14 de abril de 2008

LANÇADO PLANO DE DESENVILMENTO SUSTENTÁVEL DE MOSSORÓ



O Secretário Extaordinário para Assuntos Institucionais, Ruy Pereira dos Santos, cumpriu agenda no dia de hoje na cidade de Mossoró , oportunidade em que manteve contato com os principais segmentos da sociedade civil organizada, com relação ao engajamento de todos na consolidação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da região mossoroense.
.
A decisão de elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Mossoroense atende às reivindicações legítimas de lideranças políticas, religiosas, dos trabalhadores e dos empresários da Região.
A Governadora do Estado, Professora Wilma de Faria, ao atender a reivindicação apresentada, determinou às Secretarias de Estado do Planejamento e da Articulação Institucional que coordenassem o processo de elaboração, utilizando a metodologia do planejamento estratégico participativo, já aplicada com sucesso em outras regiões do Estado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), organismo vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), com o qual o Governo do Estado mantém projeto de cooperação técnica internacional.

Como parte desta iniciativa, foi realizado a partir das 15 horas de hoje, prolongando-se até as 18 horas na cidade de Mossoró, o Seminário “Mossoró: potencialidades e cenários - tendencial e desejado”, tema que foi desenvolvido pela Profª Drª Tânia Bacelar, tendo como debatedores, autoridades dos governos estadual e municipal, representantes da sociedade civil e imprensa mossoroense.
O evento aconteceu no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN, situado à Rua Atirador Manoel da Silva Neto, S/N, Bairro Aeroporto II (próximo ao Hospital Regional Tarcísio Maia), no horário de 14:00 às 18:00h e foi considerado um dos acontecimentos mais importantes do ano de 2008, na caminhada do municipio de Mossoró, para o seu desenvolvimento, contando para tanto com a importante contribuição do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Texto: Jornalista Francisco Costa


REUNIÃO FOI BASTANTE CONCORRIDA – PROFESSORA TÂNIA BARCELLAR FALOU POR MAIS DE DUAS HORAS.

Aconteceu durante toda a tarde desta segunda-feira, dia 14 de abril, tendo como local o auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no bairro Aeroporto, em Mossoró, a reunião para detalhamento do “Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Mossoroense”, tendo como expositora a professora e pesquisadora Tânia Bacellar.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Mossoroense compreende os municípios de Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.
Por ocasião da solenidade de instalação do Plano de Desenvolvimento Sustentável, a governadora Vilma Maria de Faria foi representada pelo Secretário de Planejamento do Estado, Wagner Araújo, participando ainda do primeiro escalão governamental, os Secretários Rui Pereira e Larissa Rosado. Representando o poder legislativo mossoroense, compareceu o vereador Renato Fernandes.

BOM EXEMPLO
O Secretário Wagner Araújo, ao discursar na oportunidade, fez referencia ao potencial de desenvolvimento do interior do estado, citando como exemplo a própria cidade de Mossoró, “que possui uma força representativa dos homens de negócios”.
O secretário de planejamento ainda afirmou que a governadora Vilma Maria de Faria traz a Mossoró uma equipe de elevada competência técnica e que terá a participação da população local, através dos seus mais diversos segmentos representativos.
O Secretário Extraordinário para Assuntos Institucionais, Rui Pereira, afirmou naquela oportunidade que o momento é de grande significado para a cidade de Mossoró, que continua recebendo os empreendimentos do Governo do Estado.

Já a prefeita Fafá Rosado, durante o seu pronunciamento, falou das grandes potencialidades da cidade de Mossoró e do município como um todo e que o Plano de Desenvolvimento Sustentável deveria receber a colaboração e apoio de todos os segmentos sociais, alí representados.

PALESTRANTE
A palestrante, professora Tânia Bacellar que falou por mais de duas horas, dividiu a sua exposição em três momentos, enfocando o ambiente mundial, o ambiente brasileiro e o Rio Grande do Norte e a importância da região mossoroense.
Citou que estão previstos numerosos investimentos no Estado, especialmente para geração de energia; infra-estrutura; turismo, citando ainda obras da governadora Vilma Maria de Faria tais como Aeroporto de São Gonçalo, duplicação da Br-101, gasoduto (Mossoró-Seridó), sistema viário metropolitano, expansão das adutoras e melhoria dos portos.
Ainda em sua exposição, a professora Tânia Bacellar fez um comparativo das regiões sul e sudoeste, com o Nordeste brasileiro, apresentando gráficos e estatísticas considerados bastante importantes.

Texto: José Maria Alves - “SistemaJMA –Jornalístico”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral