4 de junho de 2008

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
Edição Nº 79


Hermes Alves de Oliveira
hermesoliveira1@hotmail.com
---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, terça-feira, 03 de junho de 2008.

ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO – Sou do tipo que "quando se critica algo, se deve acompanhar de uma solução ou um caminho para solucioná-lo". As minhas críticas já apresentadas aqui neste espaço não tem confirmado tal pensamento, e por questões óbvias. Se não vejamos!
O nosso conhecidíssimo "Colégio Estadual" – Jerônimo Rosado está com parte de suas janelas frontal (não observei por traz) com avarias e em certos pontos em aberto, sem proteção para o alunado.
Qual a solução? Concertar, trocar as janelas estragadas por outras novas e pintar. Cabe a mim fazê-los? Não!!! E aí? Estou fazendo minha parte como cidadão, zelando por minha cidade no que me toca, com uma crítica construtiva. Sem apelação. E os recursos? Com a palavra a direção administrativa.
____________________________________________________________
DE MST E LEILÕES – No dia 12 de junho ocorrerá uma manifestação do MST com concentração às 15h na Cinelândia. A chapa vai esquentar no que tange às denúncias de privatização de nossas estatais. No mesmo dia, às 18h, haverá um ato-show do Fórum contra os Leilões do Petróleo e Gás no Palácio Gustavo Capanema.
Lá estará sendo lançado oficialmente o abaixo-assinado pela suspensão dos leilões e está sendo articulada a participação da cantora Beth Carvalho no ato-show.

ADMINISTRAÇÃO DA UERN – Conforme agendado pelo Magnífico Reitor da UERN, Prof. Milton Marques de Medeiros, está confirmada a instalação da Administração Superior da UERN (Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias e Assessorias, Diretorias e outros órgãos da Administração Superior, no Campus da UERN de Pau dos Ferros, amanhã dia 04 de junho, para despachos individuais com membros dos segmentos acadêmicos, no turno vespertino, das 14h30min às 18h, e para um GRANDE ENCONTRO, com todos os que fazem o CAMEAM (alunos, professores e funcionários), à noite, a partir das 19h, no Auditório do CAMEAM.

MAIS DIREITOS PARA AS DOMÉSTICAS – Já existe consenso político no governo - e boas chances de convencer a oposição para promover uma alteração na Constituição e ampliar aos trabalhadores domésticos os direitos concedidos às demais categorias, mudança que beneficiaria oito milhões de domésticos no Brasil.
Hoje, a categoria não conta com FGTS obrigatório, multa de 40% das demissões sem justa causa, pagamento de horas extras e adicional noturno, por exemplo.
Há dois anos, o presidente Lula vetou aos domésticos o direito ao FGTS incluído pelo Congresso na proposta sobre incentivos fiscais para aumentar a formalização.
Segundo Regina Adani, assessora da Secretaria, o texto pode ser enviado ao Congresso em breve. Hoje, os domésticos têm direito a nove benefícios, contra 34 das demais ocupações. Já para o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, a forma não é a melhor para ampliar os direitos aos domésticos.

CONQUISTE SEU EMPREGO – PB – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, está oferecendo 11 vagas para vários cargos, as inscrições estarão abertas até o dia dezesseis de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários até R$ 2.391,00. Maiores informações pelo site:
www.pciconcursos.com.br/concursos.
______________________________________________________________
PI – O CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica, está oferecendo 03 vagas para professor, através de concurso público e as inscrições estarão abertas até o dia seis de junho de dois mil e oito, escolaridade exigida: Nível Superior. Salários até R$ 4.903,47. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "Direito de Greve". (FONTE:
www.guiatrabalhista.com.br/greve).
A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo/a trabalhador/a, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.
LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE - Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais. A greve também é lícita quando não for contra decisão judicial.
_____________________________________________________________
DIREITO DOS GREVISTAS - São assegurados aos grevistas:
- o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve;
- a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
PROIBIÇÕES - Os meios adotados por empregados e empregadores em nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
A empresa não poderá adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
A manifestação e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.

REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 155º, Semana: 23ª e término: 211 dias.
ü Hoje é Dia Mundial do Administrador de Pessoal e Dia do Escrevente de Cartório. Amanhã (04) é Dia das Crianças Vítimas de Agressão, Dia da Família na Escola e Dia Internacional das Crianças na Escola.
ü Em 04/06/1967, foi inaugurado o Estádio Manoel Leonardo Nogueira – "Nogueirão", Mossoró/RN. Há 41 anos.
ü "Muito bom Hermes, informativo e inteligente. Grande abraço! Jarda Jacinta". – Prezada nutricionista Jacinta, muito obrigado por ser mais uma leitora. Felicidades.
ü Nossos leitores: Aryanne Sérgia (Mossoró), Carlos Alberto N. Andrade (UERN), Gilton Sampaio (P. Ferrros), José Santos Diniz (Natal), Liszt Madruga (Natal), Nélio Melo (Assú/RN).

**********PANO RÁPIDO**********
v Brasil deve ter vacina contra dengue em 2010, diz Instituto Butatan, que deve produzir 30 milhões de doses/ano. FONTE: Blah!/Globo.com, 02/06/2008;
v Polícia Rodoviária Federal já flagrou 4.199 motoristas embriagados nas estradas neste ano. Durante todo o ano de 2007, foram 6.950. FONTE: Blah!/Globo.com, 01/06/2008;
v Brasil ainda tem 68 tribos indígenas vivendo isoladas, estima a FUNAI. Maioria fica no Acre e Sul do Amazonas. FONTE: Blah!/Globo.com, 30/05/2008;
v IBGE/IPEA: Brasil tem 34,5 milhões de pessoas sem esgoto em áreas urbanas. Negros e pardos são mais afetados. FONTE: Blah!/Globo.com, 30/05/2008;

DEDICO esta edição aos/às administradores/as de pessoal e escreventes de cartório.

"Quem canta...
Tem que ser selado, registrado, carimbado, avariado, rotulado se quiser voar / Pra Lua a taxa é alta / Pro sol identidade... (Carimbador Maluco – De Raul Seixas, com R. Seixas).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM:
www.sistemajma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral