente são quase nulos e se o número de queimadas foi reduzido em 2006, o uso de agrotóxicos no mesmo ano chegou as 20 mil toneladas.
Os números do IBGE apontam que, em 2004, os municípios do RN não teriam efetivado "nenhuma despesa (na proteção ao meio ambiente) e o Estado gastou R$ 32,9 milhões, ou seja, apenas 1,0% do total de despesas públicas."

MUDE UM DESTINO – A Campanha Mude um Destino será lançada no Rio Grande do Norte no dia 13 de junho na Cidade de Mossoró. A campanha busca mostrar a população os caminhos legais da adoção e assim conscientizá-los sobre a importância e necessidade do processo ser realizado através do Poder Judiciário. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, Mozart Valadares Pires, ressaltou o compromisso com a continuidade da campanha.
"A exemplo do que aconteceu na primeira fase, realizada no ano passado (2007), vamos percorrer todo o País para divulgar o novo foco da campanha, a começar pelo Rio Grande do Norte", afirmou Mozart, numa referência ao lançamento da Mude um Destino em Mossoró (RN), no próximo dia 13. Mais detalhes sobre a campanha da AMB estão disponíveis no endereço
www.amb.com.br/mudeumdestino

CONQUISTE SEU EMPREGO – NACIONAL – O SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empreas está oferecendo 08 (oito) vagas para vários cargos, através de seleção, e as inscrições estarão abertas até o dia dezesseis de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: 1º e 3º Graus. Salários até R$ 3.296,08. Maiores informações pelo site:
www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "Não existe isenção total de contribuição previdenciária". (FONTE: Romildo Pompeu – Servidor do IPERN, 29/05/2008).
Contribuição começa a ser recolhida na folha deste mês. As seguidas reformas previdenciárias ainda não foram absorvidas pela maioria dos servidores públicos — em todos os níveis, federal, estadual e municipal. Polêmica iniciada no Governo Fernando Henrique Cardoso, em 1998, ano da reforma previdenciária que sobreveio com a Emenda Constitucional nº 20, a taxação do inativo foi contida pelo Supremo Tribunal Federal.
Mas o legislador, em 2003, na reforma previdenciária decorrente da Emenda Constitucional nº 41, acrescentou a expressão "regime de previdência de caráter contributivo e solidário". O adjetivo solidário quebrou a resistência do STF.
Incide, pois, contribuição previdenciária nos proventos de aposentados e pensionistas em situação de invalidez comprovada em laudo médico submetido à perícia médica previdenciária.
A contribuição é calculada sobre as parcelas que superam o dobro do limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS - Regime Geral de Previdência Social, informa a área técnica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPERN).
Segundo o presidente da autarquia, jornalista Aluisio Lacerda, estão isentos da contribuição ao IPERN os proventos até R$ 6.077,98 (o dobro do limite máximo do RGPS), fixado pela Portaria Interministerial MPS/MF nº 77, de 11 de março de 2008 (DOU de 12/03/2008), tudo em respeito ao § 21, art. 40, da Constituição Federal. "Em situações de invalidez comprovada, a isenção do imposto de renda é total; em relação à previdência, não", explica.
"Faço o comunicado como forma de melhor orientar as assessorias jurídicas das unidades de pessoal dos órgãos e poderes, e, principalmente, uma satisfação aos aposentados e pensionistas nestas condições", justifica o dirigente do IPERN.
O que diz a Constituição Federal sobre o assunto
Art. 40, § 21. A contribuição prevista no § 18 deste artigo incidirá apenas sobre as parcelas de proventos de aposentadoria e de pensão que superem o dobro do limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201 desta Constituição, quando o beneficiário, na forma da lei, for portador de doença incapacitante. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005);
Art. 40, § 18. Incidirá contribuição sobre os proventos de aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos (Incluído pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)
SIMULAÇÃO:
Proventos R$ 7.000,00
Limite do RGPS R$ 6.077,92
Parcela que supera o limite R$ 922,02
Previdência IPERN (11% sobre R$ 922,02) R$ 101,42

______________________________________________________________



REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 160º, Semana: 26ª e término: 206 dias.
ü Ontem (07) foi Dia da Liberdade de Imprensa. Hoje é Dia do Criticultor. Amanhã (09) é Dia de Nacional de Anchieta, Dia do Porteiro e Dia do Tênis e do Tenista.
ü Ainda é tempo de registrar que, em 31/05/1989 é fundado o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN. De parabéns todas as categorias que formam sua base, diretores, ex-diretores e seus filiados.
ü "Caro Hermes, venho lendo o seu Democratizando a Comunicação regularmente, mesmo sem conseguir abrir os anexos. Mas fiquei bastante estimulado em lhe parabenizar pelo belo trabalho principalmente após a sua citação de Vou morar no ar do Casa das Máquinas. Geraldo Carneiro".
– Grande Professor Geraldo, bons tempos né? Quanto aos anexos, o provedor da UERN não permite o processamento. Se tiver outro endereço me manda tá? As mensagens anexadas são de prima, como diz o Mestre Liszt Madruga!.
ü Nossos leitores: Jeová – Emater/Mossoró, Manoel Soares de Freitas Júnior, Marcione Fernandes – SEBRAE, Fátima Freitas – Detran, Neto Vale e Wilson Faria.

**********PANO RÁPIDO**********
v Avião-laboratório testa equipamento antineblina no RS, na última etapa de testes do sistema ISL. FONTE: Blah!/Globo.com, 07/06/2008;
v IBAMA vai multar em R$ 450 milhões madeireira de empresário sueco na Amazônia, por não seguir legislação. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/06/2008;
v Pro-Uni já tem 118 mil inscritos para concorrer a bolsas no 2° Semestre. Prazo de inscrição termina no dia 13 (sexta-feira). FONTE: Blah!/Globo.com, 05/06/2008;
v Lei tornará obrigatório nos carros cadeirinhas para crianças até 7 (sete) anos e meio. Fiscalização começará em 2010. FONTE: Blah!/Globo.com, 05/06/2008;

DEDICO esta edição aos criticultores (que escreve crítica literária), porteiros e aos tenistas.

"Quem canta...
Eu cheguei em frente ao portão / O cachorro me sorriu latindo / Minhas malas coloquei no chão / Eu voltei... (O Portão – De Roberto Carlos e Erasmo Carlos).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM:
www.sistemajma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral